E. E. Jornalista Ruy Mesquita - Atv. 2 – 3º Bimestre
Prof. André Luis Alves de Morais
Disciplina: História
Tema: América – Sua cultura Material e economia
Turmas: 7ºA, B, C e D
Copiar as perguntas e responde-las no caderno, e entregar a folha com as respostas até o dia 25-09-2020
América Espanhola
O espaço americano foi dividido conforme os interesses econômicos e as realidades encontradas pelos espanhóis, foram divididos em vice-reinados e capitanias gerais.
- Os vice-reinados compreendiam áreas de exploração de metais preciosos ou áreas de intenso comércio.
- As capitanias gerais correspondiam a áreas estratégicas para a defesa dos domínios espanhóis, apesar de serem ainda pouco povoadas por eles, até porque não havia metais preciosos nelas. Muitas vezes, a resistência indígena nas áreas dessas capitanias convertia-se em sérios problemas para os colonizadores espanhóis, a exemplo da região do atual Chile.
A colonização espanhola produziu um tipo de sociedade decorrente da estrutura de exploração, tipicamente hierarquizada, dividida em:
- chapetones – espanhóis de nascimento (espanhóis natos), que detinham muitos privilégios, inclusive o de ocupar os altos postos da administração, as altas patentes militares, além de comporem o alto clero;
- criollos – espanhóis nascidos na América, ou seja, descendentes de espanhóis. Formavam a aristocracia colonial. Eram os grandes comerciantes e proprietários rurais, constituindo o que se costuma chamar de “elite” colonial. Controlavam o poder municipal através dos cabildos, mas estavam impossibilitados de ocupar os altos cargos, destinados apenas aos chapetones;
- povo – mestiços, indígenas e negros escravos, utilizados no trabalho das minas e nas haciendas. Compunham a maioria da população e, como podemos perceber, não desfrutavam de privilégio algum.
Mas, com a descoberta de metais preciosos, a metrópole espanhola se viu obrigada a criar mecanismos que permitissem a utilização da mão de obra indígena pelos colonos, sob pena de não se conseguir realizar a extração do ouro e da prata.
- Encomenda: foi um sistema pelo qual um colono recebia sob sua guarda certo número de índios para trabalhar nas minas existentes em seu território; em troca, o colono se comprometia com a cristianização (catequese) desses índios.
- Repartimiento: no qual a Coroa espanhola concedia aos funcionários reais enviados à América cerca de duzentos índios para servi-los.
- Mita: representava uma forma de trabalho existente já à época do império inca, quando os camponeses eram convocados pelo imperador algumas vezes no ano para realizarem obras públicas.
Atividade:
1. Identifique as características dos vice-reinados e das capitanias gerias.
R:
2. Coloque V para as frases verdadeiras e F para as frases falsas:
a) ( ) a colonização espanhola produziu uma sociedade tipicamente hierarquizada.
b) ( ) mesmo com a descoberta de metais preciosos, a metrópole espanhola, nunca utilizou mão de obra indígena.
c) ( ) o território da América espanhola foi dividido apenas em vice-reinados.
d) ( ) os mestiços, indígenas e negros desfrutavam de um intenso privilégio.
3. Relacione as colunas, de acordo com o seu significado:
a) chapetones ( ) espanhóis nascidos na América, eram os grandes comerciantes e proprietários rurais
b) criollos ( ) mestiços, indígenas e negros escravos.
c) povo ( ) detinham muitos privilégios, inclusive o de ocupar os altos postos da administração
d) divisão territorial. ( ) vice-reinados e capitanias gerais
4. Explique o significado de Encomenda e Mita.
R:
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