Páginas

terça-feira, 22 de setembro de 2020

 

E.E. JORNALISTA RUY MESQUITA

ATIVIDADE DE HISTÓRIA – PROFA. PATRICIA

SEGUNDA QUINZENA - SETEMBRO/2020

 

NOME: _____________________________   N°_____      8°____  DATA:______

 

Assista os vídeos, leia os textos abaixo e as imagens para responder as perguntas subsequentes:

 




O que é ser índio?

Antes de tudo, é índio quem se identifica com uma comunidade indígena e é visto por ela como um membro.

Entendemos como comunidade indígena um conjunto de pessoas que:

·      mantêm relações de parentesco ou vizinhança entre si;

 

·      são descendentes dos povos que habitavam o continente antes da chegada dos europeus;

 

·      apresentam modos de vida que são transformações das antigas formas de viver das populações originárias das Américas.

 

Os índios são todos iguais?

Algumas vezes nos referimos aos povos indígenas genericamente como índios, porque quando falamos índios, estamos nos referindo a grupos que se reconhecem como semelhantes em alguns contextos.

Apesar das semelhanças que podemos notar entre vários povos indígenas, quando eles se comparam entre si reconhecem suas diferenças, pois prestam atenção nas particularidades de cada grupo.

Cada povo indígena possui tradições culturais próprias, isto é, tem uma história particular, além de possuir práticas e conhecimentos únicos.

É a mesma situação dos franceses e ingleses, por exemplo, que recebem o nome comum de europeus, por oposição aos africanos, aos sul-americanos e outros, ainda que apresentem diferenças entre si, falem línguas diferentes, tenham festas, costumes e hábitos distintos.

É por isso que não podemos dizer que existe uma única “cultura indígena”: cada comunidade tem seu modo de ser.

Existem, portanto, muitas culturas indígenas!

 

1.    Por que o texto fala que não existe uma única cultura indígena?

2.    Se os seus antepassados (avós ou bisavós) são ou eram indígenas, você também pode ser considerado indígena? Por quê?

 

 

A influência da cultura indígena na sociedade brasileira

A cultura indígena está presente em nosso dia a dia. Nesta matéria sugerimos uma reflexão sobre estas influências.

Quando pensamos nas raízes do nosso país e nos primeiros povoadores que habitaram o Brasil, lembramos de Pedro Álvares Cabral e todos os outros colonizadores europeus que chegaram nesta terra no século XV. Porém, nossas verdadeiras raízes foram criadas por uma cultura que já ocupava o solo brasileiro muito antes da chegada dos portugueses: a cultura indígena, que deixou uma enorme influência nos costumes brasileiros, e que ao longo do tempo se tornou parte do dia a dia do nosso povo.

Apesar de todo o esforço dos europeus para impor seus próprios hábitos sobre os índios (que hoje são uma minoria em nosso país, ocupando só 0,4 da população brasileira) a cultura indígena sempre permaneceu forte, e em todos os aspectos intacta em nossas vidas, seja ela na culinária, na arte, na língua ou no folclore, temos as raízes indígenas muito presente em tudo que fazemos.

 

Culinária

 

A culinária brasileira traz de herança muitos costumes de diversos povos indígenas, que se alimentavam principalmente de ingredientes como a mandioca (também conhecida como macaxeira ou aipim), castanhas, coco, milhos, raízes e algumas folhas e frutos.

Além  desses ingredientes, os índios caçavam animais como anta, veados, capivaras e tatus para sua alimentação e também praticavam a pesca para se alimentar dos mais variados tipos de peixes (alguns são o pirarucu, tucunaré, traíra) tanto de água salgada como de água doce.

Na cultura indígena o preparo dessas comidas sempre foi uma atividade exercida pelas mulheres. Elas usavam do fogo para cozinhar os alimentos no “biaribi” (forno feito com um buraco no chão) ou no “demoquen” (grelha de madeira).

De todos os ingredientes, os que mais se destacam são o milho, usado para fazer pamonha, canjica e a popular pipoca. Também a mandioca, que é muito usada até hoje e aparece em pratos como o Tacacá, prato tradicional do Pará que usa a goma de tapioca e o tucupi, ambos derivados da macaxeira.

Com relação às bebidas, o suco do açaí e o famoso guaraná, eram cultivados no norte pelo povo Mawé, e hoje rompeu fronteiras e é consumido pelo mundo todo.

Arte

 

Sagradas. Máscaras usadas em rituais por índios que vivem no Tocantins

Nas expressões artísticas, as influências da cultura indígena é enorme, já que muitos povos usavam da arte em diferentes rituais, sempre com muito simbolismo envolvido.

Um grande exemplo é a pintura corporal, feita normalmente com tinta vinda de plantas e frutos (como o jenipapo e o urucu) tinha finalidade de retratar sentimentos e momentos específicos nos rituais realizados.

Outra grande herança artística deixada pelos índios, foi o artesanato, muito praticado pelos povos do Brasil, que faziam colares, pulseiras, brincos e braçadeiras, normalmente ornamentados com penas e caudas de aves, dando origem a “arte plumária”, que servia para distinguir grupos sociais.

Os índios também tinham costume de fazer grandes máscaras de palha ou de madeira com cascas de árvores, usadas em danças, festas e cerimônias para acalmar entidades e espíritos.

Haviam máscaras tão grandes que cobriam todo o corpo dos índios Ticuna, sendo as de cerâmica exclusivas do povo Mati. Na música, os índios usavam muito instrumentos de sopro como várias flautas nativas e instrumentos de percussão como chocalhos, apitos e tambores que ditam até hoje os arranjos e os ritmos da nossa música popular brasileira.

Também deixaram grande influência na dança e no canto, como é o exemplo do povo Pataxó, que entravam em harmonia com a natureza e o divino através do “Awê” ou “Heruê”, buscando a união e a paz do povo, onde celebravam seus antepassados cantando e dançando, buscando forças para continuar em frente.

 

Línguas e Costumes

 

Muitos costumes básicos do nosso povo brasileiro também tem origem na cultura indígena, como o de dormir em redes, que por sua vez ficavam dentro das ocas, ou de andar descalço quando chegamos cansados em casa.

Da mesma forma, a nossa língua também sofre grande influência da cultura indígena, principalmente em palavras ligadas a flora e a fauna, como: abacaxi, tatu, mandioca, caju e muitas outras palavras usadas no cotidiano de todo brasileiro.

O próprio parque Ibirapuera de São Paulo  – que quer dizer “lugar que já foi mato”- ou o Rio Tietê – que significa “rio verdadeiro” – são derivados do Tupi-Guarani. Estes são grandes exemplos de como essa cultura está entrelaçada ao nosso cotidiano.

 

3.    3. Quais desses costumes, palavras, objetos ou alimentos estão presentes na sua vida? Você sabia que eles têm origens indígenas?

4.   4.  Percebemos pelo texto que vários nomes de bairros ou cidades possuem nomes indígenas, como o caso do nosso bairro  - o Jardim Carumbé. Pesquise com familiares ou moradores do bairro se sabem que é uma palavra indígena e qual o significado.

5.   5.  Pra onde foram os indígenas que estavam na cidade de São Paulo? Ou ainda estão aqui, misturados com a população da cidade como um todo?

6.    6. “Todo brasileiro é um pouco indígena” – Você concorda ou discorda desta frase? Por quê?

 





 

7.    7. Descreva a primeira imagem: quais cores? Quantas pessoas? Qual o cenário da imagem? Que objetos aparecem? O que está acontecendo? O que você imagina que a pessoa envolvida está pensando ou querendo?

8.    8. Descreva a segunda imagem: quais cores? Quantas pessoas? Qual o cenário da imagem? Que objetos aparecem? O que está acontecendo? O que você imagina que a pessoa envolvida está pensando ou querendo?

9.    9. Quais as semelhanças entre as duas imagens em relação ao que você está vendo? Quais as semelhanças pensando no que as pessoas estão imaginando ou querendo?

10. 10. As pinturas corporais, tanto tatuagens quanto maquiagens, são utilizadas apenas por questões estéticas (ficar bonito) ou significam algo mais? Só na nossa sociedade ou nas sociedades indígenas também? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário