Páginas

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Atividade de Ciências- 8°C, D, E, F

 

Professora: Camila Gomes

Disciplina: Ciências

Turma: 8°C, D, E, F.


Efeitos do excesso de álcool no organismo

 

    Overdose é o termo que usamos quando referimos a doses excessivas de determinada substância no corpo, causando intoxicação no indivíduo. No caso do álcool, se você bebeu muito, provavelmente sentirá tonturas, vômitos, se sentirá eufórico – ou deprimido, dentre outras características.

 

    Tontura, dor de cabeça, sensação de boca seca, desânimo, sentidos no dia seguinte são sintomas da famosa "ressaca": uma reação do corpo a essa ingestão demasiada. 40 miligramas de etanol por 100 mililitros são suficientes para gerar o quadro de euforia, causando esse desconforto no dia posterior.

 

    O coma alcoólico seria um próximo passo, necessitando de internação e aplicações de glicose, lavagens estomacais e outros tratamentos, de acordo com a intoxicação. 300 mg de etanol por 100 mL de sangue, aproximadamente, levam o indivíduo a esse quadro. Uma intoxicação mais severa (aproximadamente 500 mg por 100 mL), pode causar a morte por overdose.

 

    O uso excessivo e prolongado do álcool pode irritar a mucosa estomacal, causando a gastrite. Essa confere muito desconforto ao portador, uma vez que causa ardência, queimação, dores de cabeça, etc. Outras consequências, e ainda mais graves, são: o aumento da pressão arterial, problemas no coração e pâncreas, hepatite e cirrose. Distúrbios do sistema nervoso, como desatenção e tremedeira, também podem fazer parte do quadro.

 

    O fígado é um dos principais órgãos afetados, uma vez que é ele quem armazena o glicogênio - a nossa reserva de glicose, que oferece energia aos animais, inclusive o humano – e o libera aos poucos para a corrente sanguínea.

 

    Quando o indivíduo está sem se alimentar por um tempo razoável, suas reservas se esgotam, fazendo com que este órgão sintetize a glicose a partir das nossas proteínas musculares. Essa síntese é dificultada na presença do álcool, visto que o etanol bloqueia essa ação. Assim sendo, é compreensível o porquê das pessoas que estão bebendo em jejum se afetam mais rapidamente e o porquê do álcool em excesso, ao longo do tempo, pode causar a cirrose hepática. 

 

Após a leitura de texto responda as questões:

 

 

1-    Qual o órgão mais afetado pelo uso excessivo de álcool?

2-    Quais problemas de saúde o uso de álcool pode acarretar?

3-    Quais são os sintomas que uma pessoa apresenta após a ingestão de álcool?

4-    O álcool é uma substância licita ou ilícita?

5-    Escolha uma substância licita ou ilícita e faça uma pesquisa com os seguintes tópicos:

ü  Como é produzida

ü  Como é comercializada

ü  Qual o efeito no organismo a curto e longo prazo

ü  Quais doenças o corpo pode desenvolver com o uso dessa substância.

ü  Fazer esse trabalho no caderno e colocar a bibliografia no final.

 

  

Ø  Copiar as questões e responder no caderno de ciências;

Ø  Tirar foto da atividade e enviar ate 20/11/2020

Ø  Plantão de dúvidas via whatsapp.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário