Páginas

segunda-feira, 4 de maio de 2020

ATIVIDADES DE PROJETO DE VIDA 6° B, C, D e E

PROFESSORA:Camila Gomes de Freitas Garcia
DISCIPLINA: Projeto de Vida

CONTEÚDOS: Retomando o que é projeto de vida com foco no desenvolvimento de valores.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Promover a formação integral dos estudantes; Aprender a autoavaliar-se e a fazer planos estabelecendo metas e compromissos pessoais e coletivos; aprender a escutar, a perceber a si próprio e ao outro.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
 Assistir a vídeo aula do Centro de Mídias (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HZeskWH3XxM )
 Ler e interpretar textos;
 Realizar as atividades e exercícios que estarão disponível blog da escola semanalmente no caderno de projeto de vida

1.      RECURSOS:
Ø  Computador ou celular para acessar o conteúdo;
Ø  Caderno da disciplina de Projeto de Vida


ATIVIDADES

27/04 a 30/04

1)  Pensando em sua vida responda:
a)  Onde estou?
b)  Onde quero chegar?

2)  Qual o seu sonho?

3)  Você precisa de ajuda superar suas dificuldades e alcançar seus sonhos?

4)  Quem você procura quando precisa de ajuda?

(Copiar e responder as questões no caderno de Projeto de Vida)



ATIVIDADES

 04/05 a 08/05


1)  Faça as seguintes anotações em duas listas:
a)  Aquilo que minha família faz para contribuir com o meu bem-estar:
b)  Aquilo que eu faço para contribuir com o bem-estar daqueles que moram comigo:

2)   Faça uma reflexão sobre a importância da família para nosso bem-estar e como isso pode nos ajudar a enfrentar esse momento de isolamento social, anote tudo no seu caderno de projeto de vida.

 ATIVIDADES

 11/05 a 15/05

Leia o texto abaixo e responda as questões:

Texto motivacional – Projetos da vida

Era uma vez um riacho de águas cristalinas, muito bonito, que serpenteava entre as montanhas.
Em certo ponto de seu percurso, notou que à sua frente havia um pântano imundo, por onde deveria passar.
Olhou, então, para Deus e protestou:
“Senhor, que castigo! Eu sou um riacho tão límpido, tão formoso, e você me obriga a atravessar um pântano sujo como esse! Como faço agora?”
Deus respondeu:
“Isso depende da sua maneira de encarar o pântano. Se ficar com medo, você vai diminuir o ritmo de seu curso, dará voltas e, inevitavelmente, acabará misturando suas águas com as do pântano, o que o tornará igual a ele. Mas, se você o enfrentar com velocidade, com força, com decisão, suas águas se espalharão sobre ele, a umidade as transformará em gotas que formarão nuvens, e o vento levará essas nuvens em direção ao oceano. Aí você se transformará em mar”.
Assim é a vida.
As pessoas engatinham nas mudanças. Quando ficam assustadas, paralisadas, pesadas, tornam-se tensas e perdem a fluidez e a força.
É preciso entrar pra valer nos PROJETOS DA VIDA, ATÉ QUE O RIO SE TRANSFORME EM MAR.
Se uma pessoa passar a vida toda evitando sofrimento, também acabará evitando o prazer que a vida oferece. Há milhares de tesouros guardados em lugares onde precisamos ir para descobri-los. Há tesouros guardados numa praia deserta, numa noite estrelada, numa viagem inesperada, num salto de asa-delta…
O importante é ir ao encontro deles, ainda que isso exija uma boa dose de coragem e desprendimento.
Não procure o sofrimento. Mas, se ele fizer parte da conquista, enfrente-o e supere-o.
Arrisque, ouse, avance na vida.
Ela é uma aventura gratificante para quem tem coragem de arriscar.
Fonte: Maria Gabriela



1)   Qual a mensagem central desse texto?

2)   No trecho “É preciso entrar pra valer nos PROJETOS DA VIDA, ATÉ QUE O RIO SE TRANSFORME EM MAR” o que quer dizer?
3)   No trecho “Não procure o sofrimento. Mas, se ele fizer parte da conquista, enfrente-o e supere-o” como podemos fazer isso?
4)   Agora reflita no cenário atual do nosso país e responda como a mensagem desse texto pode nos motivar a enfrentar essa situação?

* Responder todas as atividades no caderno de projeto de vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário