Páginas

segunda-feira, 29 de junho de 2020


2ª Atividade de Ed.Física 2º Bimestre
Profª Wadila Medeiros


Nome______________________________________6ºA,B,C  Data______________

ATIVIDADE 2 – A DANÇA E SEUS RITMOS
Nessa atividade você irá experimentar vários ritmos. Não importa se você sabe dançar, o importante é que dançar faz bem ao corpo e à alma. Você está preparado(a)? Vamos começar!
Após a vivência, analise as seguintes questões e responda no seu caderno:
1. Você conhecia os ritmos vivenciados durante a aula? Qual você se identificou mais?
2. Quais ritmos você sentiu mais dificuldade em realizar? Por quê?
3. O que muda quando as músicas são trocadas?
4. Após observar os seus colegas dançando, você acredita que é possível todos dançarem? Justifique?_


ATIVIDADE 3 – OS DIFERENTES ESTILOS DE DANÇAS
TEXTO: DANÇA COMO LINGUAGEM UNIVERSAL
A dança é uma manifestação artística que geralmente é acompanhada por música, podendo acontecer independente do som que se ouve ou sem ele. Na pré-história, a dança surgiu antes mesmo da fala, como uma das primeiras ferramentas de comunicação humana. As primeiras demonstrações expressivas do ser humano foram executar movimentos de bater os pés no chão. Aos poucos foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo posteriormente outros ritmos, como utilizar as mãos por meio das palmas. No antigo Egito, a dança era praticada em rituais religiosos, com o intuito de agradecer, pedir proteção e favores aos deuses. Já na Grécia, a dança favorecia as lutas e a conquista da perfeição do corpo. Com o passar do tempo, a dança ganhou espaço em diversos segmentos, inclusive no esporte, como nos primeiros Jogos Olímpicos da Grécia em 1896, onde foi celebrado com vários tipos de dança da época. Com a miscigenação dos povos, os conhecimentos culturais foram se difundindo e várias danças foram sendo criadas e divulgadas por todo mundo.
Fonte: Dança como linguagem universal. PAZIAN, Adriana; SANTOS, Tiago, 2019

Após a leitura do texto, analise a seguinte questão e responda no seu caderno:
1-De que maneira a dança envolve as pessoas?




ATIVIDADE 4 – QUE ÉPOCA É ESSA?
NA TRILHA DO CONHECIMENTO…
É a hora da pesquisa! Chegou a hora de realizar uma reflexão sobre as principais Danças de cada época e suas principais características. A seguir, anote no quadro suas respostas.
DÉCADA
DANÇA
CARACTERÍSTICA
1970


1980


1990


2000


2010



Não se esqueça de registrar as semelhanças e diferenças  das danças de cada época no seu caderno.



ATIVIDADE 5 – DANÇAS URBANAS OU DANÇAS DE RUA?
Agora que você já experimentou alguns ritmos, terá a oportunidade de experimentar, fruir, planejar e recriar as danças urbanas, como o Hip Hop. Vamos aprofundar nossos conhecimentos acerca deste tema. Será que você conhece ou já ouviu falar do Hip Hop? Vamos começar!



TEXTO - O UNIVERSO DO HIP HOP
O Hip Hop é considerado uma cultura popular que surgiu na periferia de Nova York, mais precisamente no sul do Bronx, na década de 1970, formados em sua maioria por negros e latinos com a intenção de buscar uma solução para os problemas sociais. É um movimento social urbano, reivindicando as questões sociais da comunidade por meio de letras questionadoras, danças, pinturas e poesias. O DJ norte-americano Afrika Bambaataa (nome artístico de Kevin Donovan), líder da Zulu Nation, é considerado o fundador do Hip Hop, unindo diferentes sons de vários estilos musicais, como funk, música eletrônica e o rap. Na cultura Hip Hop, as apresentações são caracterizadas por uma espécie de competição, chamada “batalha”, “racha” ou “rinha”, em que os b-boys e as b-girls competem em uma roda, apresentando a sua coreografia e simulando um desafio. Suas primeiras manifestações culturais no Brasil começaram em São Paulo, nos anos de 1980, por meio do encontro de jovens da periferia no centro da cidade. Os ritmos são marcados e utilizam sons eletrônicos. Atualmente, o basquete de rua, o skate e os patins foram agregados a essa manifestação. O Hip Hop é um estilo de vida, uma cultura a ser seguida.
Os quatro elementos que compõem o Hip Hop são:
• MC – mestre de cerimônia ou apresentador do evento;
• DJ – Disc jockey, responsável pela produção musical;
• Grafiteiro – realiza a expressão gráfica da “cultura de rua”;
• B-boy e B-girl - Abreviação para “Break Boy”, “Beat Boy” ou “Bronx Boy” - dançarino de rua.
Fonte: Dança como linguagem universal. PAZIAN, Adriana; SANTOS, Tiago, 2019




Após a leitura do texto responda as questões:
 1 – Em que década surgiu o movimento?
 2 – Qual era o perfil social das pessoas que organizaram o Hip Hop?
 3 – Qual era o objetivo do Hip Hop? Que tal criar um quadrinho sobre a História do Hip Hop?




Orientações: Apenas Leia.
1. Assista as aulas de Educação Física do Centro de Mídias desta semana pelo aplicativo ou pelo canal da TV Educação 2.3 .
• ATENÇÃO:
Prepare seu material com antecedência ( Caderno do Aluno do São Paulo Faz Escola, lápis e borracha).
2. Anote a data e o Tema da aula, resolva as atividades dadas em seu caderno e registre suas dúvidas.
3. Participe da interação semanal pelo grupo de whatsapp.
4. Plantão de dúvida Quinta- feira 13h00 ás 14h00 Via Whatsapp.
5-Registro das atividades e exercícios enviado por email- professora.wadilamedeiros@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário