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segunda-feira, 10 de agosto de 2020

 

1º ATIVIDADE 3º BIMESTRE 6ºANO ED.FÍSICA PROFºWADILA

ATIVIDADE 1 – RELEMBRANDO AS CAPACIDADES FÍSICAS UTILIZADAS NO HANDEBOL

No primeiro bimestre, você teve a oportunidade de vivenciar o handebol e o atletismo. Após vivenciá-las em quadra, descreva as capacidades físicas predominantes em alguns momentos específicos em uma partida de handebol.

a) Arremesso ao gol:              

b) Arremesso em suspensão:

c) Drible:

d) Finta:

Quais capacidades físicas não foram descritas acima?

R:

 

ATIVIDADE 2 – ATLETISMO E CAPACIDADES FÍSICAS

Após ter vivenciado novamente algumas modalidades de atletismo, descreva abaixo quais são as capacidades físicas predominantes.

1. Tiro de 100 m:

2. Maratona:

3. Lançamento de disco:

4. Arremesso de peso:

Quais capacidades físicas não foram descritas acima?

R:

 

ATIVIDADE 3 – GINÁSTICA E CAPACIDADE FÍSICAS.

Após participar do circuito de posições e movimentos que envolvem a prática da ginástica, descreva abaixo a capacidade física predominante em cada estação.

1. Prancha de frente:

2. Abdominal:

3. Pular corda:

4. Correr entre os cones:

5. Flexão:

6. Polichinelo:

7. Corrida com elevação do joelho:

Quais capacidades físicas não foram descritas acima?

R:

 

Após relembrar as principais capacidades físicas predominantes em alguns esportes e movimentos da ginástica, responda as questões abaixo:

1. Dizer que uma capacidade física é predominante, significa dizer que não existem outras capacidades físicas envolvidas no movimento? Explique e exemplifique.

R:

 

2. Qual a importância de identificar as capacidades físicas envolvidas no movimento?

R:

 

3. Descreva em seu caderno o conceito das capacidades físicas.

R:

 

ATIVIDADE 4

Faça uma pequena pesquisa sobre a importância as capacidades físicas para melhorar o desempenho nas práticas corporais.

-No handebol;

-No atletismo;

-Na ginástica;

 

ATIVIDADE 1 – IDENTIFICANDO EXERCÍCIO FÍSICO E ATIVIDADE FÍSICA

Observe as imagens e indique se fazem referência a exercício físico ou atividade física. Utilize 1 (um) para exercício físico e 2 (dois) para atividade física.

 


Agora responda as questões a seguir no seu caderno:

1. O que é atividade física?

R:

2. O que é exercício físico?

R:

3. Existe diferença entre fazer uma atividade física e um exercício físico? Por quê?

R:

 4. Quais os benefícios da prática de atividades físicas e exercícios físicos para a saúde?

R:

 5. Vocês praticam atividade física e/ou exercício físico? Se sim, com que frequência?

R:

 

ATIVIDADE 2 – (RE) CONHECENDO EXERCÍCIO FÍSICO E ATIVIDADE FÍSICA

 Leia os textos e liste no quadro a seguir algumas atividades físicas e/ou exercícios físicos praticados por você.

Atividade Física: é tudo o que realizamos no dia a dia quando não estamos descansando. Exemplo: andar, limpar a casa, lavar louça, passear com o cachorro, subir ou descer escada, ocorre pela necessidade natural do ser humano. Quem automatiza sua vida em excesso com controles remotos ou telefones sem fio, quem usa o carro para tudo e evita todo o tipo de esforço, certamente poderá ter prejuízos na saúde.

 

Exercício Físico: é uma sequência sistematizada de movimentos, que são realizados de maneira planejada e possuem um objetivo específico. Ele é repetitivo e deve ser feito com a ajuda de um profissional, porque somente ele pode determinar a intensidade ideal, a duração, as cargas e o objetivo de acordo com o perfil e o estado físico da pessoa. É utilizado para equilibrar ou aumentar a musculatura, reduzir de maneira mais rápida o peso corporal, melhorar a capacidade respiratória, diminuição da pressão arterial e prevenir o surgimento de males como diabetes e doenças cardiovasculares.

Liste aqui exemplos que estão presentes no seu dia a dia ou são realizados por você:

Atividade física:

Exercício físico:

ATIVIDADE 3 – É MELHOR NÃO FICAR PARADO, ENTÃO SE MEXA!

Praticar exercícios físicos tem inúmeros benefícios, como: perda de peso, melhoria da saúde do coração, redução do risco de doenças, aumento da vitalidade e concentração, prevenção e redução do estresse, melhora da postura, redução da quantidade de gordura, aumento da densidade óssea, melhora do condicionamento cardiorrespiratório e circulação sanguínea, ajuda a proteger contra derrames e infartos, controla e previne a pressão arterial, entre outros. Mesmo sabendo dos benefícios, algumas pessoas acabam por permanecer em um estado de inatividade chamado SEDENTARISMO. Para entender um pouco mais sobre isso, realize uma pesquisa e descreva com suas palavras o que é sedentarismo e quais são os principais riscos causados por ele.

 

ATIVIDADE 4 – MANDANDO VER!

Hora de se desafiar criando uma rotina de atividade física e/ou exercício físico, vale caminhar, correr, andar de bicicleta, praticar esportes, passear com o cachorro, jogar bola etc; tentando ter como meta pelo menos 30 minutos de duração por dia durante uma semana. Anote na tabela a seguir e depois registre como se sentiu durante este período. Tenho certeza que será desafiador e surpreendente perceber como uma rotina de exercícios pode trazer hábitos saudáveis para sua vida.

 

 

 

 

            Exercício / Atividade física

 

Tempo de duração

 

     Dificuldades

 

Facilidades

 

Dia 1

 

 

 

 

Dia 2

 

 

 

 

Dia 3

 

 

 

 

Dia 4

 

 

 

 

Dia 5

 

 

 

 

Dia 6

 

 

 

 

Dia 7

 

 

 

 

Chegamos ao final das atividades. Agora que você conheceu um pouco mais sobre atividade física e exercício físico, retomaremos as questões para que você responda individualmente.

1. O que é atividade física?

2. O que é exercício físico?

3. Existe diferença entre fazer uma atividade física e um exercício físico? Por quê?

4. Quais os benefícios da prática de atividades físicas e exercícios físicos para a saúde?

 5. Você conseguiu realizar a rotina de exercício físico? Quantos dias por semana e por quanto tempo?

6. Descreva quais alterações são possíveis perceber em você (alterações musculares, cardiorrespiratória, mudança em atitudes, etc…).

 

 Orientações: Apenas Leia.

1. Assista as aulas de Educação Física do Centro de Mídias desta semana pelo aplicativo ou pelo canal da TV Educação 2.3 .

• ATENÇÃO:

Prepare seu material com antecedência ( Caderno do Aluno do São Paulo Faz Escola, lápis e borracha).

2. Anote a data e o Tema da aula, resolva as atividades dadas em seu caderno e registre suas dúvidas.

3. Participe da interação semanal pelo grupo de whatsapp.

4. Plantão de dúvida Quinta- feira 13h00 ás 14h00 Via Whatsapp.

5-Registro das atividades e exercícios enviado por email- professora.wadilamedeiros@gmail.com

 


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