Páginas

segunda-feira, 29 de junho de 2020


2ª ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2º BIMESTRE
PROFª WADILA MEDEIROS
Nome_____________________8ºA Data______________

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – “JU (SUAVE) DO (CAMINHO)
” Você já teve a oportunidade de conhecer sobre lutas em anos anteriores. Agora é a hora de aprofundar seus conhecimentos acerca deste tema. As lutas evidenciam as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Dessa forma, além das lutas presentes no contexto comunitário e regional, podem ser contempladas as lutas brasileiras, bem como lutas de diversos países do mundo (judô, aikido, jiu-jítsu, muay thai, boxe, boxe chinês, esgrima, kendo, kenjutsu etc).
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.


ATIVIDADE 1 – COMEÇAR “HAJIME” - (RA- DI - MÊ)
Pensando nas lutas já vivenciadas em anos anteriores, registre seus conhecimentos sobre as questões abaixo:
• Você já teve a oportunidade de praticar alguma luta? Qual?
 • Você conhece as regras específicas de alguma luta? Quais são elas?



ATIVIDADE 2 – PARE - “MATTE” - (MA - TÊ)
Vamos aprofundar nossos conhecimentos sobre o Judô.
ESCOLHA APENAS UM TEMA E PESQUISE SOBRE :
 A história do Judô - Local de criação, aspectos biográficos do seu idealizador e participação nas olimpíadas.
Princípios básicos do Judô - Os três princípios filosóficos do Judô, seus significados na vida do praticante e graduação (faixas).
Principais golpes do Judô - Golpes de braço, golpes de perna, golpes de quadril e golpes de solo (imobilizações, chaves de braço e estrangulamento).
– Principais cumprimentos do Judô - Saudações e vocabulário de competição.


ATIVIDADE 4 – PEGA A FAIXA - “OBI”
Agora, iremos vivenciar a atividade “Pega a Faixa” (OBI)
Em um espaço delimitado na sua casa , onde o objetivo é pegar a faixa de seu colega/irmão(a)  e. Os jogadores devem prender a fita no cós da calça ou bermuda, como se fosse um rabo.

Neste jogo de pega-pega, as crianças correm umas atrás das outras e tentam pegar a faixa que está com o amigo.
Após a vivência, reflita sobre as questões abaixo:
1. Quais foram os principais movimentos presentes nas atividades?
2. As atividades propostas podem ser associadas a algum tipo de luta? Qual?
3. Quais foram as principais estratégias utilizadas para “atacar” ou “defender”?
4. Nas vivências, algumas regras devem ser cumpridas? Por quê?
5. O respeito na prática das lutas é importantíssimo. Por quê?
6. Quais procedimentos de segurança precisam ser considerados para garantir a integridade de todos?



 ATIVIDADE 5 – AMORTECIMENTO DE QUEDA - “UKEMI” - (U-QUE-MI)
A habilidade de saber cair é importantíssima no Judô. Nesta atividade, vamos praticar os “UKEMIS” do Judô.
USHIRO UKEMI - sente-se no colchonete, estenda seus pés e braços e mantenha sua coluna ereta. Na primeira fase de movimento desta queda, você deve se deitar no chão com suas costas, mantendo as pernas e braços estendidos para cima, sem encostar sua cabeça no chão. Na segunda fase, você deverá bater seus braços e palmas das mãos no colchonete.
• MAE UKEMI - na primeira fase do movimento desta queda você deve ajoelhar-se no colchonete e manter a coluna ereta e os braços juntos ao corpo, com a palma das mãos e antebraços virados para frente. Na segunda fase, você deverá bater braços e palmas das mãos no colchonete sem encostar o tronco no chão.
• YOKO UKEMI - deite-se no colchonete de forma a ficar de lado, estenda a perna e o braço, a palma da mão mais próxima ao chão, à outra perna fica flexionada, e o outro braço fica flexionado sobre o tronco. Na primeira fase do movimento, você deve trocar o lado em que está deitado, estender a perna que está flexionada, e bater no colchonete o braço que estava sobre o tronco.
 Após ter vivenciado alguns “UKEMI”, escreva em seu caderno sobre a sua importância na prática de Judô.



Orientações: Apenas Leia.
1. Assista as aulas de Educação Física do Centro de Mídias desta semana pelo aplicativo ou pelo canal da TV Educação.
• ATENÇÃO:
Prepare seu material com antecedência ( Caderno do Aluno do São Paulo Faz Escola, lápis e borracha).
2. Anote a data e o Tema da aula, resolva as atividades dadas em seu caderno e registre suas dúvidas.
3. Participe da interação semanal pelo grupo de whatsapp.
4- Plantão de dúvidas QUINTA – FEIRA 15H00ÁS 18H00
5-Registro das atividades e exercícios enviado por email- professora.wadilamedeiros@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário