2ª ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2º BIMESTRE
PROFª WADILA MEDEIROS
Nome_____________________8ºA
Data______________
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – “JU
(SUAVE) DO (CAMINHO)
” Você já teve a oportunidade de conhecer sobre lutas em
anos anteriores. Agora é a hora de aprofundar seus conhecimentos acerca deste
tema. As lutas evidenciam as disputas corporais, nas quais os participantes
empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar,
desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço,
combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Dessa
forma, além das lutas presentes no contexto comunitário e regional, podem ser
contempladas as lutas brasileiras, bem como lutas de diversos países do mundo
(judô, aikido, jiu-jítsu, muay thai, boxe, boxe chinês, esgrima, kendo,
kenjutsu etc).
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e
Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
ATIVIDADE 1 – COMEÇAR “HAJIME” - (RA-
DI - MÊ)
Pensando nas lutas já vivenciadas em anos anteriores,
registre seus conhecimentos sobre as questões abaixo:
• Você já teve a oportunidade de praticar alguma luta? Qual?
• Você conhece as
regras específicas de alguma luta? Quais são elas?
ATIVIDADE 2 – PARE - “MATTE” - (MA -
TÊ)
Vamos aprofundar nossos conhecimentos sobre o Judô.
ESCOLHA APENAS UM TEMA E PESQUISE SOBRE :
– A história do Judô - Local de criação,
aspectos biográficos do seu idealizador e participação nas olimpíadas.
– Princípios básicos
do Judô - Os três princípios filosóficos do Judô, seus significados na vida
do praticante e graduação (faixas).
– Principais golpes
do Judô - Golpes de braço, golpes de perna, golpes de quadril e golpes de
solo (imobilizações, chaves de braço e estrangulamento).
– Principais cumprimentos do Judô - Saudações e vocabulário
de competição.
ATIVIDADE 4 – PEGA A FAIXA - “OBI”
Agora,
iremos vivenciar a atividade “Pega a Faixa” (OBI)
Em um
espaço delimitado na sua casa , onde o objetivo é pegar a faixa de seu
colega/irmão(a) e. Os jogadores devem
prender a fita no cós da calça ou bermuda, como se fosse um rabo.
Neste jogo de pega-pega, as crianças correm umas atrás das outras e tentam pegar a faixa que está com o amigo.
Neste jogo de pega-pega, as crianças correm umas atrás das outras e tentam pegar a faixa que está com o amigo.
Após a vivência, reflita sobre as
questões abaixo:
1. Quais
foram os principais movimentos presentes nas atividades?
2. As
atividades propostas podem ser associadas a algum tipo de luta? Qual?
3. Quais
foram as principais estratégias utilizadas para “atacar” ou “defender”?
4. Nas
vivências, algumas regras devem ser cumpridas? Por quê?
5. O
respeito na prática das lutas é importantíssimo. Por quê?
6. Quais
procedimentos de segurança precisam ser considerados para garantir a
integridade de todos?
ATIVIDADE 5 – AMORTECIMENTO DE QUEDA - “UKEMI”
- (U-QUE-MI)
A
habilidade de saber cair é importantíssima no Judô. Nesta atividade, vamos
praticar os “UKEMIS” do Judô.
• USHIRO UKEMI - sente-se no colchonete,
estenda seus pés e braços e mantenha sua coluna ereta. Na primeira fase de
movimento desta queda, você deve se deitar no chão com suas costas, mantendo as
pernas e braços estendidos para cima, sem encostar sua cabeça no chão. Na
segunda fase, você deverá bater seus braços e palmas das mãos no colchonete.
• MAE UKEMI - na primeira fase do movimento
desta queda você deve ajoelhar-se no colchonete e manter a coluna ereta e os
braços juntos ao corpo, com a palma das mãos e antebraços virados para frente.
Na segunda fase, você deverá bater braços e palmas das mãos no colchonete sem
encostar o tronco no chão.
• YOKO UKEMI - deite-se no colchonete de
forma a ficar de lado, estenda a perna e o braço, a palma da mão mais próxima
ao chão, à outra perna fica flexionada, e o outro braço fica flexionado sobre o
tronco. Na primeira fase do movimento, você deve trocar o lado em que está
deitado, estender a perna que está flexionada, e bater no colchonete o braço
que estava sobre o tronco.
Após ter vivenciado
alguns “UKEMI”, escreva
em seu caderno sobre a sua
importância na prática de Judô.
Orientações:
Apenas Leia.
1. Assista as aulas de Educação Física do
Centro de Mídias desta semana pelo aplicativo ou pelo canal da TV Educação.
• ATENÇÃO:
Prepare seu material com antecedência (
Caderno do Aluno do São Paulo Faz Escola, lápis e borracha).
2. Anote a data e o Tema da aula, resolva as
atividades dadas em seu caderno e registre suas dúvidas.
3. Participe da interação semanal pelo grupo
de whatsapp.
4- Plantão de dúvidas QUINTA – FEIRA 15H00ÁS
18H00
Nenhum comentário:
Postar um comentário