1º ATIVIDADE 3º BIMESTRE 6ºANO ED.FÍSICA
PROFºWADILA
ATIVIDADE 1 – RELEMBRANDO AS CAPACIDADES FÍSICAS UTILIZADAS
NO HANDEBOL
No primeiro bimestre, você teve a oportunidade de vivenciar
o handebol e o atletismo. Após vivenciá-las em quadra, descreva as capacidades
físicas predominantes em alguns momentos específicos em uma partida de
handebol.
a) Arremesso ao gol:
b) Arremesso em suspensão:
c) Drible:
d) Finta:
Quais capacidades físicas não foram descritas acima?
R:
ATIVIDADE 2 – ATLETISMO E CAPACIDADES FÍSICAS
Após ter vivenciado novamente algumas modalidades de
atletismo, descreva abaixo quais são as capacidades físicas predominantes.
1. Tiro de 100 m:
2. Maratona:
3. Lançamento de disco:
4. Arremesso de peso:
Quais capacidades físicas não foram descritas acima?
R:
ATIVIDADE 3 – GINÁSTICA E CAPACIDADE FÍSICAS.
Após participar do circuito de posições e movimentos que
envolvem a prática da ginástica, descreva abaixo a capacidade física
predominante em cada estação.
1. Prancha de frente:
2. Abdominal:
3. Pular corda:
4. Correr entre os cones:
5. Flexão:
6. Polichinelo:
7. Corrida com elevação do joelho:
Quais capacidades físicas não foram descritas acima?
R:
Após relembrar as principais capacidades físicas
predominantes em alguns esportes e movimentos da ginástica, responda as
questões abaixo:
1. Dizer que uma capacidade física é predominante, significa
dizer que não existem outras capacidades físicas envolvidas no movimento?
Explique e exemplifique.
R:
2. Qual a importância de identificar as capacidades físicas
envolvidas no movimento?
R:
3. Descreva em seu caderno o conceito das capacidades
físicas.
R:
ATIVIDADE 4
Faça uma pequena pesquisa sobre a importância as capacidades
físicas para melhorar o desempenho nas práticas corporais.
-No handebol;
-No atletismo;
-Na ginástica;
ATIVIDADE 1 – IDENTIFICANDO EXERCÍCIO FÍSICO E ATIVIDADE
FÍSICA
Observe as imagens e indique se fazem referência a exercício
físico ou atividade física. Utilize 1 (um) para exercício físico e 2 (dois) para
atividade física.
Agora responda as questões a seguir no seu caderno:
1. O que é atividade física?
R:
2. O que é exercício físico?
R:
3. Existe diferença entre fazer uma atividade física e um
exercício físico? Por quê?
R:
4. Quais os
benefícios da prática de atividades físicas e exercícios físicos para a saúde?
R:
5. Vocês praticam
atividade física e/ou exercício físico? Se sim, com que frequência?
R:
ATIVIDADE 2 – (RE) CONHECENDO EXERCÍCIO FÍSICO E ATIVIDADE
FÍSICA
Leia os textos e
liste no quadro a seguir algumas atividades físicas e/ou exercícios físicos
praticados por você.
Atividade Física: é tudo o que realizamos no dia a dia
quando não estamos descansando. Exemplo: andar, limpar a casa, lavar louça,
passear com o cachorro, subir ou descer escada, ocorre pela necessidade natural
do ser humano. Quem automatiza sua vida em excesso com controles remotos ou
telefones sem fio, quem usa o carro para tudo e evita todo o tipo de esforço,
certamente poderá ter prejuízos na saúde.
Exercício Físico: é uma sequência sistematizada de
movimentos, que são realizados de maneira planejada e possuem um objetivo
específico. Ele é repetitivo e deve ser feito com a ajuda de um profissional,
porque somente ele pode determinar a intensidade ideal, a duração, as cargas e
o objetivo de acordo com o perfil e o estado físico da pessoa. É utilizado para
equilibrar ou aumentar a musculatura, reduzir de maneira mais rápida o peso
corporal, melhorar a capacidade respiratória, diminuição da pressão arterial e
prevenir o surgimento de males como diabetes e doenças cardiovasculares.
Liste aqui exemplos que estão presentes no seu dia a dia ou
são realizados por você:
Atividade física:
Exercício físico:
ATIVIDADE 3 – É MELHOR NÃO FICAR PARADO, ENTÃO SE MEXA!
Praticar exercícios físicos tem inúmeros benefícios, como:
perda de peso, melhoria da saúde do coração, redução do risco de doenças,
aumento da vitalidade e concentração, prevenção e redução do estresse, melhora
da postura, redução da quantidade de gordura, aumento da densidade óssea,
melhora do condicionamento cardiorrespiratório e circulação sanguínea, ajuda a
proteger contra derrames e infartos, controla e previne a pressão arterial,
entre outros. Mesmo sabendo dos benefícios, algumas pessoas acabam por
permanecer em um estado de inatividade chamado SEDENTARISMO. Para entender um
pouco mais sobre isso, realize uma pesquisa e descreva com suas palavras o que
é sedentarismo e quais são os principais riscos causados por ele.
ATIVIDADE 4 – MANDANDO VER!
Hora de se desafiar criando uma rotina de atividade física
e/ou exercício físico, vale caminhar, correr, andar de bicicleta, praticar
esportes, passear com o cachorro, jogar bola etc; tentando ter como meta pelo
menos 30 minutos de duração por dia durante uma semana. Anote na tabela a
seguir e depois registre como se sentiu durante este período. Tenho certeza que
será desafiador e surpreendente perceber como uma rotina de exercícios pode
trazer hábitos saudáveis para sua vida.
Exercício /
Atividade física |
Tempo de duração |
Dificuldades |
Facilidades |
Dia 1 |
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Dia 2 |
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Dia 3 |
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Dia 4 |
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Dia 5 |
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Dia 6 |
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Dia 7 |
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Chegamos ao final das atividades. Agora que você conheceu um
pouco mais sobre atividade física e exercício físico, retomaremos as questões
para que você responda individualmente.
1. O que é atividade física?
2. O que é exercício físico?
3. Existe diferença entre fazer uma atividade física e um
exercício físico? Por quê?
4. Quais os benefícios da prática de atividades físicas e
exercícios físicos para a saúde?
5. Você conseguiu
realizar a rotina de exercício físico? Quantos dias por semana e por quanto
tempo?
6. Descreva quais alterações são possíveis perceber em você
(alterações musculares, cardiorrespiratória, mudança em atitudes, etc…).
1.
Assista as aulas de Educação Física do Centro de Mídias desta semana pelo
aplicativo ou pelo canal da TV Educação 2.3 .
•
ATENÇÃO:
Prepare
seu material com antecedência ( Caderno do Aluno do São Paulo Faz Escola, lápis
e borracha).
2.
Anote a data e o Tema da aula, resolva as atividades dadas em seu caderno e
registre suas dúvidas.
3.
Participe da interação semanal pelo grupo de whatsapp.
4.
Plantão de dúvida Quinta- feira 13h00 ás 14h00 Via Whatsapp.
5-Registro
das atividades e exercícios enviado por email- professora.wadilamedeiros@gmail.com
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