- ATIVIDADES À DISTÂNCIA EDUCAÇÃO FISICA1. PROFESSORMARCUS VINICIUS PRIMON TRAUZZOLA2. TURMADEFINIR A TURMA 9º A/B/C/D/E/F3. DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA4. CONTEÚDOS:DANÇA DE SALÃO5. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:(EF08EF12) Experimentar, fruir e recriar danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas.6. DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:DançasA própria formação de nosso país é controversa e, por isso, para analisar nossa cultura rítmica é necessário reconhecer as contradições, forjadas ao longo do processo histórico, que a levaram a caracterizar-se do modo como é atualmente. Pensamos que, para contextualizar a pluralidade da cultura rítmica brasileira, os alunos necessitam conhecer os costumes rítmicos dos nativos (civilizações indígenas que habitavam o Brasil antes do século XV, cuja maior parte já não existe), dos invasores (as civilizações que, competindo economicamente entre si, se impuseram pela violência em partes do território brasileiro desde o século XVI: portugueses, espanhóis, franceses, holandeses e ingleses), dos escravizados (civilizações africanas escravizadas até o século XIX e seus descendentes), dos imigrantes (civilizações europeias, asiáticas e outras em menor escala que, com incentivo financeiro do governo brasileiro, vieram voluntariamente ao Brasil a partir de meados do século XIX, em sua maioria, para o Sul do país e para a região oeste do Estado de São Paulo) e dos migrantes (sobretudo do campo para os centros urbanos e econômicos a partir da segunda metade do século XX).Na história do Brasil, a partir do século XVI – desconsiderando, portanto, a história anterior dos nativos e de seus antepassados, cinco grupos majoritários formaram o que podemos chamar de cultura rítmica nacional: (1) povos indígenas nativos; (2) povos europeus invasores; (3) povos africanos escravizados; (4) população descendente de imigrantes europeus, asiáticos e de outros continentes; e (5) população de migrantes brasileiros que vivem nos diferentes Estados.Quando interpretamos ou enfatizamos determinados costumes rítmicos nas aulas, corremos o risco de fazê-lo conforme certos interesses e representações, especialmente quando se trata de algum tema em evidência na mídia ou por ocasião de datas comemorativas. Nas danças folclóricas pode ocorrer um apelo exagerado por algo exótico, pois o folclore (folk = povo; lore = costume, tradição) tende a ser visto desse modo por quem desvaloriza os costumes populares das diferentes regiões do Brasil. Nesse sentido, é importante que os alunos vislumbrem danças regionais do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste e, neste último caso, que aprofundem a pluralidade de manifestações existentes dentro do próprio Estado de São Paulo.Confrontar a história “oficial” de algumas danças e atividades rítmicas (por exemplo, o forró, o xaxado, o maculelê e a catira) com a história de vida de quem vivenciou essas manifestações em diferentes contextos pode causar impacto ou estranhamento na interpretação dos alunos. Saber que não há apenas uma versão para as representações rítmicas pode contribuir para a relativização dos próprios conteúdos e culminar na crítica que os alunos poderão fazer sobre as representações ideológicas associadas às diferentes regiões do país. Os alunos podem aprender e compreender, por exemplo, como o xaxado associava-se à agressividade nas lutas travadas no agreste nordestino e como o carnaval se constituiu no evento turístico mais rentável no Brasil.A questão de gênero presente em certas danças também é relevante ao tratarmos das atividades rítmicas. O controle do ritmo (o homem é o condutor nas danças em pares) ou até mesmo a exclusividade da dança pelo gênero masculino, como ocorre no xaxado, são aspectos que podem ser analisados sob o ponto de vista do preconceito ou da timidez com relação ao dançar.
Assista ao jogo: Carimbó do Pará
Questionário avaliativo, com base no conteúdo do texto e vídeo:1) O Carimbó é característico de qual região do Brasil? 1 ponto2) Assista ao vídeo e descreva características do Carimbó, roupas (masculinas e femininas), passos dança (giros, saltos, piruetas etc.). (use pelo menos 15 linhas ou 200 palavras no seu relato). 4 pontosAssista ao jogo: Siriri - Flor Ribeirinha
Questionário avaliativo, com base no conteúdo do texto e vídeo:1) O Siriri é característico de qual região do Brasil? 1 pontoAssista ao vídeo e descreva características do Siriri, roupas (masculinas e femininas), passos dança (giros, saltos, piruetas etc
7. RECURSOS:PESQUISA NA INTERNET E AS AULAS NA CENTRAL DE MIDIA8. AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:AO ALUNOS DEVERÃO PESQUISAR NA INTERNET SOBRE DANÇA DE SALAO E RESPONDES AS QUESTÕES NO CADERNO DE ED FISICA E ENTREGAR A ATIVIDADE NO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS. SE POSSIVEL TIRAR FOTO DAS ATIVIDADES E ENCAMINHAR NO EMAIL OU WHATSSAP, AS DUVIDAS PODERÃO SER ESCLARECIDAS PELO WHATSSAP DO PROFESSOR MARCUS 992798617 OU EMAIL: VINICIUSPRIMON@HOTMAIL.COM9. Nº DE AULAS PREVISTAS210. PERÍODOD DE REALIZAÇÃO11/05/2020 a 15/05/202011. PROFESSORMARCUS12. VALIDADO EM ____/_____/2020
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quinta-feira, 7 de maio de 2020
atividade da semana 11/05 ate 15/05 9° ano
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