ATIVIDADE DE HISTÓRIA 8A, 8B e 8C – PROFA.
PATRICIA
SEGUNDA QUINZENA - JUNHO/2020
NOME: _____________________________ N°_____
8°____ DATA:______
Leia o texto abaixo, o mapa, assista o vídeo e responda as perguntas
subsequentes:
AS GRANDES NAVEGAÇÕES
No final da Idade Média, o mundo
que os europeus conheciam resumia-se ao Oriente Médio, ao norte da África e às
Índias, nome genérico pelo qual designavam o Extremo Oriente, isto é, leste da
Ásia.
Grande parte dos europeus conhecia
apenas o Extremo oriente por meio de relatos; como o do viajante veneziano
Marco Pólo, que partiu de sua cidade em 1271, acompanhando seu pai e seu tio em uma viagem àquela
região.
A América e a Oceania eram
totalmente desconhecidas pelos europeus.
Mesmo as informações de que os
europeus dispunham sobre muitas das regiões conhecidas eram imprecisas e
estavam repletas de elementos fantasiosos.
Durante os séculos XV e XVI,
exploradores europeus, mas principalmente portugueses e espanhóis, começaram a
aventurar-se pelo “mar desconhecido”, isto é, pelo oceano Atlântico e
também pelo Pacífico e Índico dando
início à chamada Era das Navegações e Descobrimentos Marítimos.
Os objetivos
No século XV, os países europeus
que quisessem comprar especiarias (pimenta, açafrão, gengibre, canela e outros
temperos), tinham que recorrer aos comerciantes de Veneza ou Gênova, que
possuíam o monopólio destes produtos. Com acesso aos mercados orientais - Índia
era o principal - os burgueses italianos cobravam preços exorbitantes pelas especiarias
do oriente. O canal de comunicação e transporte de mercadorias vindas do
oriente era o Mar Mediterrâneo, dominado pelos italianos. Encontrar um novo
caminho para as Índias era uma tarefa difícil, porém muito desejada. Portugal e
Espanha desejavam muito ter acesso direto às fontes orientais, para poderem
também lucrar com este interessante comércio.
Um outro fator importante, que
estimulou as navegações nesta época, era a necessidade dos europeus de
conquistarem novas terras. Eles queriam isso para poder obter matérias-primas,
metais preciosos e produtos não encontrados na Europa. Até mesmo a Igreja
Católica estava interessada neste empreendimento, pois, significaria novos
fiéis.
Os reis também estavam
interessados, tanto que financiaram grande parte dos empreendimentos marítimos,
pois com o aumento do comércio, poderiam também aumentar a arrecadação de
impostos para os seus reinos. Mais dinheiro significaria mais poder para os
reis absolutistas da época.
1. O
que foram as Grandes Navegações?
2 2. Qual
a relação entre as Grandes Navegações e o comércio no fim da Idade Média?
3 3. Os
europeus não sabiam que existia outros continentes além do europeu e da Ásia?
4 4. O
que as Grandes Navegações tem a ver com a chegada dos europeus na América?
5 5. Por
que era importante para os europeus dominar o continente americano e sua
população? Como isso se relaciona com o comércio na Europa na época?
Observe as imagens abaixo e
responda as perguntas subsequentes:
6 6. Descreva
a primeira imagem, que se refere a grupos indígenas isolados na Amazônia na
atualidade: quantas pessoas aparecem? Como estão vestidas? O que estão fazendo?
Por que estariam tendo essas ações?
7 7. Descreva a segunda imagem, que é
uma pintura do século XIX e se refere a chegada dos portugueses no Brasil:
quantas pessoas aparecem? Como estão vestidas? O que estão fazendo? Por que
estariam tendo essas ações?
8 8. Como
o pintor da segunda imagem sabia o que haveria acontecido tantos séculos antes
da sua pintura? Será que a pintura dele é a verdade absoluta sobre o que
aconteceu na chegada dos europeus? O que você imagina?
9 9. Quais
as semelhanças entre a fotografia e a pintura?
1 10. Podemos dizer que as Grandes
Navegações tiveram impactos positivos ou negativos? Para quem?
Boa quinzena para todos!! Quem puder, envie as respostas para o e-mail patrifarias@gmail.com
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