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segunda-feira, 22 de junho de 2020



ATIVIDADE DE HISTÓRIA 8A, 8B e 8C – PROFA. PATRICIA
SEGUNDA QUINZENA - JUNHO/2020

NOME: _____________________________   N°_____      8°____  DATA:______

Leia o texto abaixo, o mapa, assista o vídeo e responda as perguntas subsequentes:








AS GRANDES NAVEGAÇÕES
No final da Idade Média, o mundo que os europeus conheciam resumia-se ao Oriente Médio, ao norte da África e às Índias, nome genérico pelo qual designavam o Extremo Oriente, isto é, leste da Ásia.
Grande parte dos europeus conhecia apenas o Extremo oriente por meio de relatos; como o do viajante veneziano Marco Pólo, que partiu de sua cidade em 1271, acompanhando  seu pai e seu tio em uma viagem àquela região.
A América e a Oceania eram totalmente desconhecidas pelos europeus.
Mesmo as informações de que os europeus dispunham sobre muitas das regiões conhecidas eram imprecisas e estavam repletas de elementos fantasiosos.
Durante os séculos XV e XVI, exploradores europeus, mas principalmente portugueses e espanhóis, começaram a aventurar-se pelo “mar desconhecido”, isto é, pelo oceano Atlântico e também  pelo Pacífico e Índico dando início à chamada Era das Navegações e Descobrimentos Marítimos.


Os objetivos
No século XV, os países europeus que quisessem comprar especiarias (pimenta, açafrão, gengibre, canela e outros temperos), tinham que recorrer aos comerciantes de Veneza ou Gênova, que possuíam o monopólio destes produtos. Com acesso aos mercados orientais - Índia era o principal - os burgueses italianos cobravam preços exorbitantes pelas especiarias do oriente. O canal de comunicação e transporte de mercadorias vindas do oriente era o Mar Mediterrâneo, dominado pelos italianos. Encontrar um novo caminho para as Índias era uma tarefa difícil, porém muito desejada. Portugal e Espanha desejavam muito ter acesso direto às fontes orientais, para poderem também lucrar com este interessante comércio.
Um outro fator importante, que estimulou as navegações nesta época, era a necessidade dos europeus de conquistarem novas terras. Eles queriam isso para poder obter matérias-primas, metais preciosos e produtos não encontrados na Europa. Até mesmo a Igreja Católica estava interessada neste empreendimento, pois, significaria novos fiéis.
Os reis também estavam interessados, tanto que financiaram grande parte dos empreendimentos marítimos, pois com o aumento do comércio, poderiam também aumentar a arrecadação de impostos para os seus reinos. Mais dinheiro significaria mais poder para os reis absolutistas da época.
   

1.   O que foram as Grandes Navegações?
2    2. Qual a relação entre as Grandes Navegações e o comércio no fim da Idade Média?
3    3. Os europeus não sabiam que existia outros continentes além do europeu e da Ásia?
4    4. O que as Grandes Navegações tem a ver com a chegada dos europeus na América?
5  5. Por que era importante para os europeus dominar o continente americano e sua população? Como isso se relaciona com o comércio na Europa na época?





Observe as imagens abaixo e responda as perguntas subsequentes:





6 6. Descreva a primeira imagem, que se refere a grupos indígenas isolados na Amazônia na atualidade: quantas pessoas aparecem? Como estão vestidas? O que estão fazendo? Por que estariam tendo essas ações?
7 7. Descreva a segunda imagem, que é uma pintura do século XIX e se refere a chegada dos portugueses no Brasil: quantas pessoas aparecem? Como estão vestidas? O que estão fazendo? Por que estariam tendo essas ações?
8 8.  Como o pintor da segunda imagem sabia o que haveria acontecido tantos séculos antes da sua pintura? Será que a pintura dele é a verdade absoluta sobre o que aconteceu na chegada dos europeus? O que você imagina?
9 9. Quais as semelhanças entre a fotografia e a pintura?
1 10. Podemos dizer que as Grandes Navegações tiveram impactos positivos ou negativos? Para quem?



Boa quinzena para todos!! Quem puder, envie as respostas para o e-mail patrifarias@gmail.com

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