2º ATIVIDADE
3ºBIMESTRE PROJETO DE VIDA PROFª WADILA MEDEIROS
Situação de
Aprendizagem 4 DESAFIO DOS SUPERPODERES
Competências socioemocionais em foco:
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Parabéns, você já está no 3º bimestre! Várias missões foram
cumpridas com sucesso; outras foram mais difíceis, mas o desafio continua!
MISSÃO 7: RAIO-X DE UMA JOGADA.
Se o desenvolvimento de competências socioemocionais fosse
um jogo, ele seria formado de muitas jogadas.
• Algumas lhe levariam a comemorar (como fazer um gol no
futebol, passar de fase em um game, dar um xeque mate no xadrez...);
• Outras seriam como uma bola na trave, ou até mesmo como um
chute que vai direto para fora do campo. Como você se sente nesse tipo de
situação?!
Uma boa notícia: no desenvolvimento socioemocional não
existe game over! Esse desafio nunca acaba, não é um jogo de vencer ou ser
derrotado(a): é um desenvolvimento em que mesmo as jogadas de “bola pra fora”
ou “na trave” podem ser oportunidades de aprendizagem.
Raio-x de uma
jogada Como aprender com uma “bola na trave”? |
1-Releia as ações do seu plano de desenvolvimento pessoal e escolha
uma (1) ação que você não conseguiu colocar em prática da forma desejada. 2-Você se lembra de uma situação concreta em que a ação planejada deu
errado? Você tentou fazer uma jogada que foi uma “bola na trave” ou uma bola
que nem passou perto do gol? *Sim - Ótimo! Escreva no caderno como foi essa situação de forma detalhada. *Não - Pense mais um
pouco... 3- Responda: a) O que deu errado? b) Por
que deu errado? 4-Na próxima missão, você deverá pensar em ideias do que poderia ter gerado sucesso
nessa mesma situação. Você será como um técnico de futebol que orienta um(a)
jogador(a) a como transformar aquela bola na trave em gol |
Agora, siga as orientações do(a) professor(a) para fazer o
raio-x de uma jogada escolhida por você.
Como foi esse exercício de escolher e analisar uma situação
em que você não alcançou o resultado que esperava? Você está motivado(a) para
pensar, junto com seus (suas) colegas, em formas de como transformar essa bola
fora em gol, caso você tenha oportunidade de viver algo parecido novamente? Use
seu Diário de Práticas e Vivências para registrar essas reflexões e as ideias
que forem surgindo!
MISSÃO 8: MINHAS
COMPETÊNCIAS E MINHAS JOGADAS.
Na missão anterior, você compreendeu que até mesmo as
jogadas que não deram certo são importantes de serem analisadas. Nessa missão,
você irá:
Refletir sobre.... |
E partir para ação... |
|
|
Passo 1 |
Quais são suas condições atuais para seguir nesse jogo que não tem game over? |
Preenchendo o Caderno para
identificar seu desenvolvimento atual nas duas competências socioemocionais
escolhidas por você com bastante atenção, além das demais que você tem
observado nos últimos meses. |
|
Passo 2 |
Quais estratégias podem melhorar as suas jogadas? |
Atualizando seu plano de desenvolvimento pessoal. |
Relacionar a situação que você escolheu analisar na missão
anterior com seu desenvolvimento atual registrado no Caderno nesta missão, seguindo o exemplo abaixo:
Ação escrita no plano de desenvolvimento pessoal no 1º ou 2º bimestre |
Situação analisada na missão 5 |
“Degrau” de desenvolvimento da competência socioemocional em foco na
ação escolhida |
Para desenvolver empatia, vou buscar conversar com colegas, quando eu
perceber que estão meio pra baixo. |
Ana, que estuda na sala ao lado, estava
chorando no banheiro da escola. Fui perguntar o que estava acontecendo.
Quando ela me respondeu falando que estava triste porque o gato de estimação
dela havia morrido, eu disse: “deixe de ser boba, pensei que era algo sério”.
O que deu errado? Eu chamei Ana de boba. Por que deu errado? Porque eu pensei
só com minha cabeça, como eu gosto mesmo é de cachorros, achei que era
besteira chorar por causa de gato. Eu não consegui me colocar no lugar da Ana
e entender que, pra ela, gatos são importantes. |
Nome da competência: empatia 1º bimestre: degrau 2 2º bimestre:
degrau 1-2 3º bimestre: degrau 2 |
Agora é com você! Responda:
Ação escrita no plano de desenvolvimento pessoal no 1º ou 2º bimestre |
Situação analisada na missão 5 |
“Degrau” de desenvolvimento da competência socioemocional em foco na
ação escolhida |
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|
|
1. Levante ideias do que poderia ter gerado sucesso nessa
mesma situação que está sendo analisada. Exemplo:
Ideia 1 – Ouvir o que Ana tinha a dizer sobre o gato, sem expressar
minha opinião. Ideia 2 – Perguntar para Ana se ela queria ajuda. Se ela
respondesse “sim”, perguntar como eu poderia ajudá-la. Ideia 3 – Dar um gato
de presente para Ana. |
Após essa discussão e chuva de ideias, você,
individualmente, pensará sobre as sugestões que foram feitas e escolherá uma
ideia para ser a estratégia inserida no seu plano de desenvolvimento pessoal.
Para escolher a sugestão que será adotada como sua
estratégia, reflita:
a) Essa ideia está próxima da sua realidade?
b) Você consegue se
ver fazendo isso?
Ideia 1 – Ouvir o que Ana tinha a dizer sobre o gato, sem expressar
minha opinião. a-Essa ideia está próxima da
sua realidade? Sim! B-Você consegue
se ver fazendo isso? Sim! Vou transformar essa ideia em estratégia e inserir
no meu plano de desenvolvimento pessoal. Quando eu ver alguém triste e me
aproximar para conversar, vou ouvir o que a pessoa tem a dizer sem expressar
minha opinião. Ideia 2 –
Perguntar para Ana se ela queria ajuda. Se ela respondesse “sim”, perguntar
como eu poderia ajudá-la. a. Essa ideia
está próxima da sua realidade? Sim! b. Você consegue se ver
fazendo isso? Ainda não, acho que é mais fácil aprender a ouvir com atenção
primeiro, para depois oferecer outro tipo de ajuda. Ideia 3 – Dar um gato de presente para Ana. a. Essa ideia está próxima da
sua realidade? Não! Eu não tenho dinheiro para comprar um gato e nem sei onde
vende. b. Você consegue se ver
fazendo isso? Pensando bem, essa não é uma boa ideia, pois ela poderia até
mesmo não gostar de ter um novo gato no momento. |
Faça o registro da estratégia escolhida no seu Diário de
Práticas e Vivências e busque colocá-la em prática nas próximas oportunidades
que você tiver, tanto na escola quanto nas outras situações da sua vida! Depois
de ter chutado uma bola fora e entendido qual foi o problema, você está mais
preparado(a) para mirar no gol! Acione suas competências para ter mais sucesso
nas próximas jogadas. ;)
Situação de Aprendizagem
5
CIDADANIA E PROJETOS
DE VIDA
ATIVIDADE 1
Estudante, é
importante que você compreenda do que se trata a relação entre projetos individuais e coletivos. Para isso, todos os estudantes participarão de uma
dinâmica em que irão refletir sobre como essa relação se manifesta no contexto
escolar. Os passos da dinâmica são:
Passo 1 – Mobilização
para a temática dos projetos individuais e coletivos.
1-Organizem-se em grupos para discutirem a temática em pauta
a partir de algumas questões presentes na tabela abaixo:
Por que a escola existe? |
|
Qual a importância da educação para a sociedade? E para vocês? |
|
Qual função ou papel desempenham as pessoas na escola – estudantes,
professores, funcionários e equipe de gestão? |
|
Como a escola está relacionada ao Projeto de Vida dessas pessoas? E
ao de vocês? |
|
2. Registrem as principais respostas do grupo.
3. Para esse processo, cada grupo escolherá um(a)
representante, que será responsável por cuidar da gestão do tempo, estimulará
que todos participem da conversa e apresentará para a turma as principais
respostas do time ao final da dinâmica.
4. Ao final do tempo,
em uma roda de conversa, os representantes apresentarão um resumo das
discussões de seus grupos. Ainda em roda de conversa, dialoguem sobre o que entendem
pelo termo “cidadania” e como a ela se relaciona à discussão realizada
anteriormente. Pensem na questão de que a escola pode ser um espaço para que
vocês construam seus projetos de vida, sempre tendo em vista:
• O bem comum; A participação colaborativa; A relação com a
comunidade, A família, a escola e a sociedade em que vivem.
Fique ligado(a)! Ao argumentar e justificar suas respostas,
você estará desenvolvendo a assertividade. Ao considerar a opinião do outro,
buscar entender seus sentimentos e necessidades, o tratando com respeito, você
está exercitando a empatia. Por isso, é importante que você participe da
discussão argumentando e respeitando os argumentos dos colegas.
Passo 2 – Orientações para conversa com funcionários da
escola.
O desafio dessa atividade é: cada grupo escolherá um(a)
funcionário(a) da escola para conversar. Para isso, siga as orientações:
• O(a) funcionário(a)poderá ser da equipe de gestão
(Diretor(a), Vice-Diretor(a), Professor(a) Coordenador(a) Pedagógico(a)), os
docentes (professores), o(a) GOE (Gerente da Organização Escolar – Secretário),
AOE (Agente de Organização Escolar - inspetores), a equipe de limpeza ou de
qualquer outro setor. É importante perguntar se a pessoa se sente confortável
em participar dessa conversa, contando quais temas serão tratados na entrevista
e ouvindo um pouco do que ele(a) pensa sobre o tema.
Você deverá montar um breve roteiro de conversa. Algumas
sugestões de perguntas poderão ser:
1. Para você, a escola e a educação são importantes? Por
quê?
2. Qual a importância da escola para a comunidade escolar?
3. Como acha que seu trabalho contribui para a escola, para
os estudantes e para a educação? 4. Como a educação e o trabalho na escola se
relacionam com o seu Projeto de Vida (quem você é e quer ser, seus sonhos)?
Atenção: vocês devem incluir no roteiro pelos menos 3
perguntas de sua autoria!
• Durante a conversa, é importante que o registrod as
respostas do(a) participante em seu Diários de Práticas e Vivências.
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