Páginas

quarta-feira, 15 de julho de 2020

AULAS DE ELETIVAS 6ºD, 7ºF e 9ºD


AULAS DE ELETIVAS 6ºD, 7ºF e 9ºD

TEMA: JOGOS DE TABULEIROS-A REGRA DO JOGO

BRINCAR, CRIANÇA, JOGOS DE TABULEIRO

... Os  jogos de tabuleiros ajudam em aprendizados específicos tais como: raciocínio, memória, atenção, elaboração de processos estratégicos, concentração, além de facilitar a transposição de questões para a vida,  levando a criança a aprender  que existem momentos que necessitam de regras, de estratégias para buscar um objetivo e de motivação para alcança-los, movimentos estes, fundamentais para uma vida assertiva.
Jogos como xadrez e dama, por exemplo,  colaboram  tanto no raciocínio lógico e  rápido, quanto na  concentração,  memória e  estratégia para  resolução de problemas e com relação as questões comportamentais, eles demonstram grande eficácia no desenvolvimento de julgamentos morais como perseverança, paciência, modéstia e  prudência.
O jogo de tabuleiro conhecido como ludo  faz com que a criança, principalmente, aprenda a lidar com o ganhar e o perder e   como  agir diante de uma frustração e na sublimação da agressividade pois estimula a competitividade e rapidez de raciocínio.
O jogo detetive trabalha com  capacidades de formatação de estratégias para concretizar um objetivo desejado, podendo ajudar também na elaboração de atitudes assertivas.
O jogo da vida aborda questões de valores e princípios primordiais para a formação de processos morais e de personalidade da criança, trabalhando também o diferenciar entre realidade e fantasias .
O Banco Imobiliário  desperta principalmente a vontade das crianças em lidar com a matemática, aparentemente chata para muitos, fazendo com que o contato com a disciplina fique mais divertido,além de estimular o raciocínio lógico e também lidar com as questões de julgamento moral e de prudência.
Cada jogo tem sua característica, particularidade, dificuldade e objetivo  cabendo  ao instrutor, professor, pais e/ou adultos que convivam com crianças, adaptar e adequar cada jogo a situação e propósitos diferenciados. O jogar é uma ferramenta, que , se bem utilizada, facilita e ajuda o contato do mundo infantil com o adulto e vice versa, estreitando laços, promovendo o crescimento intelectual e emocional da criança.’
Linete L. Campos / Psicóloga clínica /Psicoterapeuta /Consultora Empresarial /Docente universitária / CRP.: 06/20843-1

ATIVIDADE

O aluno deverá criar um jogo de tabuleiro, pode pesquisar na internet, fazer jogo da vivência familiar, como ele preferir. O mesmo deve enviar o passo a passo da criação do jogo: fotos, vídeos, escritos de regra e etc. O  envio deve ser pelos canais de comunicação com o professor, segue os contatos: e-mail eafi17.renato.durval@gmail.com e/ou WhatsApp 946307108. As atividades deverão ser entregues até a data de 31/07.  Segue vídeo de sugestões de jogos de tabuleiro:


obs.: Os jogos apresentados no vídeo foram elaborados para jogar com uma criança de 7 anos, vocês deverão elaborar algo de acordo com suas faixas etárias, isso será analisado para avaliação do professor. Qualquer dúvida, entrar em contato com o professor. Teremos também, nossas aulas online para esclarecimento de dúvidas, serão todas as segundas-feiras, das 13:30h às 14:30h. Segue link das nossas aulas:


Bom estudo estou à disposição!


Professor Renato Durval

Nenhum comentário:

Postar um comentário