Páginas

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Eletivas 7ºB Profº André (atividade 2 do 3º Bimestre)

 

E. E. Jornalista Ruy Mesquita - Atv. 2 – 3º Bimestre

Prof. André Luis Alves de Morais

Disciplina: Eletiva 

Tema: Empreendedorismo

Turmas: 7ºB

Copiar as perguntas e responde-las no caderno, e entregar a folha com as respostas até o dia 25-09-2020

 

Mas afinal, o que é empreendedorismo?

 

Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.

Segundo o teórico Joseph Schumpeter, empreendedorismo está diretamente associado à inovação, assim, o empreendedor é o responsável pela realização de novas combinações.

A introdução de um novo bem, a criação de um método de produção ou comercialização e até a abertura de novos mercados, são algumas atividades comuns do empreendedorismo. Isso significa que “a essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios”.

O Brasil apresenta grande potencial para o empreendedorismo. De acordo com A Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a Taxa de Empreendedorismo Total no Brasil é de 38% (2018). São 52 milhões de brasileiros se dedicando ao próprio negócio.

A pesquisa também mostra que, comparado com os países do BRICS, o Brasil apresenta a maior taxa. A China é o segundo colocado na listagem, com 26,7%.  Diante dos outros 49 países listados em todo levantamento, o Brasil segue bem posicionado. 

Mas, ninguém nasce empreendedor. É o contato social e estudos que favorecem o desenvolvimento de talentos e características na personalidade, que podem ser fortalecidos ao longo da vida. Todos os contatos e referências irão influenciar diretamente no nível de empreendedorismo de uma pessoa, já que um empreendedor é um ser social. Abaixo, elencamos algumas peculiaridades encontradas nos diversos perfis de empreendedores:

 

  • Otimismo: não confunda otimista com sonhador. O otimista sempre espera o melhor e acredita que tudo vai dar certo no final, mas faz de tudo para chegar aos seus objetivos. Isso inclui, claro, mudanças em seu negócio. Já o sonhador não enxerga riscos, e mesmo que seu negócio esteja falindo, continua fazendo a mesma coisa por acreditar cegamente que basta sonhar para realizar.
  • Autoconfiança: acreditar em si mesmo é fundamental para valorizar seus próprios talentos e defender suas opiniões. Assim, esse tipo de empreendedor costuma arriscar mais.
  • Coragem: sem temer fracasso e rejeição, um empreendedor faz tudo o que for necessário para ser bem sucedido. Essa característica não impede que sejam cautelosos e precavidos contra o risco, mas os faz entender a possibilidade de falhar.
  • Persistência e resiliência: motivado, convicto e entusiasmado, um bom empreendedor pode resistir a todos os obstáculos até que as coisas finalmente entrem nos eixos. Ele não desiste facilmente, supera desafios e segue até o fim, sempre perseverante.

 

Quem reúne essas características já está em vantagem quando o assunto é empreendedorismo, mas isso não é suficiente. Para ter sucesso como empreendedor, em alguma atividade é fundamental ter um bom projeto, investir no planejamento e no plano de negócios

 

Post SEBRAE: Mas afinal, o que é empreendedorismo? por Jefferson Reis Bueno 27/11/2019

 

 

Atividade:

1. Explique o significado do termo “empreendedorismo”

R:

 

2. Coloque V para as frases verdadeiras e F para as frases falsas:

a) (       ) O Brasil não apresenta um grande potencial para o empreendedorismo.

b) (       ) o empreendedor é o responsável pela realização de novas combinações.

c) (       ) todo mundo nasce empreendedor.

d) (      ) para ter sucesso como empreendedor, é fundamental ter um bom projeto, investir no planejamento e no plano de negócios

3. Relacione as colunas, de acordo com o seu significado:

a) otimismo         (    ) Essa característica não impede que sejam cautelosos e precavidos contra o risco.

b) persistência     (     ) esse tipo de empreendedor costuma arriscar mais.

c) autoconfiança  (     ) sempre espera o melhor e acredita que tudo vai dar certo no final.

d) coragem          (     ) não desiste facilmente, supera desafios e segue até o fim, sempre perseverante.

 

4. A partir do conteúdo estudado até agora, você se considera um empreendedor? Porque?

R:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário