Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

 

2ºATIVIDADE  4ºBIMESTRE DE ED.FÍSICA  8ºANO PROFº WADILA MEDEIROS

ATIVIDADE 1 – RELEMBRANDO AS GINÁSTICAS.

 No terceiro bimestre você experimentou algumas ginásticas de conscientização corporal. Vamos relembrar algumas? Descreva no quadro a seguir o nome de uma ginástica de conscientização corporal e uma breve descrição sobre ela:

Ginastica

Descrição

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE 2 – GINÁSTICA E SEUS MOVIMENTOS

Agora vamos participar de um circuito com movimentos de algumas ginásticas de conscientização corporais já experimentadas por sua turma no bimestre anterior. Após a experimentação, de acordo com as bases de cada movimento, responda ao quadro a seguir:

Descreva, nas bases abaixo, a que tipo de Ginástica pertence o movimento realizado.

Quais sensações corporais você consegue identificar na realização desse movimento?

BASE -1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BASE-2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BASE-3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BASE-4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BASE-5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE 3 – BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA

Estudante, leia os textos dos quadros a seguir e anote em seu caderno os benefícios de cada uma destas práticas de ginástica de conscientização corporal. Ao final da atividade, sua turma deve montar um quadro listando quais são os principais benefícios destas práticas, suas similaridades e diferenças.

Texto 1 – Benefícios da Ioga

A Ioga é uma prática que tem o objetivo de trabalhar corpo e a mente de maneira interligada, por meio de exercícios que visam auxiliar no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio, flexibilidade, emagrecimento e postura, promovendo a sensação de bem-estar e disposição. Esta prática pode ser realizada por qualquer pessoa: homens, mulheres, crianças e idosos.

 

Texto 2 – Benefícios do Tai Chi Chuan

O Tai Chi Chuan é uma prática milenar, nascida na China como um tipo de arte marcial, porém atualmente é mais conhecida como forma de meditação e atividade física. Médicos e pesquisadores de vários locais do mundo identificam muitos benefícios à saúde na realização desta prática, entre eles a melhora no equilíbrio, flexibilidade, resistência, pressão arterial, saúde geral do coração, fortalecimento do sistema imunológico, refinamento dos reflexos, entre outros. Esta prática pode ser realizada por pessoas de qualquer idade.

 

Texto 3 – Benefícios do Pilates

Este método surgiu no início do século passado, tendo como principal objetivo unir corpo e mente. O Pilates se apropria das necessidades do praticante e, desta forma, organiza os exercícios para alcançar os resultados necessários. Este método estimula o corpo de maneira global durante a prática de cada exercício, visando o aumento da mobilidade, flexibilidade, força e tônus muscular, contribuindo assim para a melhora da postura, alívio das tensões, maior mobilidade articular e respiração.

 

Com base nas anotações feitas em seu caderno após a leitura dos textos, preencha o quadro a seguir:

Quadro da turma

 

Benefícios

Similaridades

Diferenças

YOGA-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TAI CHI CHUAN

 

 

 

 

 

PILATES-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE 4 – SERÁ QUE EXERCÍCIO FÍSICO FAZ MAL?

Estudante, até aqui você teve contato com os benefícios da prática de exercício físico por meio da ginástica de conscientização corporal.

Agora, reflita: Será que em algum momento praticar atividade física pode trazer malefícios para a saúde? Como isso pode ocorrer e quais são esses malefícios? Registre suas reflexões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Discuta com Seus familiares  como a prática do exercício físico pode ter efeitos negativos e, em seguida, descreva abaixo as principais causas apontadas por vocês.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE 5 – REFLETINDO…

Na atividade anterior, sua turma apontou causas e efeitos negativos que a prática de exercício físico pode ocasionar. Entre as causas apontadas, pode ter aparecido a prática excessiva de exercício físico e o uso de medicamentos, como substâncias proibidas, com a finalidade de melhorar o desempenho. Neste momento, vamos falar um pouco mais sobre estas duas causas.

Texto – Prática excessiva de exercício físico

A prática de exercícios físicos é muito importante para prevenir doenças, porém, quando ela ocorre em excesso, pode ter efeito contrário, causando sérios problemas à saúde. Muitas vezes a busca por um corpo perfeito, de acordo com os padrões de beleza impostos pela sociedade contemporânea, contribui para que algumas pessoas aumentem a frequência da prática de exercícios físicos. Este aumento pode se tornar uma doença chamada Vigorexia. A Vigorexia, também chamada de Síndrome de Adônis ou Transtorno Dismórfico, é uma condição de saúde que pode ser entendida como uma preocupação exagerada com a forma física, especificamente relacionada a ter uma musculatura definida e hipertrofiada. A pessoa que tem vigorexia possui uma autoimagem distorcida, fazendo com que ela, mesmo que apresente uma musculatura forte e desenvolvida, acredite que é fraca e magra, sempre que se olha no espelho. Diante disso, para atingir seu objetivo, muitas vezes esta pessoa recorre a artifícios como o uso de anabolizantes esteroides, substâncias compostas por hormônios masculinos, como a testosterona, e outras drogas sintéticas, para ajudar a aumentar sua força física e seu desempenho esportivo. O excesso de exercícios físicos pode ser percebido através dos seguintes sintomas:

• Tremores e movimentos involuntários nos músculos; • Cansaço extremo; • Perda de fôlego durante o treino; • Dores musculares fortes, que só melhoram com o uso de medicamentos.

Os principais riscos do excesso de exercícios físicos, são:

• Tendinite; • Fraturas; • Fascite plantar; • Problemas para dormir; • Diminuição da imunidade.

Texto – Anabolizantes

O culto exagerado ao corpo e à estética tem aumentado muito o número de cirurgias plásticas e de frequentadores de academias. Nos dias atuais, podemos perceber um aumento na venda de cosméticos e produtos para emagrecimento, visando à busca pelo corpo perfeito, que atenda aos padrões de beleza criados pela sociedade. Há ainda aqueles que recorrem ao uso exagerado de substâncias chamaOs esteroides anabolizantes (EA) são drogas que têm como função principal a reposição de testosterona (hormônio responsável por características masculinas). Isso ocorre nos casos em que tenha ocorrido um déficit desse hormônio, por exemplo, no envelhecimento, pois atuam no crescimento celular e em tecidos do corpo, como o ósseo e o muscular. Se o consumo começa cedo, na pré-adolescência, o crescimento pode ser interrompido, deixando o usuário com baixa estatura. O uso das injeções de anabolizantes esteroides pode levar ao risco de infecções. Usar anabolizantes para fins estéticos ou para aumentar o rendimento esportivo é proibido, além de ser um grande risco para a saúde. São medicamentos sob controle especial e só podem ser vendidos em farmácias e drogarias, com retenção da receita médica, de acordo com a legislação.

Efeitos adversos: • Tremores; • Acne severa; • Retenção de líquidos; • Dores nas juntas; • Aumento da pressão sanguínea; • Tumores no fígado e pâncreas; • Alterações nos níveis de coagulação sanguínea e de colesterol; • Aumento da agressividade, que pode resultar em comportamentos violentos, às vezes tendo consequências trágicas. Há também os efeitos crônicos causados pelo consumo indevido desses produtos:

Em homens: • Calvície; • Crescimento irreversível das mamas (ginecomastia); • Impotência sexual.

Em mulheres: • Engrossamento da voz; • Crescimento de pelos no rosto e no corpo; • Redução dos seios; • Irregularidade ou interrupção das menstruaçõesdas esteroides andrógenos anabolizantes.

Após a leitura dos textos e a apreciação dos vídeos, vamos refletir sobre as questões abaixo:

 1. Qual é o motivo de algumas pessoas realizarem a prática excessiva de exercícios físicos?

2. Qual é o motivo de algumas pessoas utilizarem medicamentos durante a prática de exercícios físicos?

 3. Quais são os principais malefícios tanto do uso de medicamentos, como do excesso de exercício físico?

4. O que poderia ser feito para conscientizar as pessoas sobre os malefícios da prática de exercícios físicos em excesso e do uso de medicamentos?

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário