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segunda-feira, 23 de novembro de 2020

 

E.E. JORNALISTA RUY MESQUITA

ATIVIDADE DE HISTÓRIA – PROFA. PATRICIA

SEGUNDA QUINZENA - NOVEMBRO/2020

 

NOME: _____________________________   N°_____      8°____  DATA:______

 

Leia o texto abaixo e as imagens para responder as perguntas subsequentes:









 

De 1500 a 1530, os temas mais importantes são: o contato com o meio ambiente e os diferentes povos nativos, ou indígenas – fato que causou grande impacto na mentalidade europeia da época, gerando um imaginário que ia da demonização a imagens paradisíacas –; as tentativas iniciais de exploração de matérias-primas, com destaque para o pau-brasil, largamente monopolizado por comerciantes portugueses como Fernando de Noronha.

Com a ameaça da ocupação do território brasileiro por outros povos, como os franceses, a coroa portuguesa decidiu, no início da década de 1530, estabelecer o controle de fato da colônia, instituindo o Governo GeralO primeiro dos governadores gerais do Brasil foi Tomé de Souza. A partir da fase dos governos gerais, começou-se o estabelecimento de uma estrutura econômica um pouco mais sofisticada. A montagem dos engenhos de açúcar e do sistema da plantation (latifúndios monocultores), bem como o emprego da mão de obra escrava, inicialmente indígena e, posteriormente, negra (africana), fez parte das decisões do Governo Geral.

Ao mesmo tempo, da então Capitania de São Paulo saíram os empreendimentos conhecidos como bandeiras e entradas, que se caracterizaram pelo desbravamento do interior do país, pelo apresamento de índios e pela ampliação de territórios. A formação da sociedade colonial passou a articular-se a partir desses elementos: economia açucareira, sistema escravista e adentramento no interior do país.

Posteriormente, o ciclo econômico do ouro, no século XVIII, que se concentrou na região Sudeste, sobretudo em Minas Gerais, deu novos contrastes à formação da sociedade brasileira e espaço para novas ideias políticas. Essa formação social culminou também nas famosas Rebeliões Nativistas e Rebeliões Separatistas, das quais se destacaram, por exemplo, a Revolta de Beckman e a Inconfidência Mineira.

A Insurreição Pernambucana, por outro lado, ocorrida em Pernambuco, resultou de uma situação posterior a um período de grandíssima importância para a região Nordeste do Brasil: o período da administração holandesa. Com a União Ibérica, partes do Nordeste brasileiro, sobretudo Pernambuco, foram ocupadas pelos povos flamengos, que lá estabeleceram um desenvolvimento econômico e social nunca visto na colônia brasileira até então. Esse período foi também denominado de Brasil Holandês.

crise do sistema colonial começou a agravar-se na segunda metade do século XVIII, ao mesmo tempo em que a situação da Europa tornava-se convulsiva com o advento da Revolução Francesa. Em 1808, a corte portuguesa deixou Portugal em direção ao Brasil, dando início a um novo estágio de sua história, tirando-o da condição de colônia e elevando-o à categoria de Reino Unido, junto com Portugal de Algarves.

 

 

1.    Compare o primeiro e o segundo mapas, apontando semelhanças e diferenças em relação a quantidade de províncias (o que no futuro se chamaria “estados”) e o tamanho delas, além do tamanho do próprio Brasil naquela época.

2.    Compare as províncias do segundo mapa e os nomes e tamanhos dos Estados brasileiros atuais, apontando semelhanças e diferenças.

3.    Quais são as razões que o texto aponta para a mudança do tamanho do Brasil no período colonial?

4.    Quais são os assuntos do terceiro mapa?

5.    Quais dos assuntos do terceiro mapa aparecem no texto?

6.    O que são as “plantations” mencionadas no texto?

7.    Com base nos mapas e no texto, podemos dizer que o período que o Brasil foi colônia de Portugal foi pacífico? Por quê?

8.    Com base nos mapas e no texto, podemos dizer que apenas a cana de açúcar e o pau-brasil foram produtos explorados pelos europeus durante o período colonial? Por quê?

9.    Com base nos mapas e no texto, podemos dizer que apenas os povos africanos foram escravizados pelos europeus durante o período colonial? Por quê?

10. Com base nos mapas e no texto, podemos dizer que rebeliões e revoltas locais ajudaram o Brasil a deixar de ser colônia de Portugal? Por quê?

 


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