ROTEIRO DE ESTUDO
Professora Camila Gomes
Disciplina: Projeto de Vida
CONTEÚDOS: Eu e
meus projetos; Retomando o que é projeto de vida, ampliação da visão de mundo e
valorização do estudo.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Promover a formação integral dos estudantes; Aprender a
autoavaliar-se e a fazer planos estabelecendo metas e compromissos pessoais e
coletivos; aprender a escutar, a perceber a si próprio e ao outro.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Ø
Assistir a vídeo
aula do Centro de Mídias ( disponível em https://www.youtube.com/watch?v=L2li2CQ9fyU);
Ø Ler e interpretar textos;
Ø Realizar as atividades e exercícios que estarão
disponível blog da escola semanalmente no caderno de projeto de vida.
RECURSOS:
Ø Computador ou celular para acessar o conteúdo;
Ø Caderno da disciplina de Projeto de Vida
ATIVIDADES
27/04 a 30/04
1) Pensando
em sua vida responda:
a) Onde
estou?
b) Onde
quero chegar?
2) Qual
o seu sonho?
3) Você
precisa de ajuda superar suas dificuldades e alcançar seus sonhos?
4) Quem
você procura quando precisa de ajuda?
5) Como
a escola pode te ajudar a alcançar seu sonho?
6) O
que eu preciso fazer para chegar aonde eu quero?
7) Que
outras ações vão me ajudar a chegar aonde eu quero?
(Copiar e responder as questões no caderno de Projeto de
Vida)
ATIVIDADES
04/05 A 08/05
Leia o texto abaixo e depois responda as questões:
A importância de construir Projetos de Vida na
Educação
Num mundo
multicultural, permanentemente conectado e em profunda transformação, faz todo
sentido à educação baseada em valores, desenvolvimento de competências e
aprendizagem por projetos, integrados no Projeto de Vida. O projeto ou plano de
vida representa o que o indivíduo quer ser e o que ele vai fazer em certos
momentos de sua vida, bem como as possibilidades de alcançá-lo. Projeto de
vida, num sentido amplo, é tornar conscientes e avaliar nossas trilhas de
aprendizagem, nossos valores, competências e dificuldades e também os caminhos
mais promissores para o desenvolvimento em todas as dimensões. É um exercício
constante de tornar visível, na nossa linha do tempo, nossas descobertas,
valores, escolhas, perdas e também desafios futuros, aumentando nossa
percepção, aprendendo com os erros e projetando novos cenários de curto e médio
prazo. É um roteiro aberto de autoaprendizagem, multidimensional, em contínua
construção e revisão, que pode modificar-se, adaptar-se e transformar-se ao
longo da nossa vida. O projeto de
vida bem desenhado é do interesse de todos, porque nos ajuda a propor perguntas
fundamentais, a buscar as respostas possíveis, a fazer escolhas difíceis e a
avaliar continuamente nosso percurso. Isso dará sentido e prazer ao aprender em
todos os espaços e tempos e de múltiplas formas, em cada etapa da nossa vida. Muitas
pessoas não desenvolvem esse autoconhecimento, a capacidade de perceber-se, avaliar
se, transformar-se. Isso pode ser ensinado em qualquer etapa da vida; quanto
antes, melhor. Aumentam os cursos, os espaços de intercâmbio, os programas de
coaching sobre orientação profissional e de vida, sobre como encontrar algum
sentido no caminho pessoal, como perceber onde cada um se encontra o que faz
mais sentido, o que evitar como orientar-se por valores mais significativos,
constatar se somos pessoas mais abertas, realizadas. Como ir avançando no meio
de tantas contradições; encontrar na nossa linha do tempo o que é recorrente e
o que nos desafia; o que nos é fácil e o que é penoso; perceber melhor os
avanços e os retrocessos. O que faz sentido em cada etapa da vida, como
preparar os próximos passos de forma mais consciente. Quem consegue desenvolver
esta percepção sobre si com mais frequência enxerga melhor onde se encontra,
ilumina melhor seus caminhos, consegue desenhar com maior clareza as próximas
etapas. Há muitas abordagens filosóficas e religiosas sobre estas questões; o
importante é conseguir perceber-se como pessoas que estamos progredindo,
evoluindo mais, tomando decisões mais coerentes, integrando mais o conhecimento
intelectual, as emoções, os valores. Interessam a todos, em qualquer fase em
que se encontrem das suas vidas, tornar mais consciente esse processo de
reflexão sobre sua própria experiência, trajetória, projetos.
José Moran - Educador e pesquisador de
projetos de inovação
Disponível em http://integralprotagonista.blogspot.com/p/a-importancia-de-construir-projetos-de.html
1) Com base na leitura
do texto responda:
a) Qual a importância do
Projeto de Vida?
b) Como o Projeto de
Vida está relacionado ao autoconhecimento?
2) O que representa o
Projeto de Vida?
3) No trecho “Projeto de
vida, num sentido amplo, é tornar conscientes e avaliar nossas trilhas de
aprendizagem, nossos valores, competências e dificuldades e também os caminhos
mais promissores para o desenvolvimento em todas as dimensões” o que quer
dizer?
4) Faça um resumo com
suas palavras sobre o que é Projeto de Vida para você e como você tem feito o
seu projeto.
Ø Copiar e responder as
questões no caderno de Projeto de Vida
ATIVIDADES
11/05 a 15/05
1) Reflita
e responda as questões abaixo:
a)Como dar continuidade as
estudos durante o período de isolamento social?
b)O que você está fazendo
para dar prosseguimento ao seu projeto de vida?
c)Sua família tem sido
importante no incentivo aos estudos em tempo de isolamento social?
d)Como você se sente sem
poder ir a escola e interagir com os colegas e professores?
2) Após
refletir faça no caderno de projeto de vida uma redação sobre como você tem se
sentido com relação ao isolamento social.
Ø Copiar
e responder as questões no caderno de projeto de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário