2ºATIVIDADE
3ºBIMESTRE 6ºA,BeC ED.FÍSICA
PROFªWADILA
MEDEIROS
PRÁTICAS
CORPORAIS DE AVENTURA URBANAS
Nesta situação de aprendizagem,
iremos experimentar, identificar e reconhecer as práticas corporais de aventura
urbana. Você sabe o que são práticas de aventuras urbanas? Vamos conhecer.
Práticas de aventura urbanas
exploram a “paisagem de cimento” para produzir essas condições (vertigem e
risco controlado) durante a prática de parkour, skate, patins, bike etc.
(BRASIL, 2017).
Agora chegou o momento de explorar
algumas das suas modalidades, mas abordaremos especificamente o Parkour e o
Slackline. É importante você se arriscar e experimentar sensações intensas e
que podem ser bem interessantes. Então, você está preparado para essa prática
de aventura? Vamos começar.
ATIVIDADE 1- INVESTIGANDO AS
PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURAS URBANAS
Para começar, que tal conversar
mais sobre o que você conhece sobre as práticas corporais de aventuras urbanas.
O objetivo é lembrar se você já assistiu, viu ou vivenciou alguma prática
corporal de aventura urbana na escola ou fora dela. A seguir, seguem algumas
perguntas norteadoras. Suas respostas devem ser anotadas no caderno e servirão
de registros para aprofundarmos nosso estudo. Após esta atividade, compartilhe
com seus colegas e professor(a) sua produção.
1.
O que você conhece sobre as práticas de aventuras urbanas?
2.
Em algum momento você já praticou ou assistiu alguma prática corporal de
aventura urbana? Onde?
3.
Você saberia citar quais os locais disponíveis em sua comunidade para esta
prática?
ATIVIDADE 2 - ATITUDE!
Você já viu alguém correndo e
saltando em bancos de praças, muros e outros obstáculos? Pois bem, essas
atividades fazem parte da rotina dos praticantes do parkour. Agora, vamos
conhecer mais um pouco desse esporte.
TEXTO
1 – PARKOUR
Parkour,
também conhecido como Le Parkour, é uma modalidade de esporte que teve seu
início na França por volta de 1980, por David Belle, que ajustou e criou
técnicas para saltar obstáculos como rampas, muros, escadas, calçadas, corrimãos,
árvores, qualquer lugar com apenas o movimento do corpo de forma ágil e
superando seus limites. É uma atividade recreativa e esportiva, praticada em
áreas urbanas ou rurais, que consiste em deslocar-se o mais rápido e
eficientemente, de um ponto a outro, usando habilidades atléticas para superar
os obstáculos. O significado da palavra parkour vem do francês e significa
“percurso”. Pode ser praticada individualmente ou com outras pessoas. Os
praticantes do parkour são reconhecidos como “traceur”. No Brasil, esta prática
iniciou-se por volta de 2004 e reúne um número de pessoas para praticá-las
juntas, sendo uma das características que faz o parkour ganhar seguidores pelo
mundo. Apesar de ser considerado um esporte de risco, os praticantes mais experientes
conseguem avaliar todos os perigos antes de realizarem suas manobras. Por isso,
é considerado um esporte que requer muita dedicação, concentração e disciplina.
Esse esporte traz vários benefícios, como: desenvolver a agilidade e
resistência, precisão, equilíbrio, a concentração, aumento da força, do
fortalecimento dos músculos, do corpo e da mente. A filosofia de parkour é:
“Primeiro faça. Depois faça bem. Depois faça bem e rápido”. Siga o mestre!
Glossário: Traceur – nome dado aos praticantes do parkour, que significa
“traçado”, ou aquele que constrói o caminho ou percurso a ser percorrido.
TEXTO
2 – SLACKLINE
O
Slackline é considerado um esporte de equilíbrio corporal, realizado sobre uma
fita de nylon suspensa, estreita e flexível presa entre dois pontos fixos,
podendo ser praticado em qualquer lugar. Os praticantes do slackline são
conhecidos como slackers. Seu objetivo é transpassar esse percurso
equilibrando-se sobre a fita, permitindo ao praticante realizar várias
manobras, geralmente a uma altura de 30 cm do chão. É também conhecido como
corda bamba, que significa “linha folgada”. Sua prática se desenvolveu através
da união das artes circenses e do Alpinismo. Sabe-se que o slackline teve sua
origem nos Estados Unidos em meados dos anos 80, nos campos de escalada do Vale
de Yosemite, no Estado da Califórnia. Para distração e treinamento, os
escaladores e alpinistas, entre os intervalos das escaladas, esticavam suas
cordas através dos pontos fixos para se equilibrar e caminhar. No Brasil, o
esporte teve sua origem por volta de 1995, no Rio de Janeiro. É considerado um
esporte completo, pois abrange vários benefícios, como desenvolver o
equilíbrio, a resistência física, coordenação motora, consciência corporal,
força muscular de membros inferiores e a concentração. Por ser considerado um
esporte novo, há vários incidentes envolvendo esse esporte. Muitos praticantes
não procuram informações a respeito de como praticar de maneira correta e
segura e acabam não seguindo as medidas de seguranças básicas. Durante a
realização do slackline, os mais jovens devem ser acompanhados sempre com a
supervisão de adultos. É fundamental existir uma preocupação e cuidados
especiais com os praticantes, explicando as regras que devem ser seguidas para
uma prática saudável, divertida e, principalmente, segura.
Após a leitura dos textos, responda às questões. Não se esqueça de
compartilhar com seus colegas e professor(a). É importante que as ideias de
cada estudante sejam respeitadas. Para isto, você deverá registrar suas respostas
no seu caderno.
1. Após a leitura dos textos, o que você
considera mais importante para a prática do parkour e do slackline?
2. Quais os locais apropriados para a prática
desses esportes, tanto na escola, como em seu entorno?
3.
Após conhecer o parkour e o slackline, você acredita que é uma prática segura e
eficaz para seus praticantes? Justifique?
4.
Por meio da prática destes esportes, é possível assegurar aos praticantes o
respeito, igualdade, tolerância e o trabalho em equipe? Justifique?
ATIVIDADE 3- CONSTRUINDO MINHA
TRILHA DO CONHECIMENTO!
É a hora da pesquisa! Chegou a hora de
realizar uma reflexão. Para isso, o grupo pode utilizar imagens, vídeos,
filmes, fotos, reportagens e desenhos. Por isto, o empenho, a organização, e o
trabalho colaborativo nesta tarefa é muito importante, bem como a exploração da
sua criatividade! Seu professor(a) irá dividi-los em grupos para esta
atividade. Fiquem à vontade para buscar mais dados além das indicações, caso
seja necessário. Assim, utilize este roteiro para fomentar sua pesquisa com os
colegas. Não se esqueça de apresentar aos(às) colegas sua produção e criar um
mural expositivo na escola.
Práticas Corporais de Aventura urbana |
Roteiro de
pesquisa |
• Parkour • Slackline |
1. Como praticar 2. Principais regras 3. Equipamentos necessários 4. Principais movimentos 5. Cuidados necessários para praticar 6. Indumentária 7. Benefícios 8. Curiosidades |
ATIVIDADE 4 – VAMOS NOS
AVENTURAR?
Parte 1 - Agora, assista Alguns
vídeos no yotube e teste seus conhecimentos sobre o parkour e slackline.
Parte 2 - Chegou o momento de
você se arriscar e experimentar sensações intensas. Depois de termos assistido
aos vídeos, com ajuda do(a) professor(a), você irá vivenciar o parkour e o
slackline. Você está preparado(a)? Vamos nos arriscar? Após vivenciar as
atividades propostas, reflita e responda às questões a seguir no seu caderno:
1. Em algum momento durante a
vivência das práticas, você sentiu alguma dificuldade em realizá-las?
Justifique.
2. Qual é o papel dos obstáculos
na prática do parkour?
3. Quais foram os principais
riscos para você durante a realização das atividades?
4. Quais foram os benefícios proporcionados
durante a vivência das atividades?
ATIVIDADE 5 – FÁBRICA DE IDEIAS!
A seguir, propomos um novo
desafio. Chegou o momento de você e sua turma recriarem novas práticas. Para
isso, propomos nesta atividade uma maneira diferente de explorar estas
práticas. É importante que você registre por meio de uma produção as atividades
práticas que vocês recriaram. Seguem alguns pontos a serem direcionados na
produção destas práticas: durante as adaptações destes esportes, é fundamental
garantir que as normas necessárias de segurança para a realização das
atividades sejam cumpridas, e não se esqueça que se deve ter cuidado na
elaboração dos materiais, para que os mesmos não coloquem em risco a segurança
dos praticantes. Seja criativo(a)!
Parkour |
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Nome da atividade |
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Regras |
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Como praticar |
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Equipamentos necessários |
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Cuidados necessários para praticar |
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Slackline |
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Nome da atividade |
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Regras |
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Como
praticar |
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Equipamentos necessários |
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Cuidados necessários para praticar |
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Após as produções, escolha quais atividades poderão ser vivenciadas nas
aulas, levando sempre em consideração a segurança dos participantes. Anote no
seu caderno as atividades escolhidas pela turma.
Parkour |
Slackline |
|
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ATIVIDADE 6 – ADRENALINA!
Chegou o momento de você e sua
turma experimentarem as atividades elaboradas. É hora de colocar em prática.
Essa atividade é uma troca de experiências entre os estudantes. Com o auxílio
do(a) professor(a), escolha um local adequado, como a quadra, pátio ou qualquer
outro espaço Depois de experimentar as atividades sugeridas pela sua turma, em
roda de conversa com seus colegas e professor(a), respondam às seguintes
questões.
1. Quais as semelhanças e
diferenças entre as atividades vivenciadas?
2. Qual atividade você sentiu
mais dificuldade em realizar? Justifique.
3. Quais os benefícios
proporcionados por estas atividades?
4. Quais as estratégias de
segurança e equipamentos que você e sua turma utilizaram durante as atividades?
da sua escola. Agora é só se divertir!
ATIVIDADE 7 – O QUE EU APRENDI?
Chegou o momento de analisar o quanto você aprendeu com as atividades, então
responda as questões abaixo:
a) Descreva os principais
movimentos do parkour e do slackline.
b) Essas práticas corporais podem
ser praticadas por todas as pessoas? Justifique.
c) Quais são os principais riscos
destas duas práticas?
d) O que pode ser feito para amenizar os
riscos nessas práticas?
Orientações:
Apenas Leia.
1. Assista as aulas de Educação Física do
Centro de Mídias desta semana pelo aplicativo ou pelo canal da TV Educação.
• ATENÇÃO:
Prepare seu material com antecedência (
Caderno do Aluno do São Paulo Faz Escola, lápis e borracha).
2. Anote a data e o Tema da aula, resolva as
atividades dadas em seu caderno e registre suas dúvidas.
3. Participe da interação semanal pelo grupo
de whatsapp.
4. Plantão de dúvidas QUINTA – FEIRA 13H00 ÁS
18H00
5. Registro das atividades e exercícios enviado por
e-mail- professora.wadilamedeiros@gmail.com
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