Páginas

segunda-feira, 22 de junho de 2020


ATIVIDADE DE HISTÓRIA 9F – PROFA. PATRICIA
SEGUNDA QUINZENA - JUNHO/2020

NOME: _____________________________   N°_____      9°____  DATA:______

Leia o texto abaixo, assista o vídeo e responda as perguntas subsequentes:



A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Depois da Independência, o acontecimento político mais importante do Brasil foi a proclamação da República, em 1889. O regime republicano veio atender às transformações socioeconômicas do país nas últimas décadas do século XIX.
Fatores que contribuíram para a proclamação
A monarquia brasileira entrou em crise ao longo das décadas de 1870 e 1880, em razão das mudanças estruturais que ocorreram nesse período no Brasil. O regime monárquico tomou-se incapaz de atender às novas demandas nacionais.
Alguns dos principais problemas que colaboraram para essa crise foram:
·       a questão religiosa: interferência de dom Pedro II nos assuntos religiosos;
·       a questão militar: críticas ao governo feitas por militares;
·       a questão social: abolicionismo e aspiração das classes médias urbanas por liberdade e maior participação política;
·       a questão política: oposição de setores da nova elite agrária brasileira à monarquia e desejo de maior poder político pela via republicana e pelo federalismo.
Com a proibição do tráfico de escravos pela Inglaterra em 1850, o imperador se viu em situação difícil, pois isso prejudicava os proprietários de terra, e não se poderia mudar rapidamente o modelo econômico para uma adequação às exigências externas, já que o país era basicamente agrícola. As elites agrárias, descontentes com as medidas antitráfico, assumiram oposição ao Império.
Outro fator decisivo para a proclamação foi a Guerra do Paraguai. Os militares passaram a exigir privilégios e poder de decisão nos rumos políticos do Império, o que não aconteceu. Ao mesmo tempo, as ideias positivistas passaram a circular nesse meio, combatendo a monarquia.
 A proclamação da república ocorreu em 15 de novembro de 1889.
 PRIMEIRO PERÍODO REPUBLICANO
Após a proclamação da República, o governo brasileiro foi ocupado inicialmente pelos militares (de 1889 até 1894) e, depois, por representantes civis das elites de São Paulo e Minas Gerais (de 1894 a 1930). Esse período, de 1889 a 1930, costuma ser denominado República Velha ou Primeira República.
No período militar, também denominado República da Espada, predominou a política centralizadora, em que o presidente concentrava grande poder.
No período civil, também denominada República das Oligarquias, prevaleceu o federalismo descentralizado, que concedia autonomia aos estados.


A Constituição de 1891
Em 1891 foi promulgada a primeira Constituição Republicana do Brasil, inspirada na Constituição dos Estados Unidos da América. Tratava-se de uma Carta republicana, federativa e presidencialista. Apesar de conceder autonomia aos estados, preservava os poderes da União. Estabeleceu o regime representativo, segundo o qual a população escolhia seus representantes por meio do voto aberto e direto. O voto não era obrigatório, e não podiam votar os analfabetos, as mulheres, os soldados, os mendigos, os religiosos de ordens monásticas e os menores de idade.
A Constituição, além de estabelecer a separação entre a Igreja e o Estado, determinava que os membros da Assembleia Constituinte elegeriam o primeiro presidente da República. O eleito foi o marechal Deodoro da Fonseca, que ocupava o cargo de presidente do Governo Provisório instalado após a proclamação da República.

1 1. O que foi a proclamação da república?
2 2. Qual a relação entre a proibição do tráfico de pessoas e o fim da escravidão com a proclamação da república?
3 3. Qual a relação da guerra do Paraguai com a proclamação da república?
4 4. Quais as semelhanças entre a constituição de 1891 e a nossa constituição atual?
5 5. Quais as diferenças entre a constituição de 1891 e a nossa constituição atual?

   Agora observe a charge abaixo para responder as próximas perguntas:





6 6.  Descreva a imagem acima: quantas pessoas? Como estão vestidas? A que classe sociais possivelmente pertencem? Que objetos aparecem?
7 7.  O que está escrito na “carta”? Como se relaciona com o tema da proclamação da república no Brasil?
8 8. A partir da imagem, podemos dizer que todas as classes sociais participaram da proclamação da república? Por quê?
9 9. A partir da imagem, podemos dizer que a proclamação da república foi importante para todos os brasileiros? Por quê?
   10. A partir do texto lido e da imagem, podemos dizer que o fato do Brasil ser uma república é importante para você hoje? Por quê?



Boa sorte para tod@s!!! Ah, e mandem respostas para o meu e-mail: patrifarias@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário