Roteiro De Estudo -8º ano Matemática
Profª Daniela(27/04 a 29/05)
Números de Aula a que equivalem
H02 - Estabelecer
relações entre números naturais tais como reconhecer números primos e números
compostos. Atividades a serem realizadas Apostila Aprender e Saber e exercícios
complementares.
Roteiro
de aula (8°a e b)semana 28/04 a 30/04(
aula 1 e 2 )
ATIVIDADE 1
– INVESTIGANDO A TÁBUA DE PITÁGORAS (MULTIPLICAÇÃO) VOCE CONHECE A TABUA DE
PITAGORAS.
tabuada, é o primeiro passo pra quem quer aprender matemática, assim que
entramos na escola (ensino fundamental), uma das primeiras coisas que
aprendemos, é justamente a tabuada, pois ela não se aplica apenas as contas
matemáticas, mas sim ao nosso dia a dia.
Preencha o quadro a seguir,
observando os resultados.
X
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1
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2
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3
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4
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6
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7
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8
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9
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10
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1
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2
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3
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4
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5
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6
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7
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8
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9
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10
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consegue
perceber alguns padrões? Se sim, quais?
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Link para ajuda na resolução
de Exercícios
Roteiro de aula (8°a e b)semana 05/05a 08/05( aula 3
e 4)
ATIVIDADE 2-DESCOBRINDO RAIZ QUADRADA.
Raiz
quadrada é uma operação matemática particular de radiciação. Ela
é o inverso da potenciação de um número elevado a 2. A raiz quadrada é
a operação inversa das potências de expoente 2. Ou seja, um número X elevado
ao quadrado é multiplicado por ele mesmo, gerando um resultado
Y.
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COMPLETE A TABELA.
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5X5=25
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- https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-calculo-raizes-nao-exatas.htm#questao-2
- https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-raiz-quadrada.htm
Roteiro
de aula (8°a e b)semana 12/05 a15/05( aula5 e 6)
ATIVIDADE
3- NÚMEROS PRIMOS- CONSTRUINDO O CRIVO DE ERATÓSTENES
O
Crivo de Eratóstenes é um algoritmo e um método simples e prático para
encontrar números primos até um certo valor limite.
a.
Observe o Quadro numérico a seguir.
1
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2
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3
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4
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5
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6
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8
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12
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18
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19
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20
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21
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22
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23
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26
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27
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28
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29
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30
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33
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34
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35
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36
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37
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38
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39
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40
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41
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42
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43
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44
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45
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46
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47
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48
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49
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50
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51
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53
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54
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55
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56
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66
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69
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73
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74
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76
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77
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78
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79
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88
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89
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90
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91
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92
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93
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94
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95
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96
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97
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98
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99
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100
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b.
Construa o Crivo de Eratóstenes conforme
orientações.
1.
Riscar o número 1.
2.
Riscar todos os múltiplos de 2, maiores que 2.
3.
Riscar todos os múltiplos de 3, maiores que 3.
4.
Riscar os múltiplos do próximo número que não foi
riscado, exceto ele próprio que será o número 5, e assim por diante.
5.
Registre
no quadro, a seguir, os números que ficaram sem riscar.
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6.
Observe
os números do quadro. Existe nele alguma particularidade?
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Roteiro
de aula (8°a e b)semana 19/05 a22/05 ( aula 7 e 8 )
EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM
POTENCIAÇÃO
Para resolver uma expressão numérica, efetuamos as operações obedecendo à seguinte ordem :
1°) Potenciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e Subtrações
1) exemplo
5 + 3² x 2 =
= 5 + 9 x 2 =
= 5 + 18 =
= 23
2) exemplo
7² - 4 x 2 + 3 =
= 49 – 8 + 3 =
= 41 + 3 =
= 44
Há expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados nesta ordem:
1°) parênteses ( )
2°) colchetes [ ]
3°) chaves { }
exemplos
1°) exemplo
40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
= 40 – [5² + ( 8 - 7 )]
= 40 – [25 + 1 ]=
= 40 – 26 =
= 14
Para resolver uma expressão numérica, efetuamos as operações obedecendo à seguinte ordem :
1°) Potenciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e Subtrações
1) exemplo
5 + 3² x 2 =
= 5 + 9 x 2 =
= 5 + 18 =
= 23
2) exemplo
7² - 4 x 2 + 3 =
= 49 – 8 + 3 =
= 41 + 3 =
= 44
Há expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados nesta ordem:
1°) parênteses ( )
2°) colchetes [ ]
3°) chaves { }
exemplos
1°) exemplo
40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
= 40 – [5² + ( 8 - 7 )]
= 40 – [25 + 1 ]=
= 40 – 26 =
= 14
2°) exemplo
50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
= 50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
= 50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
= 50 – { 15 +12 } =
= 50 – 27 =
= 23
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