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segunda-feira, 4 de maio de 2020

Atividades Tecnologia 8° anos C, D,E,F

Boa tarde alunos

 Meu nome é Cibele sou professora de Tecnologia, infelizmente devido a pandemia ainda não foi possível nos conhecermos pessoalmente, mas estou enviando as atividades para que vocês já iniciem na nova disciplina que é muito importante nos dias atuais, qualquer dúvida esclareço para vocês, ok?
Bons estudos !!!

Roteiro de Atividades - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Profª Cibele Cristine
Orientações: 8º anos C, D,E,F
1. As atividades deverão ser entregues conforme orientações.
2.Qualquer dúvida entrar em contato pelo e-mail a seguir: ccristine@prof.educacao.sp.gov.br WhatsApp (11) 945662785

 Período: 27 a 30/04

CIDADANIA DIGITAL

Cidadania digital é o uso da tecnologia de forma responsável. É direito e dever de todos saber usar corretamente as inovações tecnológicas que surgem ao nosso redor. Mesmo que a internet seja algo invisível ela não está livre de regras, leis e consequências. Coloque sempre a configuração no privado. TUDO O QUE VOCÊ FAZ NA INTERNET DEIXA UM CAMINHO COMO SE FOSSE O SEU RASTRO.. Ciberativismo utiliza as redes como Facebook, Twitter, YouTube, e-mail e podcasts para propagar ideias como instrumento de ativismo digital sobre determinado tema. Tecnologia assistiva agrupa dispositivos, técnicas e processos para prover assistência, reabilitação e melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. Mesm0 que a internet seja algo invisível ela não está livre de regras, leis e consequências. Coloque sempre a configuração no privado. TUDO O QUE VOCÊ FAZ NA INTERNET DEIXA UM CAMINHO COMO SE FOSSE O SEU RASTRO..

Contextualizando

Cite um exemplo de como você pratica a cidadania digital:
Cite um exemplo de ciberativismo:
Cite um exemplo de tecnologia assistiva:

ELABORANDO UMA NARRATIVA DIGITAL

 Vamos aqui retomar a atividade anterior e a relação que temos com a tecnologia para produzir uma narrativa digital. A narrativa digital é uma história que você conecta usando algum formato digital. Pode ser por meio de um áudio, de um  conjunto de tweets ou fotos online.

1. De que modo a tecnologia que você utiliza pode contribuir para um cotidiano melhor?
2. Como a tecnologia pode impactar, de maneira positiva e de maneira negativa, a sua aprendizagem?
3. Como a tecnologia pode te influenciar a querer seguir estudando?

Período: 04/05 a 08/05

TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC)

O ser humano sempre buscou maneiras de ultrapassar seus obstáculos e assim, foi desenvolvendo diversos instrumentos para sanar suas necessidades. Podemos citar como exemplo a descoberta do fogo, a invenção da roda, das máquinas a vapor, até chegar ao uso das tecnologias digitais como ferramentas que auxiliam no desenvolvimento e na participação social. Estamos vivenciando um momento singular da humanidade, com mudanças aceleradas, na forma de viver e de se comunicar, proporcionadas pelos avanços tecnológicos das últimas décadas. Isso cria condições para a ascensão de uma cultura digital que, vale lembrar, não se constitui apenas pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), assim como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), são compreendidas como um conjunto de equipamentos, programas e mídias que utilizam aplicações tecnológicas, abrangendo os sistemas operacionais, a internet e suas redes. Essa cultura se encontra em constante mudança e recriação, associada a múltiplas culturas, reconfigurando os conhecimentos, as relações, os espaços e os fluxos, oferecendo ganhos, oportunidades, riscos e desafios, gerando mudanças nas relações sociais, no trabalho, na produção da ciência, nos modos de aprender e se relacionar, possibilitando novas perspectivas da realidade, perpassando as instâncias da educação, a prática pedagógica e o currículo, exigindo dos educadores uma atitude mediadora e reflexiva para formar crianças, jovens e adolescentes mais engajados e protagonistas.
 Novos conceitos
 Nesse sentido, também se faz necessário pensar sobre o próprio conceito de tecnologia, que pode ser compreendido como meios e instrumentos que implicam o domínio das atividades humanas.
Atividades “plugadas” - com uso do computador e dispositivos móveis
Atividades “desplugadas” - sem o uso do computador, isto é, através de materiais alternativos e/ou de baixo custo, como garrafas PET, papelão e outros itens recicláveis.

Qual seu aprendizado do dia?

Período: 11/05 a 15/05

CYBERBULLYING

O cyberbullying é a prática da intimidação, humilhação, exposição vexatória, perseguição, calúnia e difamação por meio de ambientes virtuais, como redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens. A incidência maior de casos de cyberbullying ocorre entre os adolescentes, porém há um número considerável de jovens adultos que utilizam essa prática criminosa. A palavra cyberbullying consiste na junção de duas palavras da língua inglesa, bullying e cyber. Cyber é uma contração da palavra cybernetic (cibernético), que se refere, na Teoria da Comunicação, àquilo que está ligado à rede de informação e comunicação, mais precisamente, ao âmbito da internet. Já a palavra bullying é formada a partir da palavra inglesa bully, que significa valentão, acrescida do sufixo “ing”, que indica continuidade da ação exposta em um verbo O bullying é uma forma de agressão física, verbal e psicológica que se mostra sistemática e contínua, fazendo com que um indivíduo ou um grupo ataque sistematicamente uma vítima com base em sua aparência ou no seu comportamento, que em geral não está enquadrado no padrão de normalidade estabelecido pelo grupo social. O cyberbullying, por sua vez, é a extensão da prática do bullying do ambiente físico para o plano virtual. Enquanto o bullying entre adolescentes é largamente praticado no ambiente escolar, o cyberbullying ultrapassa qualquer fronteira física, tirando da vítima qualquer possibilidade de escapar dos ataques, que acontecem o tempo todo por meio, principalmente, das redes sociais e dos aplicativos de mensagens. Podem ser consideradas cyberbullying ações como: ● exposição de fotografias ou montagens constrangedoras; ● divulgação de fotografias íntimas; ● críticas à aparência física, à opinião e ao comportamento social de indivíduos repetitivamente.

Os agressores geralmente usam de perfis falsos (fakes), acreditando estarem totalmente protegidos quanto à sua identidade real, ou simplesmente se manifestam pelo meio virtual por não ter que encarar a sua vítima pessoalmente.

QUESTÕES (COPIAR AS QUESTÕES NO CADERNO E RESPONDER)

 1. O que é Cyberbullying?
 2. Fale sobre empatia pelas pessoas.
 3. Fale sobre pontos mais relevantes sobre Cyberbullying.
 4. Como utilizar a internet com responsabilidade?
 5. O que uma ação como essa pode trazer para nossa formação?














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