2º ATIVIDADE
3ºBIMESTRE 8ºA ED.FÍSICA
PROFª WADILA MEDEIROS
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – DANÇAS DE SALÃO
As danças exploram o conjunto das práticas corporais
caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções
específicas. Elas podem ser realizadas de forma individual, em duplas ou em
grupos, sendo essas duas últimas as formas mais comuns. Diferente de outras
práticas corporais rítmico-expressivas, as danças se desenvolvem em
codificações particulares, historicamente constituídas, que permitem
identificar movimentos e ritmos musicais peculiares associados a cada uma
delas.
ATIVIDADE 1 – PARA INÍCIO DE CONVERSA…
Estudante, agora vamos conversar um pouco sobre as danças de
salão. Registre em seu caderno as informações solicitadas no quadro a seguir:
Você sabe o que são as “danças de salão”? Você já assistiu a algum filme ou programa de televisão com alguma
dança de salão? Qual? Você conhece alguma dança de salão? Qual(is)? Já teve a oportunidade de praticá-la? Onde? Se não vivenciou-a, por quê? Em sua opinião, as danças de salão podem ser vivenciadas por qualquer
pessoa, independente da faixa etária? |
Ao término desta primeira conversa, vamos realizar uma
reflexão sobre as danças de salão já conhecidas pela turma. Sua participação é
muito importante e irá contribuir com as ideias do grupo! Atentem-se a quantos
dos seus colegas já praticaram dança de salão. Será que muitos? Por que será
que atualmente existe pouco interesse pela dança de salão?
ATIVIDADE 2 – CONHECENDO AS DANÇAS DE SALÃO – SAMBA
Texto 2 – Vai dar samba…
O termo “samba” tem sua origem associada à expressão
angolana “semba”, que designa um ritmo religioso. O primeiro samba gravado em
disco, intitulado “Pelo telefone”, foi registrado pelo cantor e compositor
Donga. Assim, o samba refere-se a um estilo musical e a uma forma de dança que,
ao se identificar seus vários subgêneros, percebe-se uma ligação direta com os
instrumentos musicais utilizados. A forte influência do samba pode ser
percebida predominantemente em alguns estados brasileiros, como na Bahia, no
Rio de Janeiro e em São Paulo, locais em que a presença da mão de obra negra
escravizada foi mais acentuada nos engenhos e nas fazendas. Além disso, há uma
variedade de expressões no samba, como o samba-rock e a gafieira. Ambos os
estilos permitem variações dos movimentos, momentos de improvisação, descoberta
e prazer para quem dança e/ou aprecia essa manifestação rítmica. (São Paulo,
2014).
Estudante, você ira pesquisar em revistas, internet,
jornais, livros, etc., as informações sobre os estilos de samba existentes, de
acordo com o quadro a seguir:
Dança Samba de gafieira -
pesquisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) típicos
deste estilo de samba, bem como suas transformações históricas e os grupos de
origem. |
Dança Samba rock - pesquisar as características (ritmos, gestos,
coreografias e músicas) típicos deste estilo de samba, bem como suas
transformações históricas e os grupos de origem. |
Dança Pagode/Samba - pesquisar
as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) típicos deste
estilo de samba, bem como suas transformações históricas e os grupos de
origem. |
Responda as questões a seguir:
1. Quais elementos da dança estão presentes nos estilos
pesquisados? Descreva-os.
2. Quais são as
danças atuais influenciadas pelo samba?
3. Nas atividades práticas, todos participaram? Alguém se
negou a participar? Por quê?
4. O que pode ser
feito para que todos participem?
ATIVIDADE 3 – GAFIEIRA E SAMBA ROCK
Estudante, nesta atividade você irá conhecer alguns passos
da gafieira e do samba rock. Para isso, pesquise e assista pelo yotube os
passos, faça uma lista com os mesmos no caderno:
ATIVIDADE 4 – DANÇAS DE SALÃO CARIBENHAS
Agora vamos conhecer e vivenciar algumas Danças de salão
caribenhas. É um ritmo muito animado! Antes de começar, registre as informações
solicitadas no quadro a seguir:
Você conhece alguma dança de salão de origem caribenha? Qual(is)? Já teve a oportunidade de
dançar este ritmo? Onde? |
Texto 3 - Vamos conhecer um pouco da origem dos ritmos e
danças caribenhas
Nasceram da mistura de danças e ritmos herdados da Europa e
da África. Começou na França de Luís XIV (1643-1715), nos animados bailes
promovidos por ele no Palácio de Versalhes, a contradança francesa – uma
espécie de quadrilha que divertia os nobres da época – foi importada pela corte
espanhola e depois rumou para as colônias no Caribe, como Cuba, Haiti e
República Dominicana. A outra grande influência na criação dos ritmos
caribenhos veio dos escravos que os colonizadores traziam da África para a
América.
Estudante, você irá pesquisar em revistas, internet,
jornais, livros, etc., as informações sobre alguns dos estilos de danças
caribenhas existentes, de acordo com o quadro a seguir:
Salsa - pesquisar as características (instrumentos, gestos,
coreografias e músicas) típicos deste estilo de dança, bem como suas
transformações históricas e os grupos de origem. |
Merengue - pesquisar as características (instrumentos, gestos,
coreografias e músicas) típicos deste estilo de dança, bem como suas
transformações históricas e os grupos de origem. |
Rumba - pesquisar as características (instrumentos, gestos,
coreografias e músicas) típicos deste estilo de dança, bem como suas
transformações históricas e os grupos de origem. |
ATIVIDADE 5 – A SALSA
Estudante, nesta atividade você irá conhecer alguns passos
da salsa. Para isso, assista aos vídeos no yotube e fça uma lista no seu
caderno.
ATIVIDADE 6 – “VAMOS A BAILAR”
Agora é hora de dançar! Você deverá, escolher um dos ritmos
pesquisados, reproduzir uma coreografia em um vídeo de no máximo 3 minutos.
Fique atentos ao ritmo, ao espaço e
gestos característicos de cada estilo escolhido da dança de salão.
ATIVIDADE 7 – REFLETINDO…
1. Quais movimentos você sentiu mais dificuldade em
realizar? Explique.
2. Como foi a participação da classe? Houve um trabalho
colaborativo?
3. As práticas/danças realizadas tiveram a participação de
todos?
4. Em sua opinião, existem preconceitos nas práticas das
danças de salão? Em caso afirmativo, como superá-los?
5. Durante o desenvolvimento das atividades práticas, você e
sua turma manifestaram:
a) Curiosidade para aprender
b) Respeito e
tolerância entre os colegas;
c) Situações de iniciativa;
d) Momentos de frustração;
e) Foco, determinação, persistência e responsabilidade;
Orientações:
Apenas Leia.
1. Assista as aulas de Educação Física do
Centro de Mídias desta semana pelo aplicativo ou pelo canal da TV Educação.
• ATENÇÃO:
Prepare seu material com antecedência (Caderno
do Aluno do São Paulo Faz Escola, lápis e borracha).
2. Anote a data e o Tema da aula, resolva as
atividades dadas em seu caderno e registre suas dúvidas.
3. Participe da interação semanal pelo grupo
de whatsapp.
4. Plantão de dúvidas QUINTA – FEIRA 13H00 ÁS
18H00
5. Registro das atividades e exercícios enviado por
e-mail- professora.wadilamedeiros@gmail.com
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário