PROFESSORA:Camila Gomes de Freitas Garcia
DISCIPLINA: Projeto de Vida
CONTEÚDOS: Retomando o que é projeto de vida com foco no desenvolvimento de valores.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Promover a formação integral dos estudantes; Aprender a autoavaliar-se e a fazer planos estabelecendo metas e compromissos pessoais e coletivos; aprender a escutar, a perceber a si próprio e ao outro.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Assistir a vídeo aula do Centro de Mídias (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HZeskWH3XxM )
Ler e interpretar textos;
Realizar as atividades e exercícios que estarão disponível blog da escola semanalmente no caderno de projeto de vida
1.
RECURSOS:
Ø Computador ou celular para acessar o conteúdo;
Ø Caderno da disciplina de Projeto de Vida
ATIVIDADES
27/04 a 30/04
1) Pensando
em sua vida responda:
a) Onde
estou?
b) Onde
quero chegar?
2) Qual
o seu sonho?
3) Você
precisa de ajuda superar suas dificuldades e alcançar seus sonhos?
4) Quem
você procura quando precisa de ajuda?
(Copiar e responder as questões no caderno de Projeto de
Vida)
ATIVIDADES
04/05 a 08/05
1) Faça
as seguintes anotações em duas listas:
a) Aquilo
que minha família faz para contribuir com o meu bem-estar:
b) Aquilo
que eu faço para contribuir com o bem-estar daqueles que moram comigo:
2) Faça uma reflexão sobre a importância da
família para nosso bem-estar e como isso pode nos ajudar a enfrentar esse
momento de isolamento social, anote tudo no seu caderno de projeto de vida.
ATIVIDADES
Leia
o texto abaixo e responda as questões:
Texto motivacional – Projetos da vida
Era uma vez um riacho de águas cristalinas, muito bonito, que
serpenteava entre as montanhas.
Em certo ponto de seu percurso, notou que à sua frente havia um
pântano imundo, por onde deveria passar.
Olhou, então, para Deus e protestou:
“Senhor, que castigo! Eu sou um riacho tão límpido, tão formoso, e você me obriga a atravessar um pântano sujo como esse! Como faço agora?”
“Senhor, que castigo! Eu sou um riacho tão límpido, tão formoso, e você me obriga a atravessar um pântano sujo como esse! Como faço agora?”
Deus respondeu:
“Isso depende da sua maneira de encarar o pântano. Se ficar com medo, você vai diminuir o ritmo de seu curso, dará voltas e, inevitavelmente, acabará misturando suas águas com as do pântano, o que o tornará igual a ele. Mas, se você o enfrentar com velocidade, com força, com decisão, suas águas se espalharão sobre ele, a umidade as transformará em gotas que formarão nuvens, e o vento levará essas nuvens em direção ao oceano. Aí você se transformará em mar”.
“Isso depende da sua maneira de encarar o pântano. Se ficar com medo, você vai diminuir o ritmo de seu curso, dará voltas e, inevitavelmente, acabará misturando suas águas com as do pântano, o que o tornará igual a ele. Mas, se você o enfrentar com velocidade, com força, com decisão, suas águas se espalharão sobre ele, a umidade as transformará em gotas que formarão nuvens, e o vento levará essas nuvens em direção ao oceano. Aí você se transformará em mar”.
Assim é a vida.
As pessoas engatinham nas mudanças. Quando ficam assustadas,
paralisadas, pesadas, tornam-se tensas e perdem a fluidez e a força.
É preciso entrar pra valer nos PROJETOS DA VIDA, ATÉ QUE O RIO SE
TRANSFORME EM MAR.
Se uma pessoa passar a vida toda evitando sofrimento, também acabará
evitando o prazer que a vida oferece. Há milhares de tesouros guardados em
lugares onde precisamos ir para descobri-los. Há tesouros guardados numa praia
deserta, numa noite estrelada, numa viagem inesperada, num salto de asa-delta…
O importante é ir ao encontro deles, ainda que isso exija uma boa
dose de coragem e desprendimento.
Não procure o sofrimento. Mas, se ele fizer parte da conquista,
enfrente-o e supere-o.
Arrisque, ouse, avance na vida.
Ela é uma aventura gratificante para quem tem coragem de arriscar.
Fonte:
Maria Gabriela
1) Qual a mensagem central desse texto?
2) No trecho
“É preciso entrar pra valer nos PROJETOS DA VIDA, ATÉ QUE O RIO SE TRANSFORME
EM MAR” o que quer dizer?
3) No trecho
“Não procure o sofrimento. Mas, se ele fizer parte da conquista, enfrente-o e
supere-o” como podemos fazer isso?
4) Agora
reflita no cenário atual do nosso país e responda como a mensagem desse texto
pode nos motivar a enfrentar essa situação?
* Responder todas as atividades no caderno de projeto de vida.
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