Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

 1ªATIVIDADE DE ELETIVA 3ºBIMESTRE

 PROFª WADILA MEDEIROS

Entenda a importância de criar hábitos saudáveis

Incorporar hábitos saudáveis na rotina vai muito além de mudar a alimentação e praticar atividades físicas, apesar de esses dois fatores serem muito importantes para manter o organismo funcionado perfeitamente.

Cuidar do corpo e da mente exige um conjunto de hábitos que devem ser incorporados na rotina se você quiser ter mais qualidade de vida e se sentir mais disposto. Cuidar dessa rotina para que sua vida seja equilibrada é extremamente importante para mantê-la saudável e feliz.

 

1. Alimentos variados nutrem o corpo

Um cardápio nutritivo implica em diversificar os alimentos e variá-los dentro do prato. Misture folhas de cor verde-escuro, que têm altas quantidades de vitaminas A, C e K e muitos outros nutrientes, com legumes coloridos, como vegetais, berinjela, abobrinha, cebola, pimentão e outros.

Essa variação de alimentos traz maior diversidade de nutrientes no organismo, conseguindo assim obter mais saúde, menos déficit de vitaminas e minerais e muito mais disposição.

 

2. A água transporta os nutrientes

Consumir fibras, vitaminas e nutrientes através de alimentos frescos e naturais é uma excelente maneira de manter o corpo saudável e funcionando bem. Porém, beber bastante água é fundamental para que todos esses nutrientes cumpram suas funções em seu organismo.

A água é o principal ingrediente do corpo e trabalha transportando esses nutrientes e ajudando a eliminar, por meio da urina, substâncias que estão em excesso, além também de colaborar com o bom funcionamento do intestino, eliminando aquela sensação de inchaço na região abdominal.

Há um cálculo simples para saber a quantidade de água que você precisa ingerir por dia: para cada quilo, conta-se 35ml do líquido. Ou seja, para saber a quantidade ideal para seu corpo, basta multiplicar seu peso por 35.

 

3. Exercícios regulares mantêm os músculos fortalecidos

Realizar exercícios de força como flexões e abdominais não são importantes apenas para manter o corpo no peso ideal. Ter músculos fortalecidos também protegem as articulações e os ossos, evitando problemas futuros, como a osteoporose.

O fortalecimento dos músculos traz benefícios em médio e longo prazo, já que ao longo dos anos a massa magra do ser humano diminui e começa uma sensação de fraqueza e sensibilidade. Para quem trabalha o corpo com atividades praticadas de duas a três vezes por semana, essa sensação é minimizada, prevenindo quedas e proporcionando melhor qualidade de vida.

 

4. A mente bem cuidada proporciona uma vida melhor

Muitas pessoas acham que o corpo bem cuidado é a chave para ter uma vida mais saudável e evitar diversos tipos de doença. Porém, apesar de o corpo realmente ser uma parte importante no processo da melhora da qualidade de vida, cuidar da mente é fundamental para que ele seja completo.

É importante dar valor para os sentimentos, observar seus pensamentos e procurar ajuda caso sinta uma tristeza permanente, falta de vontade para encarar o dia a dia e baixa autoestima. Hoje em dia, doenças como depressão, síndrome do pânico e crises de ansiedade são frequentes, mas têm cura. Basta procurar um tratamento adequado.

 

5. A disciplina acompanha os hábitos saudáveis

Ler tudo o que você pode fazer para deixar sua vida mais saudável pode parecer muito fácil. Mas colocar as dicas que você está lendo aqui em prática depende muito de disposição e disciplina.

Terão dias em que os horários ficarão apertados ou simplesmente chega aquela preguiça de fazer uma saladinha saudável ou ir à academia. Nesses dias, pense que tudo o que você está fazendo é para o bem do seu corpo e, quando perceber, tudo vai virar um hábito em sua vida e você até sentirá falta quando não puder realizar suas tarefas.

 

6. A persistência é trabalhada

Não é porque você comeu um doce ou deixou de ir para a academia um dia ou outro que sua saúde vai piorar. Continue comendo seu doce favorito, tomando um drink com os amigos e apreciando aquela macarronada aos domingos. O que não se deve fazer é transformar isso em um hábito, deixando assim as comidas mais gordurosas e com carboidratos para ocasiões especiais.

Seja persistente em adotar um estilo de vida saudável. Você vai perceber que, ao vencer dia a pós dia, sua autoestima começa a ficar mais elevada, você vai começar a acreditar mais em você mesmo e as coisas vão ficando mais fáceis.

 

7. Boas amizades mandam a depressão para longe

Estar rodeado de amigos, familiares e pessoas de bem com a vida ajudam muito a mandar os problemas da vida moderna, como depressão e ansiedade, para longe. Mantenha contato com pessoas em quem você pode se inspirar, sair para tomar um café e convidar para uma caminhada.

Cultive seus relacionamentos: tantos os familiares, quanto o amoroso e os de amizade. Assim, você tem sempre em quem confiar nos momentos mais difíceis.

 

8. O esquecimento do celular é importante

A internet e os smartphones são excelentes para se atualizar das notícias e manter contato com pessoas que você não vê frequentemente. Porém, é importante dosar o tempo que você gasta nesses aparelhos eletrônicos.

Dê preferência por encontrar os amigos pessoalmente, por terminar aquele projeto que está na cabeça há tempos ou por dar uma caminhada no parque, em vez de abrir as redes sociais a cada cinco minutos.

 

9. Dormir melhor dá mais disposição

Uma boa noite de sono é, sem dúvida, um dos hábitos saudáveis mais importantes para manter seu corpo funcionando bem durante o dia. É no sono que as células do seu organismo se restabelecem, que as memórias são armazenadas e que os tecidos se reconstroem.

Dormir de 6 a 8 horas por noite é o suficiente para conseguir todas essas benfeitorias. Não se esqueça de que o sono também deve ser de qualidade: acordar no meio da noite muitas vezes ou ter dificuldades para dormir pode indicar algum problema de saúde. Se isso estiver acontecendo com você, procure um médico.

Inserir hábitos saudáveis no seu dia a dia pode parecer um desafio em um primeiro momento. Porém, o segredo é ter paciência e dar um passo de cada vez, sempre com persistência e sem desanimar. E, se desanimar, retome as atividades assim que possível e foque em sua saúde.

 

Entenda a importância da atividade física para sua vida!

 

Todo mundo sabe que a prática de alguma atividade física é um dos pilares para uma vida saudável. Quem não se ocupa com nenhum exercício é considerado sedentário, um comportamento que tem sido considerado um dos males da atualidade.

Qualquer movimento do corpo que tenha como consequência o gasto de energia pode ser chamado de atividade física. Quem quiser ser ativo só precisa escolher entre as modalidades disponíveis — esportes, musculação, artes marciais, como o Kung Fu, danças etc. — e manter a frequência.

 

Benefícios da atividade física

Os médicos recomendam e todo mundo deve concordar que uma vida ativa é sinônimo de saúde. Seja no aspecto físico ou mental, as atividades físicas cumprem um papel fundamental na manutenção da saúde. Por esse motivo, é recomendada para pessoas de todas as idades — crianças, adolescentes, adultos e idosos. Se praticada da maneira correta e na constância ideal, a atividade física só traz vantagens.

Uma delas é a mudança de vida, em que as pessoas deixam de ser inativas e incluem algum exercício ou esporte em sua rotina. Muitas vezes, essas pessoas não sabem como sair do sedentarismo e acabam se acomodando.

Infelizmente, esse é o modelo de vida de muita gente em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sedentarismo é o quarto principal fator de risco de morte no mundo. Também é considerado um fator de risco chave para doenças crônicas não-transmissíveis, como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares.

 

Benefícios físicos

A atividade física é tão importante que deve fazer parte da vida de todos. Não importa se a pessoa tem ou não problemas de saúde, ao movimentar-se ela previne o aparecimento de diversas patologias. Dependendo do caso, exercícios como artes marciais, Pilates, hidroginástica, natação e outros podem auxiliar no tratamento e na recuperação de doenças.

Veja a seguir como a prática dessas e outras atividades é importante e cheia de benefícios:

reduz o risco de doenças cardíacas;

ajuda no controle e perda de peso;

diminui os níveis de glicose no sangue;

fortalece a musculatura;

colabora com a saúde óssea;

melhora o condicionamento físico;

reduz o risco de hipertensão.

As vantagens de se exercitar não param por aí. A atividade física aliada a uma alimentação equilibrada previne doenças como câncer de mama, osteoporose, acidente vascular cerebral (AVC), câncer de cólon etc.

 

Benefícios mentais

Uma vida ativa não proporciona apenas bem-estar físico; fazer exercícios colabora com a saúde mental também. Se um indivíduo está com o corpo e a mente saudáveis, significa que ele tem qualidade de vida. Mas, quais benefícios mentais a atividade física regular apresenta? Um deles é a redução dos níveis de hormônios ligados ao estresse. Os mais conhecidos são: adrenalina, cortisol e noradrenalina.

Se você deseja diminuir o estresse no dia a dia, escolha uma atividade com a qual tenha afinidade. Com o tempo, você vai notar uma grande diferença. Quando uma pessoa se exercita ela está favorecendo o aumento da autoestima e, se for o caso, reduzindo sintomas ligados à ansiedade e à depressão. Isso acontece porque ao se movimentar, o corpo também libera endorfina — hormônio ligado à sensação de bem-estar — e dopamina, que funciona com um analgésico natural.

Outro benefício ligado à prática de atividades físicas é a melhora das funções cognitivas, que têm grande relação com a capacidade aeróbica. Ao se manter ativo, o indivíduo contribui para a boa saúde do cérebro, ampliando o tempo de resposta e fortalecendo a memória. Não é à toa que os exercícios físicos são recomendados para idosos. Além de potencializar a memória, eles melhoram o humor, desenvolvem a atenção e proporcionam agilidade motora.

Outros benefícios ligados à saúde mental que podemos citar são:

oportunidade de envolvimento social;

aumento da disposição;

melhora do humor;

alívio da ansiedade;

aumento da produtividade;

menor risco de doenças degenerativas como o Alzheimer;

maior capacidade de aprendizado;

boas noites de sono;

equilíbrio emocional e psicossocial.

Benefícios a longo prazo

Apresentamos diversos benefícios — físicos e mentais — da prática de atividades físicas. Mas nem sempre eles podem ser vistos a curto ou médio prazo. É necessário um tempo e constância nos exercícios para que os resultados apareçam.

O motivo que faz muita gente desistir logo no início é que não é possível ver diferenças logo de imediato. Por isso, a constância é importante: para que o corpo também possa usufruir dos benefícios a longo prazo, que são tão ou até mais valiosos do que os imediatos.

 

O que são doenças hipocinéticas?

 

  Com o nosso estilo de vida sedentário moderno influenciando fortemente a nossa saúde de várias maneiras, muitas doenças podem afetar o ser humano com mais gravidade. Nossa evolução chegou a um ponto em que um dos maiores perigos para a nossa saúde é ficar muito tempo imóveis. As condições causadas pela falta de atividade física insuficiente são algumas vezes referidas como doenças hipocinéticas

Essas enfermidades incluem todos os tipos de doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, problemas nas costas, diabetes, hipertensão e muitos outros. Em todo o mundo, pelo menos 1,4 bilhão de adultos estão se colocando em risco por causa do baixo tempo gasto com atividades físicas, de acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde publicado na revista científica Lancet Global Health.

As diretrizes de atividade física recomendadas pela OMS são as seguintes: adultos saudáveis ​​devem fazer pelo menos duas horas e meia de atividades de intensidade moderada – ou 75 minutos de atividade de intensidade vigorosa – por semana, além de pelo menos dois dias de fortalecimento muscular.

O novo relatório descobriu que, em todo o mundo, 32% das mulheres e 23% dos homens não se exercitam o suficiente, mesmo quando contabilizam o tempo gasto caminhando, andando de bicicleta até o trabalho e as atividades físicas no trabalho.

Quais são as doenças hipocinéticas?

Diabetes

Hipertensão

Câncer

Osteoporose

Obesidade

Doenças cardiovasculares

Colesterol Alto

Depressão

Trombose

Derrame cerebral

Síndrome metabólica

Dor lombar

Atrofia muscular

Entre outras.

 

 

Pesquisa

1-Pesquisar sobre o que são e o que estas doenças fazem no nosso corpo

Diabetes:

Hipertensão:

Câncer:

Osteoporose:

Obesidade:

Doenças cardiovasculares:

Colesterol Alto:

Depressão:

Trombose:

Derrame cerebral:

Orientações: Apenas Leia.

1. Assista a nossa vídeo aula de eletiva desta semana pelo whatsapp.

• ATENÇÃO:

Prepare seu material com antecedência (Caderno do Aluno do São Paulo Faz Escola, lápis e borracha).

2. Anote a data e o Tema da aula, resolva as atividades dadas em seu caderno e registre suas dúvidas.

3. Participe da interação semanal pelo grupo de whatsapp.

4. Plantão de dúvidas QUINTA – FEIRA 13H00 ÁS 18H00

5. Registro das atividades e exercícios enviado por

e-mail- professora.wadilamedeiros@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário