3º
O IMAGINÁRIO EUROPEU
ANTES DAS GRANDES
NAVEGAÇÕES
Leia com atenção o trecho abaixo :
...Tendo fortes traços medievais, os relatos tinham como
base pensamentos religiosos, ao alternar em relatos que faziam lembrar a busca
ao paraíso perdido ou a temível descoberta do inferno, já que muitos europeus
acreditavam que em algum momento, o oceano acabaria, dando lugar a um enorme abismo,
tidos por eles como sendo a entrada para o inferno. Até o século XIV, o
conhecimento que se tinha na Europa a respeito de outros lugares do mundo era
apenas algo bastante restrito. Os europeus do século XV, costumavam misturar
conhecimentos geográficos com lendas, realidade com imaginação. Acreditavam por
exemplo, na existência de países imaginários e monstros marítimos, que residiam
no mar, sendo de tamanhos imensuráveis, podendo assumir variáveis formas,
incluindo dragões e serpentes do mar. Além de poderem ser viscosos e escamosos,
eles eram geralmente vistos como navios inimigos, a espera de oportunidades
para atacar e afundar embarcação...
RESPONDA ( v ) VERDADEIRO
OU ( f ) FALSO
1 ( ) Durante a idade Média os europeus eram muito
religiosos.
2 ( ) Os europeus do sec. XIV acreditavam que que a
Terra tinha terminava em abismo.
3 ( ) Embora os europeus da Idade Média fossem
muito religiosos não temiam os mares.
4 ( ) Os europeus tinham algum conhecimento
geográfico , porém temiam o inferno.
5 ( ) O único perigo que os europeus encontravam
nos mares e oceanos eram os imaginários.
4º A ESCOLA
DE SAGRES E
AS GRANDES NAVEGAÇÕES
Primeiramente devemos pensar como essas ideias (terra
quadrada, mar tenebroso, monstros, zonas tórridas) foram surgindo no pensamento
e mentalidade dos europeus no século XV. Desde a Idade Média a Igreja Católica
era detentora de enormes poderes políticos e espirituais (religioso). Portanto,
a Igreja disseminava teorias sobre as coisas naturais, humanas e espirituais
para exercer prontamente o seu poder. Geralmente, aqueles que contrariavam as
teorias Teocêntricas da Igreja sofriam sérias perseguições. Além do mais, o
catolicismo exercia a proibição e a censura de certos livros, principalmente
dos filósofos da antiguidade clássica (Platão, Aristóteles, Sócrates). Esta
situação somente começou a mudar com o advento do renascimento urbano e
comercial. Permitindo outras possibilidades de leituras do mundo, das coisas
naturais, humanas e espirituais. Sendo assim, o infante português D. Henrique
iniciou em Sagres (Sul de Portugal) um local de estudos que reuniu navegadores,
cartógrafos, cosmógrafos e outras pessoas curiosas pelas viagens marítimas.
Este local de estudos ficou conhecido como Escola de Sagres, nesta escola
desenvolveram novos estudos sobre técnicas de navegação, aperfeiçoaram a
bússola, o astrolábio (ferramentas de orientação geográfica), produziram
constantes mapas das rotas pelos oceanos e criaram novos tipos de embarcação,
por exemplo, as caravelas, mais leves e movidas por velas latinas de formato
triangular, que facilitavam as manobras em alto mar e propiciavam percorrer
maiores distâncias. Além de superar os perigos reais (as tempestades, as danificações
nas embarcações, as doenças, a fome e a sede), os navegadores, pela mentalidade
medieval, ainda tinham que superar os medos imaginários (os monstros marinhos,
a zona tórrida, a dimensão plana do planeta, quanto mais navegavam mais
próximos estariam do abismo). Acreditamos que a presença dos medos imaginários
existiu, mas as inovações técnicas e tecnológicas (Escola de Sagres)
propiciaram outro “olhar” para as navegações, permitindo a Expansão Marítima
Europeia.
RESPONDA EM SEU CADERNO :
1.Como a igreja Católica fazia para “dominar’ os europeus
medievais ?
.2Quais eventos diminuíram a dominação religiosa exercida
pela Igreja Católica, segundo o texto?
3.O que foi a Escola de Sagres?
4.Quais eram os perigos imaginários e quais eram os perigos
reais que os europeus enfrentavam nos oceanos ?
5.Como a escola de sagres contribuiu para as navegações ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário