Como podemos reaproveitar o lixo doméstico?
Por que devemos nos preocupar com o reaproveitamento do lixo doméstico?
O crescimento na geração de resíduos nos últimos 30 anos aumentou três vezes mais do que a população urbana. Isso significa que, atualmente, nós produzimos cerca de 1,4 bilhão de toneladas por ano, algo em torno de mais de 1kg de lixo por pessoa. Outra pesquisa indicou que o Brasil gerou, em 2018, cerca de 79 milhões de toneladas de lixo, o maior número entre os países da América Latina. Ainda não há dados relativos a 2019.
O impacto negativo em relação à produção desenfreada de lixo atinge várias frentes, como:
- aumento de custos para a realização da coleta e do tratamento;
- necessidade de espaços cada vez maiores para a disposição do lixo;
- alto desperdício de matérias-primas;
- contaminação do solo, ar e água, quando o lixo não é depositado no local adequado;
- problemas urbanos, como enchentes ou entupimento de redes de drenagem, quando o lixo é descartado em qualquer lugar.
Portanto, o reaproveitamento do lixo doméstico é uma das maneiras de fazer a sua parte por um bem maior e garantir que o mundo fique em condições habitáveis para as próximas gerações. O ideal mesmo é a redução. No entanto, em relação aos itens que não for possível fazer isso, você pode aplicar a reciclagem.
Como reaproveitar o lixo doméstico?
Agora que você já entendeu a importância de reutilizar o lixo, elencamos nos tópicos a seguir algumas ideias para que você possa gerir melhor os resíduos produzidos na sua casa.
Aproveite embalagens
Se você comprou um objeto ou alimento e a embalagem pode ser lavada e reutilizada, por que jogá-la no lixo? É sempre útil ter alguns potes extras em casa.
Os copos de requeijão são um exemplo. Hoje em dia, alguns costumam ser de plástico, em vez de vidro, mas ainda podem servir para colocar pequenas plantas, fazer medições, entre outros.
Os potes de sorvete geralmente são usados para guardar alimentos no freezer, mas também são bons como caixa de remédios, organizadores de objetos pequenos, entre outros. Essa é uma das melhores maneiras de reaproveitar o lixo doméstico.
Não desperdice alimentos
Não é adequado fazer muita comida e desperdiçar o que restou. Se cozinhar uma porção muito grande, veja o que pode ser congelado e usado mais tarde. Carnes cozidas, alguns vegetais, feijão e até mesmo arroz ficam bons nessas condições.
Se você está cansado de comer a mesma coisa, crie um prato novo. O arroz pode ser usado para fazer um bolinho recheado de queijo, o frango grelhado pode incrementar o macarrão, e sobras de bife podem virar um picadinho.
A internet está cheia de receitas com reutilização de comida. Por isso, será fácil transformar um alimento que não está mais atraente em algo muito gostoso.
Cascas e talos de vegetais podem ser guardados para fazer caldo de legumes caseiro, que é saboroso e saudável. Já os restos de fruta são ótimos como adubo orgânico para plantas.
Reutilize papéis
Hoje em dia, já não anotamos muita coisa em papéis, mas sempre temos vários por aí. Assim, sempre que possível, use todo o papel, frente e verso, antes de jogá-lo fora.
Isso vale principalmente para quem faz home office. Procure imprimir arquivos e documentos usando os dois lados da folha. Se isso não for possível, a parte de trás ainda pode ser útil para anotações antes de ir para o lixo.
A fabricação do papel consome muita água, além de gastar energia para aquecer a pasta que dá origem às folhas. Assim, com essa pequena atitude de reaproveitar alguns papéis, você poupará muitos recursos do planeta.
Faça novos objetos
O mais divertido sobre a reciclagem é que ela permite transformar o que você não usa mais em coisas novas. Nem sempre é preciso fazer algum trabalho manual, pode-se apenas encontrar outra utilidade para o objeto.
Muitas transformam materiais que iriam para o lixo em objetos úteis e bonitos.
Por exemplo, no caso do jornal velho, você pode encontrar alguém que faça cestos ou outros itens semelhantes. A transformação é impressionante!
Use caixas de papelão para armazenar pertences
As caixas de papelão são excelentes para o armazenamento de pertences. Elas entram em casa, muitas vezes, por um acaso. Supermercado, correio, entregas de transportadoras.... Os motivos são variados. Em vez de descartá-lo, é possível aproveitar todo seu potencial para:
- evitar objetos espalhados pela casa, como brinquedos ou papéis;
- organizar roupas e peças de banho;
- tornar garagens e sótãos livres de bagunças;
- armazenar panelas e itens de cozinha etc.
É possível personalizar as caixas com tintas ou papéis de parede coloridos. Assim, além de economizar na compra de caixotes de plástico e madeira, você contribui para um ambiente sustentável e encontra formas criativas de reutilizar o lixo da sua residência.
Reuse envelopes e embrulhos de presente
Quantas vezes descartamos papéis de presente e embrulhos em perfeito estado? Isso não é necessário. Itens que não rasgaram durante a abertura da embalagem podem ser armazenados e reutilizados na hora de agradar um amigo ou ente querido.
O mesmo pode ser dito em relação aos envelopes. Quando mantidos intactos após o recebimento de uma carta ou mensagem, eles podem ser aproveitados e servir como embrulho para outras finalidades.
Crie vasos de plantas com latas e garrafas
As plantas alegram o ambiente e trazem o verde da natureza para dentro de casa. Em vez de comprar novos vasos a cada nova muda adquirida, aposte em reutilizar o lixo doméstico e transforme garrafas e latas em casas para suas plantas.
Tenha sempre as terras e os adubos necessários à mão para um plantio seguro. Dispense a compra de novas peças que podem, facilmente, serem substituídas por itens recicláveis.
Assim como no caso das caixas de papelão, é possível customizar as latas e garrafas de acordo com seu gosto pessoal. Quem sabe você não cria, ainda, uma nova decoração que traz mais estilo para sua sala ou cozinha? Observe as cores predominantes nas outras peças do espaço e brinque com cores complementares e opostas.
Analise as alternativas sobre aspectos relacionados ao lixo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
a) O lixo é caracterizado como tudo aquilo que não tem mais utilidade e não apresenta nenhum valor para o homem e, consequentemente, é jogado fora.
b) A destinação inadequada do lixo pode desencadear vários problemas socioambientais, como, por exemplo, poluição do solo, entupimento de bueiros e poluição visual.
c) A produção de lixo não é tão prejudicial ao meio ambiente, visto que em todas as cidades brasileiras ocorrem a coleta e o tratamento adequado desse material.
d) O lixo urbano recebe classificação de acordo com sua fonte geradora e composição do material, havendo a necessidade de tratamento específico para cada tipo de lixo.
e) A população não deve se preocupar em reduzir a produção de lixo, pois todo esse material é reciclado, fato que fortalece a economia local.
3) O que você faz para reaproveitar o lixo doméstico?
Nenhum comentário:
Postar um comentário