Roteiro
De Estudo -9ºano E e F Matemática Profª Daniela
Números de Aula a que equivalem
H02 - reconhecer
números primos e números compostos
Atividades
a serem realizadas Apostila Aprender e Saber e exercícios complementares.
Roteiro
de aula (9E e F)semana 27/04 a 30/04 ( aula 1 e 2 )
ATIVIDADE 1 – DESCOBRINDO RAIZ QUADRADA.
Raiz
quadrada é uma operação matemática particular de radiciação. Ela
é o inverso da potenciação de um número elevado a 2. A raiz quadrada é
a operação inversa das potências de expoente 2. Ou seja, um número X elevado
ao quadrado é multiplicado por ele mesmo, gerando um resultado
Y.
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COMPLETE A TABELA.
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5X5=25
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- https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-calculo-raizes-por-meio-fatoracao.htm
- https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-matematica/exercicios-sobre-calculo-raizes-nao-exatas.htm#questao-2
Roteiro
de aula(9E e F)semana 05/05a 12/05(aula 3 e 4 )
O
Crivo de Eratóstenes é um algoritmo e um método simples e prático para
encontrar números primos até um certo valor limite.
a. Observe
o Quadro numérico a seguir.
1
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96
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98
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99
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100
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b. Construa
o Crivo de Eratóstenes conforme orientações.
1. Riscar o
número 1.
2. Riscar
todos os múltiplos de 2, maiores que 2.
3. Riscar
todos os múltiplos de 3, maiores que 3.
4. Riscar
os múltiplos do próximo número que não foi riscado, exceto ele próprio que será
o número 5, e assim por diante.
c. Registre
no quadro, a seguir, os números que ficaram sem riscar.
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Roteiro
de aula (9E e F)semana 12/05 a 19/05 ( aula 5 e 6)
3
-ATIVIDADE DE PORCENTAGEM.
Calcule o valor
das porcentagens abaixo:
a) 25% de 200
b) 15% de 150
c) 50% de 1200
d) 38% de 389
e) 12% de 275
2. Se 35% dos 40 alunos da 5ª série
de um colégio são homens, quantas mulheres existem na 5ª série?
3. Aline foi comprar uma blusa que
custava R$ 32,90, e conseguiu um desconto de 12%. Quanto Aline pagou pela
blusa?
4. Nilson decidiu compra um sítio e
vai dar como entrada 25% do preço total, que corresponde a R$ 28.000,00. Qual é
o preço do sítio?
https://www.youtube.com/watch?v=0JSxs9F9Jnc
( AULA DO CENTRO DE MIDIA )
Roteiro
de aula (9E e F)semana 19/05 a 26/05 ( aula 7 e 8)
RADICIAÇÃO
Qual o número que elevado ao quadrado é igual a 9?
Solução
Sendo 3² = 9, podemos escrever que √9 = 3
Essa operação chama-se radiciação, que é a operação inversa da potenciação
Exemplos
Potenciação------------------------radiciação
a) 7² = 49 ---------------------------- √49= 7
b) 2³= 8 ------------------------------ ∛8 = 2
c) 3⁴= 81 ---------------------------- ∜81 = 3
O sinal √ chamamos de radical
O índice 2 significa : raiz quadrada
O índice 3 significa: raiz cúbica
O índice 4 significa: raiz quarta
assim:
√49= 7 lê-se: raiz quadrada de 49
∛8 = 2 lê-se : raiz cúbica de 8
∜81 = 3 lê-se: raiz quarta de 81
Não é necessário o índice 2 no radical para a raiz quadrada
EXERCÍCIOS
1)Descubra o número que :
a) elevado ao quadrado dá 9
b) elevado ao quadrado dá 25
c) elevado ao quadrado dá 49
d) elevado ao cubo dá 8
Qual o número que elevado ao quadrado é igual a 9?
Solução
Sendo 3² = 9, podemos escrever que √9 = 3
Essa operação chama-se radiciação, que é a operação inversa da potenciação
Exemplos
Potenciação------------------------radiciação
a) 7² = 49 ---------------------------- √49= 7
b) 2³= 8 ------------------------------ ∛8 = 2
c) 3⁴= 81 ---------------------------- ∜81 = 3
O sinal √ chamamos de radical
O índice 2 significa : raiz quadrada
O índice 3 significa: raiz cúbica
O índice 4 significa: raiz quarta
assim:
√49= 7 lê-se: raiz quadrada de 49
∛8 = 2 lê-se : raiz cúbica de 8
∜81 = 3 lê-se: raiz quarta de 81
Não é necessário o índice 2 no radical para a raiz quadrada
EXERCÍCIOS
1)Descubra o número que :
a) elevado ao quadrado dá 9
b) elevado ao quadrado dá 25
c) elevado ao quadrado dá 49
d) elevado ao cubo dá 8
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