Páginas

terça-feira, 23 de junho de 2020

ATIVIDADE GEOGRAFIA 9° ANO


ATIVIDADE SEMANAL – GEOGRAFIA

PROFESSORES: Marcelo Batista / Vinícius José                TURMAS: 9ºA,B,C,D,E,F

Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.

Globalização:

O termo “globalização” passou a ser utilizado de forma mais frequente a partir da década de 1960 e desde então não possui uma definição única aceita. De forma geral globalização pode ser definida como uma maior integração e intensificação entre os países e as pessoas em um processo que abrange aspectos políticos, econômicos e sociais. Dentre suas características figuram a ligação à localidades distantes, impulsionamento do comércio mundial com movimentação de capital, avanços dos meios de comunicação e de transporte (HIRST THOMPSON, 1998; GIDDENS, 1991).

Mundialização:

O termo é constantemente utilizado como sinônimo de globalização. Mas autores como o historiador e cientista político René Dreifuss (1996), e o sociólogo Renato Ortiz (1994) se referem a ele como um processo que envolve a cultura, associado principalmente aos modos de viver e pensar. Sendo assim, para esta aula o termo mundialização estará relacionado às mudanças, incorporações e assimilação de hábitos e costumes de outros lugares.

Internacionalização:

Corresponde ao aumento das trocas econômicas envolvendo aspectos políticos e culturais que resultam na ampliação das fronteiras nacionais, ou seja, no aumento da extensão geográfica (HAESBAERT; LIMONAD, 2007). No Brasil a aplicação do conceito perpassa por várias áreas e acaba por resultar uma série de relações internacionais, principalmente na atuação de empresas no exterior e nas últimas décadas envolvendo também setores da educação, tanto do ensino superior, como de escolas particulares de ensino fundamental e médio.

Nas empresas essas relações acontecem quando ela passa a comercializar os seus produtos e serviços em mercados externos por meio de exportação e abertura de lojas em outros países, por exemplo. Já as universidades passaram a praticar intercâmbios, aceitar dupla titulação, desenvolvimento de projetos em parceria com universidades estrangeiras, dentre outros programas que envolvem dois ou mais países. Nas escolas particulares de ensino fundamental e médio a internacionalização acontece quando disponibilizam ensino bilíngue, programa High School, na qual o aluno cursa uma parte ou todo o ensino médio em uma instituição de ensino no exterior, além de exames de proficiência de língua estrangeira.

 

FONTE:https://novaescola.org.br/plano-de-aula/6002/diferenciar-internacionalizacao-mundializacao-e-globalizacao - acesso 22/06/2020

 


ATIVIDADES DE REFLEXÃO

 

1)    Diante do uso dos termos globalização, mundialização e internacionalização, qual é a diferença entre as expressões.

2)    Qual a característica predominante de cada um deles?

3)    Analise os textos a seguir, identificando MUNDIALIZAÇÃO / GLOBALIZAÇÃO / INTERNACIONALIZAÇÃO:



TEXTO 1





TEXTO 2



TEXTO 3

TEXTO 4



1)    Pesquise os processos de mundialização e internacionalização que acontecem no Brasil.

2)    Cite exemplos de mundialização e internacionalização presentes em seu bairro ou região.

 






























































Nenhum comentário:

Postar um comentário