Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2020

HISTÓRIA 7] E e F

 

                           A   R E V O L T A   D E   V I L A   R I C A

 

Durante o século XVIII, a região de Minas Gerais produzia muito ouro. A Coroa Portuguesa elevou bastante a taxa de impostos cobradas na região. Foi então que os portugueses instituíram  o quinto, um imposto que dava à Coroa 20% de todo ouro extraído. A cobrança do imposto era realizada em Casas de Fundição, estabelecimentos criados pela Coroa Portuguesa para cobrarem sua parte do ouro e da prata encontrados no Brasil. Para evitar o contrabando e a sonegação passou a ser proibido a circulação de ouro em pó ou em pepitas. Quem fosse apanhado desrespeitando as leis impostas por Portugal era, normalmente, preso ou degredado para a África. A partir disso, surgiu uma inquietação na região de Minas Gerais, já que a população era contra às normas impostas. As novas medidas da Coroa Portuguesa estavam prejudicando os donos das minas de ouro. Essas medidas visavam acabar com o contrabando do ouro em pó e consistiam no aumento de impostos, das punições e da fiscalização. A Coroa Portuguesa decidiu instalar algumas Casas de Fundição, onde todo o ouro deveria ser fundido e transformado em barras, com o selo do Reino de Portugal. Nessa mesma ocasião, era recolhido o quinto – a cada 5 barras de ouro, 1 ficava para Portugal. Dessa forma, apenas o ouro em barras que tivesse o selo real deveria ser comercializado. Essas medidas tinham como objetivo acabar com o contrabando paralelo do ouro em pó e em pepitas e, consequentemente, também prejudicava o lucro dos donos das minas. Então, esses donos das minas organizaram a Revolta de Vila Rica para acabar com as Casas de Fundição, com os impostos e com o forte controle que Portugal exercia. A Revolta durou quase um mês. Os envolvidos na rebelião estavam armados e chegaram a ocupar Vila Rica. Os líderes da Revolta de Vila Rica, além de terem sido presos, tiveram suas casas incendiadas. Com o fim da Revolta de Vila Rica, Portugal intensificou a fiscalização na região.

 

                                    LEIA ATENTAMENTE O TEXTO E RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO :

 

1  Onde e quando ocorreu a Revolta de Vila rica ?

 

2  Quem  organizou a revolta e quem eram os revoltosos ?

 

3  Quais eram os abusos por parte dos portugueses que levaram à revolta ?

 

4  Você já ouviu a expressão “ o quinto dos infernos” ? ela faz parte de um ocorrido relatado nessa história. Identifique no texto o trecho que fala sobre isso.

 

5  Qual foi o resultado final da revolta de vila Rica , quem obteve a vitória?

 

                                           




                       À   PARTIR DA LEITURA DO TRECHO ABAIXO E APÓS ASSISTIR A AULA DO CMSP , https://www.youtube.com/watch?v=3t97yKzqFNc ENVIADA NO GRUPO WATS DO 7º ANO DE HISTÓRIA SOBRE A “ INVASÃO HOLANDESA NO BRASIL”          RESPONDA :

                    (  V  )  VERDADEIRO        OU       (  F  )  FALSO

 

 

...A primeira invasão holandesa ao Brasil ocorreu em 1624, com a conquista de Salvador, capital administrativa da Colônia, na capitania da Bahia. A ocupação durou apenas um ano, porque a Espanha, aliada a Portugal, enviou uma poderosa armada para expulsar os invasores. Quatro anos mais tarde, os holandeses atacaram a capitania de Pernambuco, estabelecendo-se em 1630, em Olinda e Recife. Iniciaram, então, a conquista do Nordeste brasileiro.

De 1637 a 1644, a administração do Conde Maurício de Nassau transformou a vida na capitania de Pernambuco ao criar um núcleo urbano, cultural, científico e comercial, em Recife: a cidade Maurícia. Além de dinamizar a economia, Nassau trouxe artistas e cientistas para estudar as potencialidades das terras brasileiras...

 

 

1.       (  ) Os holandeses invadiram mais de uma vez o Brasil

 

2.       (  ) Com a união ibérica , os holandeses foram expulsos do brasil .

 

3.       (  ) Os holandeses atacaram a capitania de Salvador e se estabeleceram em Olinda .

 

4.       (  ) O rei Maurício de Nassau fez grandes transformações na capitania de Pernambuco.

 

5.       (  ) A cidade Maurícia foi transformada e dinamizada durante a administração de Nassau.

 

6.       (  ) Em 1.639 os holandeses atacaram a capitania de Pernambuco.

 

7.       (  ) O conde Maurício de Nassau conquistou o Nordeste brasileiro.

 

8.       (  ) Os holandeses produziam o açúcar e tinham grandes lucros com a venda na Europa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário