Roteiro De Estudo -7º ano Matemática
Profª Daniela (27/04 a 29/05)
Números de Aula a que equivalem 6
H02 - Estabelecer
relações entre números naturais tais como “ser múltiplo de”, “ser divisor de” e
reconhecer números primos e números compostos. Atividades a serem realizadas
Apostila Aprender e Saber e exercícios complementares.
Roteiro de aula (7° c) semana 27/04 a 30/04 ( aula 1
e 2 )
ATIVIDADE 1 – INVESTIGANDO A TÁBUA DE PITÁGORAS
(MULTIPLICAÇÃO) VOCE CONHECE A TABUA DE PITAGORAS
tabuada, é o primeiro passo pra quem quer aprender matemática, assim que
entramos na escola (ensino fundamental), uma das primeiras coisas que
aprendemos, é justamente a tabuada, pois ela não se aplica apenas as contas
matemáticas, mas sim ao nosso dia a dia.
Preencha o quadro a seguir,
observando os resultados.
X |
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consegue perceber alguns
padrões? Se sim, quais?
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Link para ajuda na resolução
de Exercícios
https://www.youtube.com/watch?v=pI5n1FpFKYc
https://www.youtube.com/watch?v=uqS1pXid3lQ
Roteiro de aula (7° c) semana 27/04 a 30/04 ( aula 3
e 4 )
ATIVIDADE
2 – DESCOBRINDO MÚLTIPLOS COMUNS NO QUADRO NUMÉRCO.
consegue perceber alguns
padrões? Se sim, quais?
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Roteiro de aula (7° c) semana 27/04 a 30/04 ( aula 5
e 6 )
a. Eratóstenes
Construa o Crivo de conforme orientações.
1 |
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99 |
100 |
.
1. Riscar o
número 1.
2. Riscar
todos os múltiplos de 2, maiores que 2.
3. Riscar
todos os múltiplos de 3, maiores que 3.
4. Riscar
os múltiplos do próximo número que não foi riscado, exceto ele próprio que será
o número 5, e assim por diante.
c. Registre
no quadro, a seguir, os números que ficaram sem riscar.
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d. Observe
os números do quadro. Existe nele alguma particularidade?
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https://www.youtube.com/watch?v=H4nOTvsv1JM
https://www.youtube.com/watch?v=oPdulQ-ZrFY
Roteiro de aula (7° c) semana 05/05 a 08/05 ( aula 7
e 8)
POTENCIAÇÃO
Consideremos uma multiplicação em que todos os
fatores são iguais
Exemplo
5x5x5, indicada por 5³
ou seja , 5³= 5x5x5=125
onde :
5 é a base (fator que se repete)
3 é o expoente ( o número de vezes que
repetimos a base)
125 é a potência ( resultado da operação)
Outros
exemplos :
a) 7²= 7x7=49
b) 4³= 4x4x4=64
c) 5⁴= 5x5x5x5=625
O expoente 2 é chamado de quadrado
O expoente 3 é chamado de cubo
O expoente 4 é chamado de quarta potência.
O expoente 5 é chamado de quinta potência.
Assim:
a) 7² Lê-se: sete elevado ao quadrado
b) 4³ Lê-se: quatro elevado ao cubo
c) 5⁴Lê-se: cinco elevado a quarta potência
Por convenção temos que:
1) todo o número elevado ao expoente 1 é igual
à própria base,
exemplo
a) 8¹ = 8
b) 5¹ = 5
c) 15¹ = 15
2) todo o número elevado ao expoente zero é
igual a 1
exemplo
a) 8º=1
b) 4º=1
Roteiro de aula semana 05/05 a 08/05 ( aula 9 e 10)
Exercicios
atividade 1
1) Em 7² = 49, responda:
a) Qual é a base?
b) Qual é o expoente?
c) Qual é a potência?
2) Escreva na forma de potência:
a) 4x4x4= (R: 4³)
b) 5x5 =
c) 9x9x9x9x9=
d) 7x7x7x7 =
e) 2x2x2x2x2x2x2=
f)
cxcxcxcxc=
3)
Calcule a potência:
7²= 7x7=49
a) 3² =
b) 8² =
c) 2³=
d) 3³ =
e) 6³ =
f) 2⁴ =
g) 3⁴ =
h) 3⁵ =
i) 1⁴ =
j) 0⁴ =
l) 1⁵ =
m)
10² =
Roteiro de aula semana
12/05 a 15/05 ( aula 11 e12)
4) Calcule as potências:
a)40² =
b)32² =
c)15³ =
d) 30³=
e) 11⁴ =
f) 300² =
g) 100³ =
h) 101² =
5) Calcule as Potências:
a)
11² =
b) 20² =
c) 17² =
d) 0² =
e) 0¹ =
f) 1⁶ =
g) 10³ =
h) 470¹ =
i) 11³ =
j) 67⁰ =
k) 1³⁰ =
l) 10⁵ =
m) 1⁵ =
n) 15³ =
o)
1² =
p) 1001⁰=
Roteiro de aula semana
12/05 a 15/05 ( aula 13e 14 )
PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO
Primeira propriedade
https://www.youtube.com/watch?v=tPni4k_wT0g&feature=youtu.be&t=11m28s
Multiplicação de potências de mesma base
Ao multiplicar potências de mesma base, repetimos a base e somamos
os expoentes.
exemplos
3² x 3⁵ = 3²⁺⁵ = 3⁷
conclusão:
conservamos a base e somamos os expoentes.
EXERCÍCIOS
1) Reduza a uma só potência
3² x 3⁵ = 3²⁺⁵ = 3⁷
a) 4³ x 4 ²=
b) 7⁴ x 7⁵ =
c) 2⁶ x 2²=
d) 6³ x 6 =
e) 3⁷ x 3² =
f) 9³ x 9 =
g) 5 x 5² =
h) 7 x 7⁴ =
i) 6 x 6 =
j) 3 x 3 =
l) 9² x 9⁴x 9 =
m) 4 x 4² x 4 =
n) 4 x 4 x=
2) Reduza a uma só potência:
a) 7² x 7⁶ =
b) 2² x 2⁴=
c) 5 x 5³ =
d) 8² x 8 =
e) 3⁰ x 3⁰ =
f) 4³ x 4 x 4² =
g) a² x a² x a² =
h) m x m x m² =
Roteiro de aula (7° c)
semana 12/05 a 15/05 ( aula 15 e 16)
Segunda potencia
am :
an =
am – n
Divisão de potências de mesma base: conserva a
base e subtrai os expoentes.
EXERCÍCIOS
1) Reduza a uma só potência
a) 7⁶ ÷7² =
b) 2⁴ ÷2²
=
c) 5³ ÷5³ =
d) 8²÷ 8 =
e) 3⁰ ÷3⁰ =
f) 4³ ÷4
=
g) a² ÷a²
=
Roteiro de aula semana 19/05 a 22/05 ( aula 17 e 18)
Teceira Propriedade
Potência
de Potência
Ao elevar uma potência a um outro expoente,
repetimos a base e multiplicamos os expoentes.
(7²)³ =
7²΄³ = 7⁶
conclusão:
conservamos a base e multiplicamos os expoentes.
EXERCÍCIOS
1) Reduza a uma só potência:
a) (5⁴)²
b) (7²)⁴
c) (3²)⁵
d) (4³)²
e) (9⁴)⁴
f) (5²)⁷
g) (6³)⁵
h) (a²)³
i) (m³)⁴
j) (m³)⁴
k) (x⁵)²
l) (a³)⁰
m) (x⁵)⁰
Roteiro de aula (7° c) semana 19/05 a 22/05 ( aula 19
e 20)
2) Reduza a uma
só potência:
a) (7²)³ =
b) (4⁴)⁵ =
c) (8³)⁵ =
d) (2⁷)³ =
e) (a²)³ =
f) (m³)⁴ =
g) (a⁴)⁴ =
h) (m²)⁷ =
EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM
POTENCIAÇÃO
Para resolver uma
expressão numérica, efetuamos as operações obedecendo à seguinte ordem :
1°) Potenciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e Subtrações
EXEMPLOS
1) exemplo
5 + 3² x 2 =
= 5 + 9 x 2 =
= 5 + 18 =
= 23
2) exemplo
7² - 4 x 2 + 3 =
= 49 – 8 + 3 =
= 41 + 3 =
= 44
Há expressões onde aparecem os sinais de
associação e que devem ser eliminados nesta ordem:
1°) parênteses ( )
2°) colchetes [ ]
3°) chaves { }
exemplos
1°) exemplo
40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
= 40 – [5² + ( 8 - 7 )]
= 40 – [25 + 1 ]=
=40 – 26 =
2°)
exemplo
50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 )
+ 5 x 2 ] } =
= 50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
= 50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
= 50 – { 15 +12 } =
= 50 – 27 =
= 23
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