Páginas

terça-feira, 8 de setembro de 2020

 

2º ATIVIDADE 3ºBIMESTRE 8ºA ED.FÍSICA

PROFª WADILA MEDEIROS

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – DANÇAS DE SALÃO

As danças exploram o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas. Elas podem ser realizadas de forma individual, em duplas ou em grupos, sendo essas duas últimas as formas mais comuns. Diferente de outras práticas corporais rítmico-expressivas, as danças se desenvolvem em codificações particulares, historicamente constituídas, que permitem identificar movimentos e ritmos musicais peculiares associados a cada uma delas.

ATIVIDADE 1 – PARA INÍCIO DE CONVERSA…

Estudante, agora vamos conversar um pouco sobre as danças de salão. Registre em seu caderno as informações solicitadas no quadro a seguir:

Você sabe o que são as “danças de salão”?

 

Você já assistiu a algum filme ou programa de televisão com alguma dança de salão? Qual?

 

Você conhece alguma dança de salão? Qual(is)?

 

Já teve a oportunidade de praticá-la? Onde?

 

Se não vivenciou-a, por quê?

 

Em sua opinião, as danças de salão podem ser vivenciadas por qualquer pessoa, independente da faixa etária?

 

 

 

Ao término desta primeira conversa, vamos realizar uma reflexão sobre as danças de salão já conhecidas pela turma. Sua participação é muito importante e irá contribuir com as ideias do grupo! Atentem-se a quantos dos seus colegas já praticaram dança de salão. Será que muitos? Por que será que atualmente existe pouco interesse pela dança de salão?

ATIVIDADE 2 – CONHECENDO AS DANÇAS DE SALÃO – SAMBA

Texto 2 – Vai dar samba…

O termo “samba” tem sua origem associada à expressão angolana “semba”, que designa um ritmo religioso. O primeiro samba gravado em disco, intitulado “Pelo telefone”, foi registrado pelo cantor e compositor Donga. Assim, o samba refere-se a um estilo musical e a uma forma de dança que, ao se identificar seus vários subgêneros, percebe-se uma ligação direta com os instrumentos musicais utilizados. A forte influência do samba pode ser percebida predominantemente em alguns estados brasileiros, como na Bahia, no Rio de Janeiro e em São Paulo, locais em que a presença da mão de obra negra escravizada foi mais acentuada nos engenhos e nas fazendas. Além disso, há uma variedade de expressões no samba, como o samba-rock e a gafieira. Ambos os estilos permitem variações dos movimentos, momentos de improvisação, descoberta e prazer para quem dança e/ou aprecia essa manifestação rítmica. (São Paulo, 2014).

Estudante, você ira pesquisar em revistas, internet, jornais, livros, etc., as informações sobre os estilos de samba existentes, de acordo com o quadro a seguir:

 Dança Samba de gafieira - pesquisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) típicos deste estilo de samba, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem.

Dança Samba rock - pesquisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) típicos deste estilo de samba, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem.

 Dança Pagode/Samba - pesquisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) típicos deste estilo de samba, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem.

 

Responda as questões a seguir:

1. Quais elementos da dança estão presentes nos estilos pesquisados? Descreva-os.

 2. Quais são as danças atuais influenciadas pelo samba?

3. Nas atividades práticas, todos participaram? Alguém se negou a participar? Por quê?

 4. O que pode ser feito para que todos participem?

ATIVIDADE 3 – GAFIEIRA E SAMBA ROCK

Estudante, nesta atividade você irá conhecer alguns passos da gafieira e do samba rock. Para isso, pesquise e assista pelo yotube os passos, faça uma lista com os mesmos no caderno:

ATIVIDADE 4 – DANÇAS DE SALÃO CARIBENHAS

Agora vamos conhecer e vivenciar algumas Danças de salão caribenhas. É um ritmo muito animado! Antes de começar, registre as informações solicitadas no quadro a seguir:

 

Você conhece alguma dança de salão de origem caribenha? Qual(is)?

 Já teve a oportunidade de dançar este ritmo? Onde?

 

 

Texto 3 - Vamos conhecer um pouco da origem dos ritmos e danças caribenhas

Nasceram da mistura de danças e ritmos herdados da Europa e da África. Começou na França de Luís XIV (1643-1715), nos animados bailes promovidos por ele no Palácio de Versalhes, a contradança francesa – uma espécie de quadrilha que divertia os nobres da época – foi importada pela corte espanhola e depois rumou para as colônias no Caribe, como Cuba, Haiti e República Dominicana. A outra grande influência na criação dos ritmos caribenhos veio dos escravos que os colonizadores traziam da África para a América.

 

Estudante, você irá pesquisar em revistas, internet, jornais, livros, etc., as informações sobre alguns dos estilos de danças caribenhas existentes, de acordo com o quadro a seguir:

 

Salsa - pesquisar as características (instrumentos, gestos, coreografias e músicas) típicos deste estilo de dança, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem.

 

 

Merengue - pesquisar as características (instrumentos, gestos, coreografias e músicas) típicos deste estilo de dança, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem.

 

 

Rumba - pesquisar as características (instrumentos, gestos, coreografias e músicas) típicos deste estilo de dança, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem.

 

 

ATIVIDADE 5 – A SALSA

Estudante, nesta atividade você irá conhecer alguns passos da salsa. Para isso, assista aos vídeos no yotube e fça uma lista no seu caderno.

ATIVIDADE 6 – “VAMOS A BAILAR”

Agora é hora de dançar! Você deverá, escolher um dos ritmos pesquisados, reproduzir uma coreografia em um vídeo de no máximo 3 minutos. Fique  atentos ao ritmo, ao espaço e gestos característicos de cada estilo escolhido da dança de salão.

ATIVIDADE 7 – REFLETINDO…

1. Quais movimentos você sentiu mais dificuldade em realizar? Explique.

2. Como foi a participação da classe? Houve um trabalho colaborativo?

3. As práticas/danças realizadas tiveram a participação de todos?

4. Em sua opinião, existem preconceitos nas práticas das danças de salão? Em caso afirmativo, como superá-los?

5. Durante o desenvolvimento das atividades práticas, você e sua turma manifestaram:

a) Curiosidade para aprender

 b) Respeito e tolerância entre os colegas;

c) Situações de iniciativa;

d) Momentos de frustração;

e) Foco, determinação, persistência e responsabilidade;

 

Orientações: Apenas Leia.

1. Assista as aulas de Educação Física do Centro de Mídias desta semana pelo aplicativo ou pelo canal da TV Educação.

• ATENÇÃO:

Prepare seu material com antecedência (Caderno do Aluno do São Paulo Faz Escola, lápis e borracha).

2. Anote a data e o Tema da aula, resolva as atividades dadas em seu caderno e registre suas dúvidas.

3. Participe da interação semanal pelo grupo de whatsapp.

4. Plantão de dúvidas QUINTA – FEIRA 13H00 ÁS 18H00

5. Registro das atividades e exercícios enviado por

e-mail- professora.wadilamedeiros@gmail.com

.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário