Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Atividade de História Profº André

 

E. E. Jornalista Ruy Mesquita - Atv. 1 – 4º Bimestre

Prof. André Luis Alves de Morais

Disciplina: História 

Tema: Renascimento Urbano e Comercial

Turmas: 7ºA, B, C e D

Copiar as perguntas e responde-las no caderno, e entregar a folha com as respostas até o dia 08-11-2020

 

Renascimento Urbano

 

O renascimento urbano foi resultado direto do aumento populacional decorrente do aumento da produção de alimentos, e também da melhoria no clima nos séculos X e XI. O aumento populacional e a existência de um quadro social de grande opressão, a servidão, levavam muitos camponeses a fugirem das suas terras.

 

O objetivo desses camponeses era livrarem-se das obrigações feudais, e assim as cidades foram os locais que receberam uma quantidade grande deles. Nelas os camponeses buscavam por formas de sobrevivência, o que gerou diversidade de ofícios. Nas cidades houve também diversificação dos grupos sociais, e o centro do poder migrou dos bispos para os habitantes dos burgos, os burgueses, grupo que enriqueceu por meio do comércio ou de outros ofícios.

 

Renascimento Comercial

 

Além das cidades, o comércio na Europa fortaleceu-se a partir da Baixa Idade Média e proporcionou uma série de mudanças, como o estabelecimento de uma nova classe social, a criação de colônias sob a esfera de influência de cidades italianas e o uso da moeda. O aumento na produção agrícola foi o ponto de partida que deu força ao comércio europeu, pois o que sobrava dela passou a ser comercializado.

 

O primeiro destaque a respeito do comércio é que o seu crescimento permitiu a sua sedentarização. Isso porque essa atividade, a princípio, itinerante trazia muitos riscos e custos. As estradas eram ruins e perigosas, e existiam locais que cobravam impostos pesados dos comerciantes.

 

Na medida em que as cidades cresciam, uma demanda contínua por diferentes mercadorias dava possibilidade para que os comerciantes fixassem-se nos arredores da cidade. Eles vendiam itens de luxo, itens essenciais para o estilo de vida urbano e também itens básicos para a sobrevivência, como alimento.

 

Atividade:

1. O aumento da produção de alimentos e do clima nos séculos X e XI, resultaram no aumento populacional nas cidades, que são conhecidas como?

R:

2. Cite três mudanças a partir da Baixa Idade Média.

R:

3. Coloque V para as frases verdadeiras e F para as frases falsas:

a) (       ) os comerciantes vendiam itens de luxo de luxo.

b) (       ) os burgueses enriqueceram por meio do comércio ou de outros ofícios.

c) (       ) O aumento das guerras foi o ponto de partida que deu força ao comércio europeu

d) (      ) O crescimento das cidades dificultaram a fixação dos burgueses.

 

4. Qual o nome do grupo que enriqueceu com a venda de produtos durante a baixa idade média?

R:

Nenhum comentário:

Postar um comentário