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terça-feira, 8 de setembro de 2020

 

2ºATIVIDADE 3ºBIMESTRE 6ºA,BeC ED.FÍSICA

PROFªWADILA MEDEIROS

PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA URBANAS

 

Nesta situação de aprendizagem, iremos experimentar, identificar e reconhecer as práticas corporais de aventura urbana. Você sabe o que são práticas de aventuras urbanas? Vamos conhecer.

Práticas de aventura urbanas exploram a “paisagem de cimento” para produzir essas condições (vertigem e risco controlado) durante a prática de parkour, skate, patins, bike etc. (BRASIL, 2017).

Agora chegou o momento de explorar algumas das suas modalidades, mas abordaremos especificamente o Parkour e o Slackline. É importante você se arriscar e experimentar sensações intensas e que podem ser bem interessantes. Então, você está preparado para essa prática de aventura? Vamos começar.

ATIVIDADE 1- INVESTIGANDO AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURAS URBANAS

Para começar, que tal conversar mais sobre o que você conhece sobre as práticas corporais de aventuras urbanas. O objetivo é lembrar se você já assistiu, viu ou vivenciou alguma prática corporal de aventura urbana na escola ou fora dela. A seguir, seguem algumas perguntas norteadoras. Suas respostas devem ser anotadas no caderno e servirão de registros para aprofundarmos nosso estudo. Após esta atividade, compartilhe com seus colegas e professor(a) sua produção.

 

1. O que você conhece sobre as práticas de aventuras urbanas?

2. Em algum momento você já praticou ou assistiu alguma prática corporal de aventura urbana? Onde?

3. Você saberia citar quais os locais disponíveis em sua comunidade para esta prática?

 

ATIVIDADE 2 - ATITUDE!

Você já viu alguém correndo e saltando em bancos de praças, muros e outros obstáculos? Pois bem, essas atividades fazem parte da rotina dos praticantes do parkour. Agora, vamos conhecer mais um pouco desse esporte.

TEXTO 1 – PARKOUR

Parkour, também conhecido como Le Parkour, é uma modalidade de esporte que teve seu início na França por volta de 1980, por David Belle, que ajustou e criou técnicas para saltar obstáculos como rampas, muros, escadas, calçadas, corrimãos, árvores, qualquer lugar com apenas o movimento do corpo de forma ágil e superando seus limites. É uma atividade recreativa e esportiva, praticada em áreas urbanas ou rurais, que consiste em deslocar-se o mais rápido e eficientemente, de um ponto a outro, usando habilidades atléticas para superar os obstáculos. O significado da palavra parkour vem do francês e significa “percurso”. Pode ser praticada individualmente ou com outras pessoas. Os praticantes do parkour são reconhecidos como “traceur”. No Brasil, esta prática iniciou-se por volta de 2004 e reúne um número de pessoas para praticá-las juntas, sendo uma das características que faz o parkour ganhar seguidores pelo mundo. Apesar de ser considerado um esporte de risco, os praticantes mais experientes conseguem avaliar todos os perigos antes de realizarem suas manobras. Por isso, é considerado um esporte que requer muita dedicação, concentração e disciplina. Esse esporte traz vários benefícios, como: desenvolver a agilidade e resistência, precisão, equilíbrio, a concentração, aumento da força, do fortalecimento dos músculos, do corpo e da mente. A filosofia de parkour é: “Primeiro faça. Depois faça bem. Depois faça bem e rápido”. Siga o mestre! Glossário: Traceur – nome dado aos praticantes do parkour, que significa “traçado”, ou aquele que constrói o caminho ou percurso a ser percorrido.

TEXTO 2 – SLACKLINE

O Slackline é considerado um esporte de equilíbrio corporal, realizado sobre uma fita de nylon suspensa, estreita e flexível presa entre dois pontos fixos, podendo ser praticado em qualquer lugar. Os praticantes do slackline são conhecidos como slackers. Seu objetivo é transpassar esse percurso equilibrando-se sobre a fita, permitindo ao praticante realizar várias manobras, geralmente a uma altura de 30 cm do chão. É também conhecido como corda bamba, que significa “linha folgada”. Sua prática se desenvolveu através da união das artes circenses e do Alpinismo. Sabe-se que o slackline teve sua origem nos Estados Unidos em meados dos anos 80, nos campos de escalada do Vale de Yosemite, no Estado da Califórnia. Para distração e treinamento, os escaladores e alpinistas, entre os intervalos das escaladas, esticavam suas cordas através dos pontos fixos para se equilibrar e caminhar. No Brasil, o esporte teve sua origem por volta de 1995, no Rio de Janeiro. É considerado um esporte completo, pois abrange vários benefícios, como desenvolver o equilíbrio, a resistência física, coordenação motora, consciência corporal, força muscular de membros inferiores e a concentração. Por ser considerado um esporte novo, há vários incidentes envolvendo esse esporte. Muitos praticantes não procuram informações a respeito de como praticar de maneira correta e segura e acabam não seguindo as medidas de seguranças básicas. Durante a realização do slackline, os mais jovens devem ser acompanhados sempre com a supervisão de adultos. É fundamental existir uma preocupação e cuidados especiais com os praticantes, explicando as regras que devem ser seguidas para uma prática saudável, divertida e, principalmente, segura.

 

Após a leitura dos textos,  responda às questões. Não se esqueça de compartilhar com seus colegas e professor(a). É importante que as ideias de cada estudante sejam respeitadas. Para isto, você deverá registrar suas respostas no seu caderno.

 1. Após a leitura dos textos, o que você considera mais importante para a prática do parkour e do slackline?

 2. Quais os locais apropriados para a prática desses esportes, tanto na escola, como em seu entorno?

3. Após conhecer o parkour e o slackline, você acredita que é uma prática segura e eficaz para seus praticantes? Justifique?

4. Por meio da prática destes esportes, é possível assegurar aos praticantes o respeito, igualdade, tolerância e o trabalho em equipe? Justifique?

 

ATIVIDADE 3- CONSTRUINDO MINHA TRILHA DO CONHECIMENTO!

 É a hora da pesquisa! Chegou a hora de realizar uma reflexão. Para isso, o grupo pode utilizar imagens, vídeos, filmes, fotos, reportagens e desenhos. Por isto, o empenho, a organização, e o trabalho colaborativo nesta tarefa é muito importante, bem como a exploração da sua criatividade! Seu professor(a) irá dividi-los em grupos para esta atividade. Fiquem à vontade para buscar mais dados além das indicações, caso seja necessário. Assim, utilize este roteiro para fomentar sua pesquisa com os colegas. Não se esqueça de apresentar aos(às) colegas sua produção e criar um mural expositivo na escola.

Práticas Corporais de Aventura urbana

Roteiro de pesquisa

 

 

• Parkour

• Slackline

1. Como praticar

2. Principais regras

3. Equipamentos necessários

4. Principais movimentos

5. Cuidados necessários para praticar

6. Indumentária

7. Benefícios

8. Curiosidades

 

ATIVIDADE 4 – VAMOS NOS AVENTURAR?

Parte 1 - Agora, assista Alguns vídeos no yotube e teste seus conhecimentos sobre o parkour e slackline.

 

Parte 2 - Chegou o momento de você se arriscar e experimentar sensações intensas. Depois de termos assistido aos vídeos, com ajuda do(a) professor(a), você irá vivenciar o parkour e o slackline. Você está preparado(a)? Vamos nos arriscar? Após vivenciar as atividades propostas, reflita e responda às questões a seguir no seu caderno:

1. Em algum momento durante a vivência das práticas, você sentiu alguma dificuldade em realizá-las? Justifique.

2. Qual é o papel dos obstáculos na prática do parkour?

3. Quais foram os principais riscos para você durante a realização das atividades?

 4. Quais foram os benefícios proporcionados durante a vivência das atividades?

ATIVIDADE 5 – FÁBRICA DE IDEIAS!

A seguir, propomos um novo desafio. Chegou o momento de você e sua turma recriarem novas práticas. Para isso, propomos nesta atividade uma maneira diferente de explorar estas práticas. É importante que você registre por meio de uma produção as atividades práticas que vocês recriaram. Seguem alguns pontos a serem direcionados na produção destas práticas: durante as adaptações destes esportes, é fundamental garantir que as normas necessárias de segurança para a realização das atividades sejam cumpridas, e não se esqueça que se deve ter cuidado na elaboração dos materiais, para que os mesmos não coloquem em risco a segurança dos praticantes. Seja criativo(a)!

Parkour

 

 

Nome da atividade

 

 

 

 

 

Regras

 

 

 

 

 

                              Como praticar

 

 

 

 

Equipamentos necessários

 

 

 

 

 

 

Cuidados necessários para praticar

 

 

 

 

Slackline

 

 

Nome da atividade

 

 

 

 

Regras

 

 

                            

                          Como praticar

 

 

 

 

Equipamentos necessários

 

 

 

 

Cuidados necessários para praticar

 

 

 

 

Após as produções,  escolha  quais atividades poderão ser vivenciadas nas aulas, levando sempre em consideração a segurança dos participantes. Anote no seu caderno as atividades escolhidas pela turma.

Parkour

Slackline

 

 

 

 

ATIVIDADE 6 – ADRENALINA!

Chegou o momento de você e sua turma experimentarem as atividades elaboradas. É hora de colocar em prática. Essa atividade é uma troca de experiências entre os estudantes. Com o auxílio do(a) professor(a), escolha um local adequado, como a quadra, pátio ou qualquer outro espaço Depois de experimentar as atividades sugeridas pela sua turma, em roda de conversa com seus colegas e professor(a), respondam às seguintes questões.

1. Quais as semelhanças e diferenças entre as atividades vivenciadas?

2. Qual atividade você sentiu mais dificuldade em realizar? Justifique.

3. Quais os benefícios proporcionados por estas atividades?

4. Quais as estratégias de segurança e equipamentos que você e sua turma utilizaram durante as atividades? da sua escola. Agora é só se divertir!

ATIVIDADE 7 – O QUE EU APRENDI? Chegou o momento de analisar o quanto você aprendeu com as atividades, então responda as questões abaixo:

a) Descreva os principais movimentos do parkour e do slackline.

b) Essas práticas corporais podem ser praticadas por todas as pessoas? Justifique.

c) Quais são os principais riscos destas duas práticas?

 d) O que pode ser feito para amenizar os riscos nessas práticas?

 

Orientações: Apenas Leia.

1. Assista as aulas de Educação Física do Centro de Mídias desta semana pelo aplicativo ou pelo canal da TV Educação.

• ATENÇÃO:

Prepare seu material com antecedência ( Caderno do Aluno do São Paulo Faz Escola, lápis e borracha).

2. Anote a data e o Tema da aula, resolva as atividades dadas em seu caderno e registre suas dúvidas.

3. Participe da interação semanal pelo grupo de whatsapp.

4. Plantão de dúvidas QUINTA – FEIRA 13H00 ÁS 18H00

5. Registro das atividades e exercícios enviado por

e-mail- professora.wadilamedeiros@gmail.com

 

 

 

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