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segunda-feira, 21 de setembro de 2020

História 7ºA, B, C e D Profº André (atividade 2 do 3º Bimestre)

 


E. E. Jornalista Ruy Mesquita - Atv. 2 – 3º Bimestre

Prof. André Luis Alves de Morais

Disciplina: História 

Tema: América – Sua cultura Material e economia

Turmas: 7ºA, B, C e D

Copiar as perguntas e responde-las no caderno, e entregar a folha com as respostas até o dia 25-09-2020

 

América Espanhola

 

O espaço americano foi dividido conforme os interesses econômicos e as realidades encontradas pelos espanhóis, foram divididos em vice-reinados e capitanias gerais.

  • Os vice-reinados compreendiam áreas de exploração de metais preciosos ou áreas de intenso comércio.
  • As capitanias gerais correspondiam a áreas estratégicas para a defesa dos domínios espanhóis, apesar de serem ainda pouco povoadas por eles, até porque não havia metais preciosos nelas. Muitas vezes, a resistência indígena nas áreas dessas capitanias convertia-se em sérios problemas para os colonizadores espanhóis, a exemplo da região do atual Chile.

 

A colonização espanhola produziu um tipo de sociedade decorrente da estrutura de exploração, tipicamente hierarquizada, dividida em:

  • chapetones – espanhóis de nascimento (espanhóis natos), que detinham muitos privilégios, inclusive o de ocupar os altos postos da administração, as altas patentes militares, além de comporem o alto clero;
  • criollos – espanhóis nascidos na América, ou seja, descendentes de espanhóis. Formavam a aristocracia colonial. Eram os grandes comerciantes e proprietários rurais, constituindo o que se costuma chamar de “elite” colonial. Controlavam o poder municipal através dos cabildos, mas estavam impossibilitados de ocupar os altos cargos, destinados apenas aos chapetones;
  • povo – mestiços, indígenas e negros escravos, utilizados no trabalho das minas e nas haciendas. Compunham a maioria da população e, como podemos perceber, não desfrutavam de privilégio algum.

 

Mas, com a descoberta de metais preciosos, a metrópole espanhola se viu obrigada a criar mecanismos que permitissem a utilização da mão de obra indígena pelos colonos, sob pena de não se conseguir realizar a extração do ouro e da prata.

  • Encomenda: foi um sistema pelo qual um colono recebia sob sua guarda certo número de índios para trabalhar nas minas existentes em seu território; em troca, o colono se comprometia com a cristianização (catequese) desses índios.
  • Repartimiento: no qual a Coroa espanhola concedia aos funcionários reais enviados à América cerca de duzentos índios para servi-los.
  • Mita: representava uma forma de trabalho existente já à época do império inca, quando os camponeses eram convocados pelo imperador algumas vezes no ano para realizarem obras públicas.

 

Atividade:

1. Identifique as características dos vice-reinados e das capitanias gerias.

R:

 

2. Coloque V para as frases verdadeiras e F para as frases falsas:

a) (       ) a colonização espanhola produziu uma sociedade tipicamente hierarquizada.

b) (       ) mesmo com a descoberta de metais preciosos, a metrópole espanhola, nunca utilizou mão de obra indígena.

c) (       ) o território da América espanhola foi dividido apenas em vice-reinados.

d) (      ) os mestiços, indígenas e negros desfrutavam de um intenso privilégio.

 

3. Relacione as colunas, de acordo com o seu significado:

a) chapetones   (  ) espanhóis nascidos na América, eram os grandes comerciantes e proprietários rurais

b) criollos        (  ) mestiços, indígenas e negros escravos.

c) povo            (  ) detinham muitos privilégios, inclusive o de ocupar os altos postos da administração

d)  divisão territorial.   (   )  vice-reinados e capitanias gerais

 

4. Explique o significado de Encomenda e Mita.

R:

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