Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2020

Atividade 8 ano profª Daniela matemática




         Roteiro De Estudo -8º ano Matemática Profª Daniela(27/04 a 29/05)
                                                 Números de Aula a que equivalem 
H02 - Estabelecer relações entre números naturais tais como reconhecer números primos e números compostos. Atividades a serem realizadas Apostila Aprender e Saber e exercícios complementares.

Roteiro de aula (8°a e b)semana 28/04 a  30/04( aula 1 e 2 )

ATIVIDADE  1 – INVESTIGANDO A TÁBUA DE PITÁGORAS (MULTIPLICAÇÃO) VOCE CONHECE A TABUA DE PITAGORAS.
tabuada, é o primeiro passo pra quem quer aprender matemática, assim que entramos na escola (ensino fundamental), uma das primeiras coisas que aprendemos, é justamente a tabuada, pois ela não se aplica apenas as contas matemáticas, mas sim ao nosso dia a dia.
Preencha o quadro a seguir, observando os resultados.
X
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
1










2










3










4










5










6










7










8










9










10











consegue perceber alguns padrões? Se sim, quais?







Link para ajuda na resolução de Exercícios

Roteiro de aula (8°a e b)semana 05/05a 08/05( aula 3 e 4)
ATIVIDADE 2-DESCOBRINDO RAIZ QUADRADA.









Raiz quadrada é uma operação matemática particular de radiciação. Ela é o inverso da potenciação de um número elevado a 2. A raiz quadrada é a operação inversa das potências de expoente 2. Ou seja, um número X elevado ao quadrado é multiplicado por ele mesmo, gerando um resultado Y.

 



          COMPLETE A TABELA.


5X5=25
=5















Roteiro de aula (8°a e b)semana 12/05 a15/05( aula5 e 6)

ATIVIDADE 3- NÚMEROS PRIMOS- CONSTRUINDO O CRIVO DE ERATÓSTENES
 O Crivo de Eratóstenes é um algoritmo e um método simples e prático para encontrar números primos até um certo valor limite.
a.         Observe o Quadro numérico a seguir.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
b.         Construa o Crivo de Eratóstenes conforme orientações.
1.         Riscar o número 1.
2.         Riscar todos os múltiplos de 2, maiores que 2.
3.         Riscar todos os múltiplos de 3, maiores que 3.
4.         Riscar os múltiplos do próximo número que não foi riscado, exceto ele próprio que será o número 5, e assim por diante.
5.         Registre no quadro, a seguir, os números que ficaram sem riscar.

























6.         Observe os números do quadro. Existe nele alguma particularidade?





Roteiro de aula (8°a e b)semana 19/05 a22/05 ( aula 7 e 8 )

EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM POTENCIAÇÃO

Para resolver uma expressão numérica, efetuamos as operações obedecendo à seguinte ordem :

1°) Potenciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e Subtrações

1) exemplo
   5 + 3² x 2 =
= 5 + 9 x 2 =
= 5 + 18 =
= 23

2) exemplo
 7² - 4 x 2 + 3 =
= 49 – 8 + 3 =
= 41 + 3 =
= 44

Há expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados nesta ordem:

1°) parênteses ( )
2°) colchetes [ ]
3°) chaves { }

exemplos

1°) exemplo
   40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
= 40 – [5² + ( 8 - 7 )]
= 40 – [25 + 1 ]=
= 40 – 26 =
= 14


2°) exemplo
   50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
= 50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
= 50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
= 50 – { 15 +12 } =
= 50 – 27 =
= 23


Nenhum comentário:

Postar um comentário