Páginas

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Atividade de Projeto de Vida- Recuperação (7°E)

Professora: Camila Gomes
Disciplina: Projeto de Vida
Turma: 7°E


Atenção alunos!!!

Atividade de recuperação para 1°bimestre e 2°bimestre.

Realizar as atividades apenas os alunos que ainda não realizaram!!!!

Atividades de Recuperação 1° Bimestre

1-   Atividades:
1)   Pensando em sua vida responda:
a)    Onde estou?
b)    Onde quero chegar?

2)   Qual o seu sonho?

3)   Você precisa de ajuda superar suas dificuldades e alcançar seus sonhos?

4)   Quem você procura quando precisa de ajuda?

5)   Como a escola pode te ajudar a alcançar seu sonho?

6)   O que eu preciso fazer para chegar aonde eu quero?

7)   Que outras ações vão me ajudar a chegar aonde eu quero?

(Copiar e responder as questões no caderno de Projeto de Vida)

2-   Atividades:
Leia o texto abaixo e depois responda as questões:

A importância de construir Projetos de Vida na Educação

Num mundo multicultural, permanentemente conectado e em profunda transformação, faz todo sentido à educação baseada em valores, desenvolvimento de competências e aprendizagem por projetos, integrados no Projeto de Vida. O projeto ou plano de vida representa o que o indivíduo quer ser e o que ele vai fazer em certos momentos de sua vida, bem como as possibilidades de alcançá-lo. Projeto de vida, num sentido amplo, é tornar conscientes e avaliar nossas trilhas de aprendizagem, nossos valores, competências e dificuldades e também os caminhos mais promissores para o desenvolvimento em todas as dimensões. É um exercício constante de tornar visível, na nossa linha do tempo, nossas descobertas, valores, escolhas, perdas e também desafios futuros, aumentando nossa percepção, aprendendo com os erros e projetando novos cenários de curto e médio prazo. É um roteiro aberto de autoaprendizagem, multidimensional, em contínua construção e revisão, que pode modificar-se, adaptar-se e transformar-se ao longo da nossa vida.     O projeto de vida bem desenhado é do interesse de todos, porque nos ajuda a propor perguntas fundamentais, a buscar as respostas possíveis, a fazer escolhas difíceis e a avaliar continuamente nosso percurso. Isso dará sentido e prazer ao aprender em todos os espaços e tempos e de múltiplas formas, em cada etapa da nossa vida. Muitas pessoas não desenvolvem esse autoconhecimento, a capacidade de perceber-se, avaliar se, transformar-se. Isso pode ser ensinado em qualquer etapa da vida; quanto antes, melhor. Aumentam os cursos, os espaços de intercâmbio, os programas de coaching sobre orientação profissional e de vida, sobre como encontrar algum sentido no caminho pessoal, como perceber onde cada um se encontra o que faz mais sentido, o que evitar como orientar-se por valores mais significativos, constatar se somos pessoas mais abertas, realizadas. Como ir avançando no meio de tantas contradições; encontrar na nossa linha do tempo o que é recorrente e o que nos desafia; o que nos é fácil e o que é penoso; perceber melhor os avanços e os retrocessos. O que faz sentido em cada etapa da vida, como preparar os próximos passos de forma mais consciente. Quem consegue desenvolver esta percepção sobre si com mais frequência enxerga melhor onde se encontra, ilumina melhor seus caminhos, consegue desenhar com maior clareza as próximas etapas. Há muitas abordagens filosóficas e religiosas sobre estas questões; o importante é conseguir perceber-se como pessoas que estamos progredindo, evoluindo mais, tomando decisões mais coerentes, integrando mais o conhecimento intelectual, as emoções, os valores. Interessam a todos, em qualquer fase em que se encontrem das suas vidas, tornar mais consciente esse processo de reflexão sobre sua própria experiência, trajetória, projetos. 

José Moran - Educador e pesquisador de projetos de inovação 




1)    Com base na leitura do texto responda:
a)    Qual a importância do Projeto de Vida?
b)    Como o Projeto de Vida está relacionado ao autoconhecimento?

2)    O que representa o Projeto de Vida?

3)    No trecho “Projeto de vida, num sentido amplo, é tornar conscientes e avaliar nossas trilhas de aprendizagem, nossos valores, competências e dificuldades e também os caminhos mais promissores para o desenvolvimento em todas as dimensões” o que quer dizer?

4)    Faça um resumo com suas palavras sobre o que é Projeto de Vida para você e como você tem feito o seu projeto.


Ø  Copiar apenas as questões e responder as questões no caderno de Projeto de Vida


3-   Atividades:
1)    Reflita e responda as questões abaixo:

a)Como dar continuidade as estudos durante o período de isolamento social?
b)O que você está fazendo para dar prosseguimento ao seu projeto de vida?
c)Sua família tem sido importante no incentivo aos estudos em tempo de isolamento social?
d)Como você se sente sem poder ir a escola e interagir com os colegas e professores?

2)    Após refletir faça no caderno de projeto de vida uma redação sobre como você tem se sentido com relação ao isolamento social.
Ø  Copiar e responder as questões no caderno de projeto de vida.
Ø  Enviar foto das atividades até 28/07/2020.




Atividades de Recuperação 2° Bimestre

1-   Atividades:
ü  Faça a leitura;
ü  Realizar as atividades no caderno;
ü Escreva apenas os títulos e depois responda;
ü Tirar foto e enviar via whastapp.


Escreva no seu caderno sua biografia:

  • Seu nascimento;
  • Sua infância;
  • Quais seus pontos fortes e fracos;
  • Faça um desenho que te represente.

1-   Atividades:

A)   Escolha um objeto que você acha que represente quem você é.

B)   Descreva sua personalidade a partir do objeto escolhido.

C)   Explique o motivo da escolha do objeto.

D)   Agora crie uma representação artística para a descrição que você fez de si mesmo que pode ser um desenho, uma colagem ou um poema.

E)   Agora faça um resumo contando quais os seus sonhos.


* Atividade retirada da aula do CMSP


Ø  Copiar apenas as questões e responder no caderno de projeto de vida;
Ø  Tirar foto da atividade e enviar via WhatsApp ( 95847-0230);
Ø  Plantão de dúvidas via WhatsApp terça-feira 11:15 às 12:00 horas.
Ø  Aula online quarta-feira 11:15 às 12:00 horas.

2-   Atividades:

Questões

1-    Qual a diferença de coronavírus e covid-19?
2-    Como ocorre a transmissão da coivid-19?
3-    Cite três sintomas da doença.
4-    Qual a forma de prevenção?
5-    Pensando em sua família, o que vocês tem feito para se proteger?
6-    Alguém da sua família se contaminou?
7-    Como você tem se sentido em meio a essa pandemia?


* Realizar a atividade no caderno de projeto de vida;
* Tirar foto e enviar via whatsApp;
*Entregar até 28/07/2020.





Nenhum comentário:

Postar um comentário