Disciplina: Projeto de Vida
Turma: 7°E
Atenção alunos!!!
Atividade de recuperação para 1°bimestre e 2°bimestre.
Realizar as atividades apenas os alunos que ainda não realizaram!!!!
Atividades
de Recuperação 1° Bimestre
1- Atividades:
1) Pensando em sua vida responda:
a) Onde estou?
b) Onde quero chegar?
2) Qual o seu sonho?
3) Você precisa de ajuda superar suas
dificuldades e alcançar seus sonhos?
4) Quem você procura quando precisa de ajuda?
5) Como a escola pode te ajudar a alcançar seu
sonho?
6) O que eu preciso fazer para chegar aonde eu
quero?
7) Que outras ações vão me ajudar a chegar aonde
eu quero?
(Copiar e responder as questões no caderno de
Projeto de Vida)
2-
Atividades:
Leia o texto abaixo e depois responda as questões:
A importância de construir Projetos de Vida na
Educação
Num mundo
multicultural, permanentemente conectado e em profunda transformação, faz todo
sentido à educação baseada em valores, desenvolvimento de competências e
aprendizagem por projetos, integrados no Projeto de Vida. O projeto ou plano de
vida representa o que o indivíduo quer ser e o que ele vai fazer em certos
momentos de sua vida, bem como as possibilidades de alcançá-lo. Projeto de
vida, num sentido amplo, é tornar conscientes e avaliar nossas trilhas de
aprendizagem, nossos valores, competências e dificuldades e também os caminhos
mais promissores para o desenvolvimento em todas as dimensões. É um exercício
constante de tornar visível, na nossa linha do tempo, nossas descobertas,
valores, escolhas, perdas e também desafios futuros, aumentando nossa percepção,
aprendendo com os erros e projetando novos cenários de curto e médio prazo. É
um roteiro aberto de autoaprendizagem, multidimensional, em contínua construção
e revisão, que pode modificar-se, adaptar-se e transformar-se ao longo da nossa
vida. O projeto de vida bem desenhado é do
interesse de todos, porque nos ajuda a propor perguntas fundamentais, a buscar
as respostas possíveis, a fazer escolhas difíceis e a avaliar continuamente
nosso percurso. Isso dará sentido e prazer ao aprender em todos os espaços e
tempos e de múltiplas formas, em cada etapa da nossa vida. Muitas pessoas não
desenvolvem esse autoconhecimento, a capacidade de perceber-se, avaliar se,
transformar-se. Isso pode ser ensinado em qualquer etapa da vida; quanto antes,
melhor. Aumentam os cursos, os espaços de intercâmbio, os programas de coaching
sobre orientação profissional e de vida, sobre como encontrar algum sentido no
caminho pessoal, como perceber onde cada um se encontra o que faz mais sentido,
o que evitar como orientar-se por valores mais significativos, constatar se
somos pessoas mais abertas, realizadas. Como ir avançando no meio de tantas
contradições; encontrar na nossa linha do tempo o que é recorrente e o que nos
desafia; o que nos é fácil e o que é penoso; perceber melhor os avanços e os
retrocessos. O que faz sentido em cada etapa da vida, como preparar os próximos
passos de forma mais consciente. Quem consegue desenvolver esta percepção sobre
si com mais frequência enxerga melhor onde se encontra, ilumina melhor seus
caminhos, consegue desenhar com maior clareza as próximas etapas. Há muitas
abordagens filosóficas e religiosas sobre estas questões; o importante é
conseguir perceber-se como pessoas que estamos progredindo, evoluindo mais,
tomando decisões mais coerentes, integrando mais o conhecimento intelectual, as
emoções, os valores. Interessam a todos, em qualquer fase em que se encontrem
das suas vidas, tornar mais consciente esse processo de reflexão sobre sua
própria experiência, trajetória, projetos.
José Moran - Educador e pesquisador de
projetos de inovação
Disponível em http://integralprotagonista.blogspot.com/p/a-importancia-de-construir-projetos-de.html
1) Com base na leitura
do texto responda:
a) Qual a importância do
Projeto de Vida?
b) Como o Projeto de
Vida está relacionado ao autoconhecimento?
2) O que representa o
Projeto de Vida?
3) No trecho “Projeto de
vida, num sentido amplo, é tornar conscientes e avaliar nossas trilhas de
aprendizagem, nossos valores, competências e dificuldades e também os caminhos
mais promissores para o desenvolvimento em todas as dimensões” o que quer
dizer?
4) Faça um resumo com
suas palavras sobre o que é Projeto de Vida para você e como você tem feito o
seu projeto.
Ø Copiar apenas as
questões e responder as questões no caderno de Projeto de Vida
3-
Atividades:
1) Reflita
e responda as questões abaixo:
a)Como dar continuidade as
estudos durante o período de isolamento social?
b)O que você está fazendo
para dar prosseguimento ao seu projeto de vida?
c)Sua família tem sido
importante no incentivo aos estudos em tempo de isolamento social?
d)Como você se sente sem
poder ir a escola e interagir com os colegas e professores?
2) Após
refletir faça no caderno de projeto de vida uma redação sobre como você tem se
sentido com relação ao isolamento social.
Ø Copiar
e responder as questões no caderno de projeto de vida.
Ø Enviar
foto das atividades até 28/07/2020.
Atividades
de Recuperação 2° Bimestre
1- Atividades:
ü Faça a leitura;
ü Realizar as
atividades no caderno;
ü Escreva apenas os
títulos e depois responda;
ü Tirar foto e enviar
via whastapp.
Escreva no seu caderno sua biografia:
- Seu nascimento;
- Sua infância;
- Quais seus pontos fortes e fracos;
- Faça um desenho que te represente.
1-
Atividades:
A) Escolha
um objeto que você acha que represente quem você é.
B) Descreva
sua personalidade a partir do objeto escolhido.
C) Explique
o motivo da escolha do objeto.
D) Agora
crie uma representação artística para a descrição que você fez de si mesmo que
pode ser um desenho, uma colagem ou um poema.
E) Agora
faça um resumo contando quais os seus sonhos.
*
Atividade retirada da aula do CMSP
Ø Copiar
apenas as questões e responder no caderno de projeto de vida;
Ø Tirar
foto da atividade e enviar via WhatsApp ( 95847-0230);
Ø Plantão
de dúvidas via WhatsApp terça-feira 11:15 às 12:00 horas.
Ø Aula
online quarta-feira 11:15 às 12:00 horas.
2- Atividades:
Questões
1- Qual
a diferença de coronavírus e covid-19?
2- Como
ocorre a transmissão da coivid-19?
3- Cite
três sintomas da doença.
4- Qual
a forma de prevenção?
5- Pensando
em sua família, o que vocês tem feito para se proteger?
6- Alguém
da sua família se contaminou?
7- Como
você tem se sentido em meio a essa pandemia?
*
Realizar a atividade no caderno de projeto de vida;
*
Tirar foto e enviar via whatsApp;
*Entregar
até 28/07/2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário