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segunda-feira, 23 de novembro de 2020

História Prof. André 7ºA, B, C e D

 

E. E. Jornalista Ruy Mesquita - Atv. 2 e 3 – 4º Bimestre

Prof. André Luis Alves de Morais

Disciplina: História 

Tema: Grandes Navegações (revisão)

Turmas: 7ºA, B, C e D

Copiar as perguntas e responde-las no caderno, e entregar a folha com as respostas até o dia 27-11-2020

 

Atividade 2: O Imaginário Europeu Antes das Grandes Navegações

...Tendo fortes traços medievais, os relatos tinham como base pensamentos religiosos, ao alternar em relatos que faziam lembrar a busca ao paraíso perdido ou a temível descoberta do inferno, já que muitos europeus acreditavam que em algum momento, o oceano acabaria, dando lugar a um enorme abismo, tidos por eles como sendo a entrada para o inferno. Até o século XIV, o conhecimento que se tinha na Europa a respeito de outros lugares do mundo era apenas algo bastante restrito. Os europeus do século XV, costumavam misturar conhecimentos geográficos com lendas, realidade com imaginação. Acreditavam por exemplo, na existência de países imaginários e monstros marítimos, que residiam no mar, sendo de tamanhos imensuráveis, podendo assumir variáveis formas, incluindo dragões e serpentes do mar. Além de poderem ser viscosos e escamosos, eles eram geralmente vistos como navios inimigos, a espera de oportunidades para atacar e afundar embarcação...

 

COPIE AS QUESTÔES E RESPONDA EM SEU CADERNO:

 

1. RESPONDA ( v ) VERDADEIRO  OU ( f ) FALSO

a (      )  Durante a idade Média os europeus eram muito religiosos.

b (      )  Os europeus do sec. XIV acreditavam que que a Terra tinha terminava em abismo.

c (       )  Embora os europeus da Idade Média fossem muito religiosos não temiam os mares.

d (       )  Os europeus tinham algum conhecimento geográfico , porém  temiam o inferno.

e (       )  O único perigo que os europeus encontravam nos mares e oceanos eram os imaginários.

 

Atividade 3: A Escola de Sagres e as Grandes Navegações

Primeiramente devemos pensar como essas ideias (terra quadrada, mar tenebroso, monstros, zonas tórridas) foram surgindo no pensamento e mentalidade dos europeus no século XV. Desde a Idade Média a Igreja Católica era detentora de enormes poderes políticos e espirituais (religioso). Portanto, a Igreja disseminava teorias sobre as coisas naturais, humanas e espirituais para exercer prontamente o seu poder. Geralmente, aqueles que contrariavam as teorias Teocêntricas da Igreja sofriam sérias perseguições. Além do mais, o catolicismo exercia a proibição e a censura de certos livros, principalmente dos filósofos da antiguidade clássica (Platão, Aristóteles, Sócrates). Esta situação somente começou a mudar com o advento do renascimento urbano e comercial. Permitindo outras possibilidades de leituras do mundo, das coisas naturais, humanas e espirituais. Sendo assim, o infante português D. Henrique iniciou em Sagres (Sul de Portugal) um local de estudos que reuniu navegadores, cartógrafos, cosmógrafos e outras pessoas curiosas pelas viagens marítimas. Este local de estudos ficou conhecido como Escola de Sagres, nesta escola desenvolveram novos estudos sobre técnicas de navegação, aperfeiçoaram a bússola, o astrolábio (ferramentas de orientação geográfica), produziram constantes mapas das rotas pelos oceanos e criaram novos tipos de embarcação, por exemplo, as caravelas, mais leves e movidas por velas latinas de formato triangular, que facilitavam as manobras em alto mar e propiciavam percorrer maiores distâncias. Além de superar os perigos reais (as tempestades, as danificações nas embarcações, as doenças, a fome e a sede), os navegadores, pela mentalidade medieval, ainda tinham que superar os medos imaginários (os monstros marinhos, a zona tórrida, a dimensão plana do planeta, quanto mais navegavam mais próximos estariam do abismo). Acreditamos que a presença dos medos imaginários existiu, mas as inovações técnicas e tecnológicas (Escola de Sagres) propiciaram outro “olhar” para as navegações, permitindo a Expansão Marítima Europeia.

 

COPIE AS QUESTÔES E RESPONDA EM SEU CADERNO:

 

1.Como a igreja Católica fazia para “dominar’ os europeus medievais?

.2Quais eventos diminuíram a dominação religiosa exercida pela Igreja Católica, segundo o texto?

3.O que foi a Escola de Sagres?

4.Quais eram os perigos imaginários e quais eram os perigos reais que os europeus enfrentavam nos oceanos?

5.Como a escola de sagres contribuiu para as navegações?

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