Roteiro de atividades
Professora Cibele
TECNOLOGIA 8ºANOS C,D,E,F
Email:ccristine@prof.educacao.sp.gov.br
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Plantão de dúvidas: Quarta e quinta-feira das 8:00 às 16:00h
1 Assista a vídeo aula do CMSP sobre storyboard:
https://www.youtube.com/watch?v=7zZmel7d3Ag&t=926s
Leia o texto abaixo para responder as questões:
Contextualizar a elaboração de uma história
que combina imagem e texto em forma sequencial
O storyboard é uma
sequência de desenhos quadro a quadro com o esboço das cenas pensadas para um
conteúdo em vídeo, como: filmes e animações.
Você
já sabe que vídeos são uma parte muito importante da estratégia de Marketing
Digital, não é mesmo?
Atualmente, 72% dos consumidores já preferem assistir a um vídeo para aprender sobre determinado serviço ou mercadoria, ao invés de
ler um texto. Espera-se que para 2019, espera-se que 80% de todo
tráfego online seja dedicado a vídeos.
E
os números não param por aí!
- 90% dos compradores na internet afirmam que
vídeos ajudam na decisão de compra;
- De todo o tempo que as pessoas ficam online,
1/3 é gasto assistindo vídeos.
Ou seja, não existem mais motivos para subestimar o poder que um
vídeo tem na estratégia de Marketing Digital. Mas não pense que conseguir um
ótimo resultado é fácil. É preciso investir no processo de produção.
Nesse contexto, uma das etapas de maior importância e que nem todos conhecem
é o storyboard, uma espécie de rascunho, quadro a quadro,
que auxilia na construção da narrativa, na edição e ajuda no planejamento do
design e na composição das cenas.
Quer entender melhor como essa ferramenta funciona e como ela pode
tornar a sua estratégia em vídeo muito mais eficaz? Então, primeiramente temos
que saber, “O que é um storyboard?”
O storyboard é uma sequência de desenhos quadro a quadro com o
esboço das diversas cenas pensadas para um conteúdo em vídeo.
O
visual desse esboço é semelhante ao de uma história em quadrinhos e o objetivo
é elaborar e detalhar a sequência da narrativa.
Essa ferramenta é originalmente utilizada em animações, filmes e jogos,
mas com o passar do tempo, tornou-se muito aplicada também em projetos gráficos
para publicidade e marketing.
Ou seja, devido à sua versatilidade, o storyboard pode ser usado para
compor a movimentação de um filme, a cinemática de um jogo ou mesmo para
demonstrar como acontece a navegação de um usuário em um site ou app.
Nas empresas, essa etapa do projeto de vídeo geralmente é de
responsabilidade das equipes de criação.
A
produção da etapa dos projetos deve ser totalmente focada
na persona,
independentemente de qual for o tipo de conteúdo em vídeo a ser produzido. Ou
seja, o objetivo é desenvolver uma sequência de ações da forma mais
divertida, instigante e confortável visualmente possível, de forma a
otimizar o engajamento do público.
Exemplos de storyboard
Sabe aquele filme que você viu e que gostou tanto a ponto de querer que
todos os seus amigos e familiares também assistissem e assim pudessem conversar
sobre aquela história?
Esse desenho esquemático é responsável por uma boa parte do
sentimento que esse filme de causou em você. Isso já existe há muito tempo
no cinema. E para te provar isso, confira este exemplo de storyboard da
famosa cena do chuveiro em “Psicose”, de 1960:
Fonte: VashiVisuals
Veja como o desenhista criou a narrativa visual e como
essa narrativa foi seguida na cena final:
Um outro exemplo de como certos enquadramentos e composições são
extremamente importantes na produção dos quadros, podendo criar cenas
impactantes, é o filme “Corra!”, de 2017:
Fonte: Studio Binder
Além disso, esse desenho esquemático também é utilizado para definir
o ritmo e tempo de um vídeo.
Utiliza-se uma versão beta do áudio que será produzido para o vídeo
final, ou mesmo o próprio áudio final, já editado.
Nesse caso, é realizada uma edição, sincronizando a narrativa
estática do storyboard com o som, criando assim um rascunho em movimento,
chamado de animático.
Nesta cena do filme “Viva – a vida é uma festa” de 2018, podemos ver
claramente como esse tipo de storyboard auxiliou na animação final:
Perceba
que neste momento não existe a necessidade de que os desenhos estejam
finalizados. É a narrativa que precisa estar clara e muito bem definida.
As indicações de movimentação na cena, por qual lado o personagem entra
e por onde ele sai, qual é a trajetória que determinado objeto fará, o ângulo
de câmera, cortes, duração de cada tomada, dentre outros detalhes que possam
facilitar a edição.
Desenhos
rígidos podem atrapalhar nessa fluidez, principalmente se o seu vídeo apresenta
um teor mais dinâmico.
Um
ponto que gera um grande questionamento é: eu preciso saber desenhar?
A resposta é que se você tem alguma base para desenho ou criação,
certamente o seu projeto será mais bem desenvolvido, pois o storyboard é uma
indicação do que o diretor, animador ou designer vai seguir visualmente.
Caso não tenha esse embasamento, mas preze pela melhor qualidade
possível, é recomendado a contratação dos serviços de um animador ou
desenhista que tenha conhecimento em narrativa cinematográfica.
Porém,
é possível criar storyboard para certos projetos sem uma grande habilidade para
desenho, como esse exemplo, usado para desenvolver layout para um site:
Fonte: Playitaway
Onde o Marketing Digital entra
nessa história?
Com o crescimento de busca por vídeos na internet e a iminente questão
de que os vídeos irão dominar cada vez mais o mercado, aqueles que
desenvolverem conhecimento sobre a produção com certeza sairão na frente.
No Marketing Digital e, principalmente, no Marketing
de Conteúdo, os vídeos
já estão sendo utilizados de várias formas, seja como uma apresentação de um
produto, um anúncio de um novo conteúdo ou revitalização de um conteúdo já
existente.
Além da já conhecida captura de imagens, outro modo bastante utilizado por
ser muito atraente, é o Motion Graphics.
Além disso, um grande diferencial para se ter sucesso fica por conta
do storytelling e
é aí que o storyboard se faz necessário para desenvolver um esquema
criativo e que chame a atenção do usuário logo nos primeiros segundos após
o play.
Como fazer um storyboard?
Então, agora que já compreendeu a importância dessa estratégia para
o Marketing Digital,
vamos a um pequeno guia sobre essa etapa do projeto:
Reflita antes de pôr a mão na massa
Após a conclusão do roteiro de um determinado projeto, já é o momento de
pensar no storyboard e consequentemente, no storytelling.
·
Procure visualizar
todo o enredo do projeto, do início ao fim.
Essa é também uma ótima maneira para verificar possíveis problemas e inconsistências
do roteiro e assim aplicar alterações sem ter retrabalho após a finalização.
·
Comece a
esboçar
Em um arquivo novo em um programa de desenvolvimento visual ou mesmo em
uma folha de papel, desenhe os quadros que irão representar a sua tela.
Ao
esboçar as cenas, insira todas as anotações que julgar importantes,
reserve um espaço abaixo de cada quadro para isso.
Procure centralizar as ações dentro da tela, onde o foco do consumidor
permanece na maior parte do tempo.
·
Seja seu
próprio diretor
Se for necessário, crie um animático sincronizando com o áudio. Busque
trabalhar no ritmo das sequências, dê tempo para o consumidor digerir a
mensagem, mas não enrole, seja objetivo.
Para um vídeo curto, é recomendado pouco texto, seja em diálogo ou texto
em tela, e mais exploração visual. Você executa o que você mesmo define na
linha do tempo do vídeo, então planeje bem essa parte.
Depois de seguir todos esses passos, seu storyboard estará pronto para
ser o guia da etapa seguinte do projeto: a execução da captura de imagem.
Bônus: ferramentas para criação de
um storyboard
Existem diferentes opções para a criação de um Storyboard de
qualidade e separamos algumas para te ajudar:
O bom e velho papel e caneta
Sim, existe uma certa ilusão de que essa etapa precisa estar totalmente
polida, minuciosamente formatada e com o desenho bonito e que o
digital é melhor para se ter esse resultado.
Isso é um mito. Ainda hoje, grandes empresas e estúdios pelo mundo
utilizam o papel e os rabiscos rápidos em um brainstorm (lista) para defender ou apresentar ideias, porque a ideia é o
mais importante.
Softwares
Alguns programas são excelentes para a criação de storyboards.
Os mais utilizados atualmente são o Photoshop e o Toon
Boom Storyboard Pro. Mas se você
quiser experimentar softwares gratuitos, existem boas opções como o Storyboarder e o Plot.
Para
utilizar qualquer um desses, uma mesa digitalizadora é uma mão na roda.
Ferramentas online
Se você não possui nenhum software, existem opções de sites que
disponibilizam ferramentas para agilizar essa etapa e otimizar o workflow de
sua equipe.
Uma
delas é o Boords, um site limpo e intuitivo desenvolvido especialmente para facilitar a
criação de um animático, por exemplo.
Caso não tenha uma mesa digitalizadora, há também a opção de inserir
imagens já prontas e montar uma linha do tempo.
Você já sabe que imagens ajudam a impulsionar um conteúdo e a engajar seus clientes, além de deixar o seu
blog com um visual muito mais
agradável.
Agora, imagine ultrapassar a barreira do estático e explorar o movimento
dos vídeos com animações e capturas incríveis?
Dessa forma, o usuário tende a se sentir mais familiarizado ao ter uma
sensação maior de que você está passando a mensagem diretamente para ele.
Essa é uma vantagem a mais que o audiovisual proporciona e podemos
utilizar isso de forma positiva e educativa, sem gerar cansaço ou
desinteresse logo no início do conteúdo.
Fonte: Storyboards. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/storyboard/>. Acesso em 31/08/2020.
2. Responda:
a. O que são storyboards?
b. Qual o objetivo de um storyboard?
c.
Como fazer um storyboard?
3. Assista o vídeo STORYBOARD - Como Fazer o Seu!!!. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ltTz7BDsNbo>.
4.
Faça um storyboard: uma sequência de uma cena no caderno (pode ser de criação
própria, ou de algum um livro que leu, um desenho que goste, de um filme ou de
uma série).
BONS
ESTUDOS!!!!
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