E.E. JORNALISTA RUY MESQUITA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA – PROFA.
PATRICIA
SEGUNDA QUINZENA - NOVEMBRO/2020
NOME: _____________________________ N°_____
8°____ DATA:______
Leia o texto abaixo e as imagens para responder as perguntas
subsequentes:
De 1500 a 1530,
os temas mais importantes são: o contato com o meio ambiente e os diferentes
povos nativos, ou indígenas –
fato que causou grande impacto na mentalidade europeia da época, gerando um
imaginário que ia da demonização a imagens paradisíacas –; as tentativas
iniciais de exploração de matérias-primas, com destaque para o pau-brasil, largamente
monopolizado por comerciantes portugueses como Fernando de Noronha.
Com a ameaça da
ocupação do território brasileiro por outros povos, como os franceses, a coroa
portuguesa decidiu, no início da década de 1530, estabelecer o controle de
fato da colônia, instituindo o Governo
Geral. O
primeiro dos governadores gerais do Brasil foi Tomé de Souza.
A partir da fase dos governos gerais, começou-se o estabelecimento de uma estrutura
econômica um pouco mais sofisticada. A montagem dos engenhos de açúcar e do sistema
da plantation (latifúndios
monocultores), bem como o emprego da mão
de obra escrava, inicialmente indígena e,
posteriormente, negra (africana),
fez parte das decisões do Governo Geral.
Ao mesmo tempo,
da então Capitania de São Paulo saíram os empreendimentos conhecidos como bandeiras
e entradas, que se caracterizaram pelo desbravamento do
interior do país, pelo apresamento de índios e pela ampliação de territórios. A
formação da sociedade colonial passou a articular-se a partir desses elementos:
economia açucareira, sistema escravista e adentramento no interior do país.
Posteriormente,
o ciclo econômico do ouro, no século XVIII,
que se concentrou na região Sudeste, sobretudo em Minas Gerais, deu novos
contrastes à formação da sociedade brasileira e espaço para novas ideias
políticas. Essa formação social culminou também nas famosas Rebeliões
Nativistas e Rebeliões
Separatistas, das quais se destacaram, por exemplo, a Revolta de
Beckman e a Inconfidência Mineira.
A Insurreição
Pernambucana, por outro lado, ocorrida em
Pernambuco, resultou de uma situação posterior a um período de grandíssima
importância para a região Nordeste do Brasil: o período da administração holandesa.
Com a União
Ibérica, partes do Nordeste brasileiro, sobretudo Pernambuco,
foram ocupadas pelos povos flamengos, que lá estabeleceram um desenvolvimento
econômico e social nunca visto na colônia brasileira até então. Esse período
foi também denominado de
Brasil Holandês.
A crise do sistema colonial começou
a agravar-se na segunda metade do século XVIII, ao mesmo tempo em que a
situação da Europa tornava-se convulsiva com o advento da Revolução Francesa. Em 1808, a corte
portuguesa deixou Portugal em direção ao Brasil, dando início a um novo estágio
de sua história, tirando-o da condição de colônia e elevando-o à categoria
de Reino Unido, junto com
Portugal de Algarves.
1. Compare o primeiro e o
segundo mapas, apontando semelhanças e diferenças em relação a quantidade de
províncias (o que no futuro se chamaria “estados”) e o tamanho delas, além do
tamanho do próprio Brasil naquela época.
2. Compare as províncias do
segundo mapa e os nomes e tamanhos dos Estados brasileiros atuais, apontando
semelhanças e diferenças.
3. Quais são as razões que o
texto aponta para a mudança do tamanho do Brasil no período colonial?
4. Quais são os assuntos do
terceiro mapa?
5. Quais dos assuntos do
terceiro mapa aparecem no texto?
6. O que são as “plantations”
mencionadas no texto?
7. Com base nos mapas e no
texto, podemos dizer que o período que o Brasil foi colônia de Portugal foi
pacífico? Por quê?
8. Com base nos mapas e no
texto, podemos dizer que apenas a cana de açúcar e o pau-brasil foram produtos
explorados pelos europeus durante o período colonial? Por quê?
9. Com base nos mapas e no
texto, podemos dizer que apenas os povos africanos foram escravizados pelos
europeus durante o período colonial? Por quê?
10. Com base nos mapas e no
texto, podemos dizer que rebeliões e revoltas locais ajudaram o Brasil a deixar
de ser colônia de Portugal? Por quê?
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