ATIVIDADE
6º E - PORTUGUÊS (08/06/2020 até 19/06/2020)
A
Princesa e a Ervilha
Era
uma vez um príncipe que queria casar com uma princesa. Por isso, foi
viajar pelo mundo fora para encontrar uma.
Viu
muitas princesas, mas havia sempre qualquer coisa que não parecia
estar como devia ser. Por fim, regressou a casa, muito abatido,
porque queria uma princesa e não a tinha encontrado.
Uma
noite houve uma terrível tempestade; os trovões ribombavam, os
raios rasgavam o céu e a chuva caía em torrentes — era
apavorante. No meio disso tudo, alguém bateu à porta e o velho rei
foi abrir.
Deparou
com uma princesa. Mas, meu Deus!, o estado em que ela estava! A água
escorria-lhe pelos cabelos e pela roupa. No entanto, ela afirmou que
era uma princesa de verdade.
—
Bem, já vamos ver isso — pensou a velha rainha.
Não
disse uma palavra, mas foi ao quarto de hóspedes, desmanchou a cama
toda e pôs uma pequena ervilha no colchão. Depois empilhou mais
vinte colchões por cima. A princesa dormiria nessa cama.
De
manhã, perguntaram-lhe se tinha dormido bem.
—
Oh, pessimamente! Não preguei olho em toda a noite! Só Deus sabe o
que havia na cama, senti uma coisa dura que me encheu de nódoas
negras. Foi horrível!
Eles
tiveram certeza de terem encontrado uma princesa verdadeira, pois ela
tinha sentido a ervilha através de vinte colchões. Só uma princesa
verdadeira podia ser tão sensível. Então o príncipe casou com
ela; não precisava de procurar mais. A ervilha foi para o museu.
Aqui têm uma bela história!
(Adaptação
de um texto de Hans Christian Andersen, recolhido em
http://guida.querido.net/andersen/conto-01.html . )
1-
Substitua os termos destacados no texto sem que ocorra modificação
no sentido da história:
Era
uma vez um príncipe que queria casar com uma princesa. Por
isso,
foi viajar pelo mundo fora para encontrar uma. Viu muitas princesas,
mas
havia sempre qualquer coisa que não parecia estar como devia ser.
Por
fim,
regressou a casa, muito abatido, porque queria uma princesa
verdadeira.
2-
O termo “Era uma vez…” indica:
a)
espaço
b)
foco narrativo
c)
tempo
d)
personagem
3-
O texto acima é um conto de fadas. Como podemos perceber isso?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-
Use a imaginação e descreva as características dos personagens
abaixo conforme você imaginou durante a leitura:
a)
Príncipe
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Princesa
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-
Agora descreva como você imaginou o castelo:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Relembrando:
Discurso
direto: é a própria ala do personagem, ou seja, ele falando na
história.
Ex:
Maria
disse:
---
Vou ao parque no final de semana!
Discurso
indireto: é quando a fala do personagem é descrita pelas palavras
do narrador.
Ex:
Maria
disse as suas amigas que iria ao parque no final de semana.
Vamos
aprender!!!
Nós
aprendemos que existem aluns tipos de narrador:
-
Narrador personagem: que participa da história.
-
Narrador observador: que conta os fatos, mas não participa da história.
-
Narrador onisciente: que sabe os pensamentos , sentimentos e emoções dos personagens.
5-
Qual é o tipo de narrador desta história? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Agora
vamos aprender que uma história pode ser narrada de duas maneiras:
1ª
pessoa: é quando o texto é narrado diretamente, por meio dos
pronomes eu
e nós.
3ª
pessoa: é quando o texto é narrado de forma indireta, utilizando-se
então os pronomes ele/ela
e eles/elas.
No
caso do texto A
Princesa e a Ervilha o foco narrativo está em 3ª pessoa, observe no
trecho abaixo:
Eles
tiveram
certeza de terem encontrado uma princesa verdadeira, pois ela tinha
sentido a ervilha através de vinte colchões.
6-
Crie a história em quadrinhos que está na apostila 1 – atividade
3 ( páginas 13, 14 e 15)
As
atividades devem ser encaminhas via e-mail para:
No
campo assunto deve constar o nome e a série do aluno!
Nenhum comentário:
Postar um comentário