E. E. Jornalista Ruy Mesquita - Atv. 2 e 3 – 4º Bimestre
Prof. André Luis Alves de Morais
Disciplina: História
Tema: Grandes Navegações (revisão)
Turmas: 7ºA, B, C e D
Copiar as perguntas e responde-las no caderno, e entregar a folha com
as respostas até o dia 27-11-2020
Atividade 2: O Imaginário Europeu
Antes das Grandes Navegações
...Tendo fortes traços medievais,
os relatos tinham como base pensamentos religiosos, ao alternar em relatos que
faziam lembrar a busca ao paraíso perdido ou a temível descoberta do inferno,
já que muitos europeus acreditavam que em algum momento, o oceano acabaria,
dando lugar a um enorme abismo, tidos por eles como sendo a entrada para o
inferno. Até o século XIV, o conhecimento que se tinha na Europa a respeito de
outros lugares do mundo era apenas algo bastante restrito. Os europeus do
século XV, costumavam misturar conhecimentos geográficos com lendas, realidade
com imaginação. Acreditavam por exemplo, na existência de países imaginários e
monstros marítimos, que residiam no mar, sendo de tamanhos imensuráveis,
podendo assumir variáveis formas, incluindo dragões e serpentes do mar. Além de
poderem ser viscosos e escamosos, eles eram geralmente vistos como navios
inimigos, a espera de oportunidades para atacar e afundar embarcação...
COPIE AS QUESTÔES E
RESPONDA EM SEU CADERNO:
1. RESPONDA ( v ) VERDADEIRO OU ( f ) FALSO
a ( ) Durante
a idade Média os europeus eram muito religiosos.
b ( )
Os europeus do sec. XIV acreditavam que que a Terra tinha terminava em
abismo.
c ( )
Embora os europeus da Idade Média fossem muito religiosos não temiam os
mares.
d ( ) Os
europeus tinham algum conhecimento geográfico , porém temiam o inferno.
e ( ) O
único perigo que os europeus encontravam nos mares e oceanos eram os
imaginários.
Atividade 3: A Escola de Sagres e
as Grandes Navegações
Primeiramente
devemos pensar como essas ideias (terra quadrada, mar tenebroso, monstros,
zonas tórridas) foram surgindo no pensamento e mentalidade dos europeus no
século XV. Desde a Idade Média a Igreja Católica era detentora de enormes
poderes políticos e espirituais (religioso). Portanto, a Igreja disseminava
teorias sobre as coisas naturais, humanas e espirituais para exercer
prontamente o seu poder. Geralmente, aqueles que contrariavam as teorias
Teocêntricas da Igreja sofriam sérias perseguições. Além do mais, o catolicismo
exercia a proibição e a censura de certos livros, principalmente dos filósofos
da antiguidade clássica (Platão, Aristóteles, Sócrates). Esta situação somente
começou a mudar com o advento do renascimento urbano e comercial. Permitindo
outras possibilidades de leituras do mundo, das coisas naturais, humanas e
espirituais. Sendo assim, o infante português D. Henrique iniciou em Sagres
(Sul de Portugal) um local de estudos que reuniu navegadores, cartógrafos,
cosmógrafos e outras pessoas curiosas pelas viagens marítimas. Este local de
estudos ficou conhecido como Escola de Sagres, nesta escola desenvolveram novos
estudos sobre técnicas de navegação, aperfeiçoaram a bússola, o astrolábio
(ferramentas de orientação geográfica), produziram constantes mapas das rotas
pelos oceanos e criaram novos tipos de embarcação, por exemplo, as caravelas,
mais leves e movidas por velas latinas de formato triangular, que facilitavam
as manobras em alto mar e propiciavam percorrer maiores distâncias. Além de
superar os perigos reais (as tempestades, as danificações nas embarcações, as
doenças, a fome e a sede), os navegadores, pela mentalidade medieval, ainda
tinham que superar os medos imaginários (os monstros marinhos, a zona tórrida,
a dimensão plana do planeta, quanto mais navegavam mais próximos estariam do
abismo). Acreditamos que a presença dos medos imaginários existiu, mas as
inovações técnicas e tecnológicas (Escola de Sagres) propiciaram outro “olhar”
para as navegações, permitindo a Expansão Marítima Europeia.
COPIE AS QUESTÔES E
RESPONDA EM SEU CADERNO:
1.Como a igreja Católica fazia
para “dominar’ os europeus medievais?
.2Quais eventos diminuíram a
dominação religiosa exercida pela Igreja Católica, segundo o texto?
3.O que foi a Escola de Sagres?
4.Quais eram os perigos imaginários
e quais eram os perigos reais que os europeus enfrentavam nos oceanos?
5.Como a escola de sagres
contribuiu para as navegações?
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