AULAS DE ELETIVAS 6ºD,
7ºF e 9ºD
TEMA: JOGOS DE
TABULEIROS-A REGRA DO JOGO
BRINCAR, CRIANÇA, JOGOS
DE TABULEIRO
‘...
Os jogos de tabuleiros ajudam em
aprendizados específicos tais como: raciocínio, memória, atenção, elaboração de
processos estratégicos, concentração, além de facilitar a transposição de
questões para a vida, levando a criança
a aprender que existem momentos que
necessitam de regras, de estratégias para buscar um objetivo e de motivação
para alcança-los, movimentos estes, fundamentais para uma vida assertiva.
Jogos como xadrez e
dama, por exemplo, colaboram tanto no raciocínio lógico e rápido, quanto na concentração,
memória e estratégia para resolução de problemas e com relação as
questões comportamentais, eles demonstram grande eficácia no desenvolvimento de
julgamentos morais como perseverança, paciência, modéstia e prudência.
O jogo de tabuleiro
conhecido como ludo faz com que a
criança, principalmente, aprenda a lidar com o ganhar e o perder e como
agir diante de uma frustração e na sublimação da agressividade pois
estimula a competitividade e rapidez de raciocínio.
O jogo detetive
trabalha com capacidades de formatação
de estratégias para concretizar um objetivo desejado, podendo ajudar também na
elaboração de atitudes assertivas.
O jogo da vida aborda
questões de valores e princípios primordiais para a formação de processos
morais e de personalidade da criança, trabalhando também o diferenciar entre
realidade e fantasias .
O Banco
Imobiliário desperta principalmente a
vontade das crianças em lidar com a matemática, aparentemente chata para
muitos, fazendo com que o contato com a disciplina fique mais divertido,além de
estimular o raciocínio lógico e também lidar com as questões de julgamento
moral e de prudência.
Cada jogo tem sua
característica, particularidade, dificuldade e objetivo cabendo
ao instrutor, professor, pais e/ou adultos que convivam com crianças,
adaptar e adequar cada jogo a situação e propósitos diferenciados. O jogar é
uma ferramenta, que , se bem utilizada, facilita e ajuda o contato do mundo
infantil com o adulto e vice versa, estreitando laços, promovendo o crescimento
intelectual e emocional da criança.’
Linete L. Campos / Psicóloga clínica
/Psicoterapeuta /Consultora Empresarial /Docente universitária / CRP.:
06/20843-1
ATIVIDADE
O aluno
deverá criar um jogo de tabuleiro, pode pesquisar na internet, fazer jogo da
vivência familiar, como ele preferir. O mesmo deve enviar o passo a passo da
criação do jogo: fotos, vídeos, escritos de regra e etc. O envio deve ser pelos canais de comunicação com
o professor, segue os contatos: e-mail eafi17.renato.durval@gmail.com
e/ou WhatsApp 946307108. As atividades deverão ser entregues até a data de
31/07. Segue vídeo de sugestões de jogos
de tabuleiro:
obs.: Os
jogos apresentados no vídeo foram elaborados para jogar com uma criança de 7
anos, vocês deverão elaborar algo de acordo com suas faixas etárias, isso será
analisado para avaliação do professor. Qualquer dúvida, entrar em contato com o
professor. Teremos também, nossas aulas online para esclarecimento de dúvidas,
serão todas as segundas-feiras, das 13:30h às 14:30h. Segue link das nossas
aulas:
Bom estudo
estou à disposição!
Professor
Renato Durval
Nenhum comentário:
Postar um comentário