Páginas

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Atividade de Projeto de Vida - Recuperação (6°B, C, D e E)

Professora: Camila Gomes
Disciplina: Projeto de Vida
Turmas: 6°ano B,C,D e E.


Atenção alunos!!!

Atividades de recuperação para o 1°bimestre e 2°bimestre.

Realizar as atividades apenas o alunos que ainda não fizeram!!!


Atividades de Recuperação 1° Bimestre

ü Atividades:

1)   Pensando em sua vida responda:
a)    Onde estou?
b)    Onde quero chegar?

2)   Qual o seu sonho?

3)   Você precisa de ajuda superar suas dificuldades e alcançar seus sonhos?

4)   Quem você procura quando precisa de ajuda?

(Copiar e responder as questões no caderno de Projeto de Vida)

ü Atividades:

1)  Faça as seguintes anotações em duas listas:
a)  Aquilo que minha família faz para contribuir com o meu bem-estar:
b)  Aquilo que eu faço para contribuir com o bem-estar daqueles que moram comigo:

2)   Faça uma reflexão sobre a importância da família para nosso bem-estar e como isso pode nos ajudar a enfrentar esse momento de isolamento social, anote tudo no seu caderno de projeto de vida.

ü Atividades:

Leia o texto abaixo e responda as questões:

Texto motivacional – Projetos da vida

Era uma vez um riacho de águas cristalinas, muito bonito, que serpenteava entre as montanhas.
Em certo ponto de seu percurso, notou que à sua frente havia um pântano imundo, por onde deveria passar.
Olhou, então, para Deus e protestou:
“Senhor, que castigo! Eu sou um riacho tão límpido, tão formoso, e você me obriga a atravessar um pântano sujo como esse! Como faço agora?”
Deus respondeu:
“Isso depende da sua maneira de encarar o pântano. Se ficar com medo, você vai diminuir o ritmo de seu curso, dará voltas e, inevitavelmente, acabará misturando suas águas com as do pântano, o que o tornará igual a ele. Mas, se você o enfrentar com velocidade, com força, com decisão, suas águas se espalharão sobre ele, a umidade as transformará em gotas que formarão nuvens, e o vento levará essas nuvens em direção ao oceano. Aí você se transformará em mar”.
Assim é a vida.
As pessoas engatinham nas mudanças. Quando ficam assustadas, paralisadas, pesadas, tornam-se tensas e perdem a fluidez e a força.
É preciso entrar pra valer nos PROJETOS DA VIDA, ATÉ QUE O RIO SE TRANSFORME EM MAR.
Se uma pessoa passar a vida toda evitando sofrimento, também acabará evitando o prazer que a vida oferece. Há milhares de tesouros guardados em lugares onde precisamos ir para descobri-los. Há tesouros guardados numa praia deserta, numa noite estrelada, numa viagem inesperada, num salto de asa-delta…
O importante é ir ao encontro deles, ainda que isso exija uma boa dose de coragem e desprendimento.
Não procure o sofrimento. Mas, se ele fizer parte da conquista, enfrente-o e supere-o.
Arrisque, ouse, avance na vida.
Ela é uma aventura gratificante para quem tem coragem de arriscar.
Fonte: Maria Gabriela



1)    Qual a mensagem central desse texto?
2)    No trecho “É preciso entrar pra valer nos PROJETOS DA VIDA, ATÉ QUE O RIO SE TRANSFORME EM MAR” o que quer dizer?
3)    No trecho “Não procure o sofrimento. Mas, se ele fizer parte da conquista, enfrente-o e supere-o” como podemos fazer isso?
4)    Agora reflita no cenário atual do nosso país e responda como a mensagem desse texto pode nos motivar a enfrentar essa situação?



*Copiar apenas as questões e responder no caderno de projeto de vida;
*Platão de dúvidas via whatsapp;

*Tirar foto e enviar pelo whatsapp até dia 28/07/2020


Atividades de Recuperação 2° Bimestre

1-    ATIVIDADE

Leia o texto para responder as questões:

RESPEITO
Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Para isso reuniram-se e começaram escolher as disciplinas.
O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de voo.
O Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental.
E o Coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída.
E assim foi feito. Incluíram tudo, mas… cometeram um grande erro.
Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos.
O Coelho foi magnífico na corrida. Ninguém corria como ele.
Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram:
“Voa Coelho”. Ele saltou lá de cima e “pluft”… coitadinho! Quebrou as pernas.
O Coelho não aprendeu a voar e acabou sem poder correr também.
O Pássaro voava como nenhum outro, mas o obrigaram a cavar buracos como uma toupeira. Quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos.
SABE DE UMA COISA?
Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma ou mais qualidades próprias dadas por DEUS. Não podemos exigir ou forçar para que as outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades.
Se assim agirmos, acabaremos fazendo com que elas sofram, e no final, elas poderão não ser o que queríamos que fossem… e ainda pior, elas poderão não mais fazer o que faziam bem feito.
“RESPEITAR AS DIFERENÇAS É AMAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO!”
Queridos amigos!! Saiba respeitar o próximo, saiba que cada um tem suas limitações, seu jeito. Não podemos forçar as pessoas a fazer o que queremos, pois num primeiro momento elas podem até fazer, mas depois podem acabar adoecendo. Pense nessa mensagem, empregue ela em sua vida.

Velho Sábio!

1)    Qual a mensagem central desse texto?
2)    Quais competências socioemocionais apresentadas na aula de projeto de vida do dia 06/05/2020 podemos associar com esse texto?
3)    No trecho do texto “RESPEITAR AS DIFERENÇAS É AMAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO!” o que isso quer dizer? Você consegue fazer isso sempre?
4)    Você já se sentiu desrespeitado em sua vida por alguém? Se sim como foi?
Ø  Copiar apenas as questões e responder no caderno de projeto de vida;
Ø  Tirar foto da atividade e enviar via WhatsApp ( 95847-0230);
Ø  Plantão de dúvidas via WhatsApp


2-    ATIVIDADE:


Após assistir a aula do CMSP reflita e responda...

1-    Pensado nos seus sonhos e do seu projeto de vida responda:
a)    O que você acredita que precisa aprender para realizar o seu sonho?
b)    Você tem se dedicado a aprender o que precisa para a realização desse sonho? Como?

2-    Quanto tempo você dedica diariamente para estudar o que precisa?
3-    Como você acredita que aprende melhor?
4-    Qual disciplina você tem mais facilidade em aprender?
5-    Qual disciplina você tem mais dificuldade em aprender?


Ø  Copiar as questões e responder no caderno de projeto de vida;
Ø  Tirar foto da atividade e enviar via WhatsApp ( 95847-0230);
Ø  Plantão de dúvidas via WhatsApp terça- feira 10:00 às 10:45;
Ø  Aula online quarta-feira 9:45 às 10:30;


3-    ATIVIDADE:

Questões

1-    Qual a diferença de coronavírus e covid-19?
2-    Como ocorre a transmissão da coivid-19?
3-    Cite três sintomas da doença.
4-    Qual a forma de prevenção?
5-    Pensando em sua família, o que vocês tem feito para se proteger?
6-    Alguém da sua família se contaminou?
7-    Como você tem se sentido em meio a essa pandemia?


* Realizar a atividade no caderno de projeto de vida;
* Tirar foto e enviar via whatsApp;
*Entregar até dia 28/07/2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário