1º ATIVIDADE
3ºBIMESTRE 8ºANO ED.FÍSICA PROFªWADILA MEDEIROS
ATIVIDADE 1 – PARA INÍCIO DE CONVERSA…
Estudante, nos anos anteriores, você teve a oportunidade de
conhecer diferentes tipos de ginástica. Registre as informações solicitadas no
quadro a seguir:
Quais são os tipos de ginástica que você conhece?
Você já teve a oportunidade de praticá-la(s)? Onde?
Você pratica
regularmente algum tipo de ginástica? Qual?
Se você já praticou ou pratica regularmente algum tipo de
ginástica, percebeu alguma diferença com o passar do tempo em relação à melhora
de sua saúde física e mental?
Em sua opinião, é importante a prática regular de algum tipo
de ginástica para a saúde, tanto física quanto mental? Explique.
Você conhece algum tipo de ginástica de conscientização
corporal? Quais?
ATIVIDADE 2 – PARECE FÁCIL, MAS NÃO É.
Chegou o momento de vivenciar alguns movimentos de
ginástica. Seu(sua) professor(a) irá propor uma sequência de ginástica para a
turma experimentar. Para perceber se é fácil ou não, sua participação efetiva
na prática é muito importante.
Após vivenciar alguns movimentos de ginástica, responda as
questões a seguir:
1. Esses movimentos
pertencem a qual ginástica de conscientização corporal?
2. Quais capacidades físicas foram predominantes nas
atividades?
3. Quais atividades
foram fáceis fazer? E quais foram difíceis? Por quê?
ATIVIDADE 3 – YOGA OU IOGA?
Estudante, leia o
texto a seguir:
Texto 1 – Yoga ou
Ioga Yoga significa “unir”. Essa é uma palavra sânscrita, originária de uma
língua da Índia. Assim como muitas palavras estrangeiras que são utilizadas em
nosso cotidiano com frequência, passou a fazer parte do nosso vocabulário,
ganhando sua versão na língua portuguesa escrita com “i”. O Yoga surgiu na
Índia há mais de 5.000 anos e foi influenciada pelo budismo e pelo hinduísmo.
Diante disso, essa prática tem como objetivo principal harmonizar o corpo e a
mente. Praticar ioga é uma forma de fortalecer o corpo, tomar o controle da
mente e estar mais em paz com o espírito. Yoga é uma experiência pessoal, que
tem o intuito de fazer corpo e mente dialogarem diretamente. Assim, o
importante é que cada pessoa descubra o que o Yoga significa para si, através
de sua vivência e constante prática. Para isso, as posturas de Yoga servem como
veículos ao longo desta jornada, e não como fins. A prática trabalha as
emoções, trazendo um profundo relaxamento, concentração, tranquilidade mental,
fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade. Existem
diversos ramos do yoga, como a raja-ioga, carma-ioga, jnana-ioga, bacti-ioga e
hata-ioga, e cada uma delas possui diferentes formas para trabalhar com seus
praticantes.
A leitura do texto traz as primeiras informações sobre o
tema. Agora, desafiamos você e seus colegas a pesquisar em revistas, internet,
jornais, livros e qualquer outra fonte que lhes for acessível, para buscar as
informações sobre os estilos de Ioga apresentados no texto, de acordo com o
quadro a seguir:
Grupo 1 – Raja-ioga – Qual é o objetivo, suas principais
características e movimentos. |
Grupo 2 – Carma-ioga – Qual é o objetivo, suas principais
características e movimentos. |
Grupo 3 – Jnana-ioga – Qual é o objetivo, suas principais
características e movimentos. |
Grupo 4 – Hata-ioga – Qual é o objetivo, suas principais
características e movimentos |
ATIVIDADE 4 – PRATICANDO...
Na atividade anterior, você e seus colegas conheceram um
pouco mais sobre a Ioga. Agora é o momento de experimentar. Assista algumas
aulas ioga no youtube e pratique.
Aqui estão alguns pontos importantes para você lembrar antes
de iniciar:
ü Faça
os exercícios sobre um tapete, colchonete ou toalha para não ficar em contato
direto com o chão;
ü Para facilitar os
movimentos, use roupas leves ao fazer os exercícios, podendo também ficar
descalço(a);
ü
Quando fizer os exercícios de equilíbrio, apoie-se primeiro na perna direita e
depois na esquerda, assim você estará fortalecendo as duas pernas, e não apenas
uma;
ü Agora, o último ponto é o
mais importante: não desista facilmente, mesmo que ache os exercícios difíceis.
Lembre-se que qualquer sucesso exige prática e força de vontade.
Agora, vamos realizar
uma das sequências denominadas de Surya Namaskar (Saudação ao Sol). Essa é uma
sequência de movimentos da Ioga que pode ser praticada de forma lenta e
pausada. A saudação ao sol clássica compõe-se de posturas que se conectam com
as quatro fases da respiração: inspirar, reter ou suspender, expirar e manter
vazios os pulmões.
Como foi a realização
da Surya Namaskar? No caderno , responda as questões a seguir:
1. Quais são as principais características da Ioga?
2. Suas poses/movimentos estão relacionadas a que? Por quê?
3. Qual é a importância da respiração na prática da Ioga?
4. É fácil realizar as poses da Ioga? Por quê?
ATIVIDADE 5 – DÊ UMA PAUSA…
Estudante, agora que
pesquisou e vivenciou algumas atividades práticas de Ioga, responda as questões
abaixo acerca das percepções em relação a suas experiências. Para isso, reflita
sobre as questões a seguir e registre suas respostas:
Quais exigências corporais você identifica como necessárias
para a prática da Ioga?
Como foi sua autogestão para realizar as atividades
propostas?
Você considera que esteve engajado nas atividades?
Houve tolerância ao
estresse, à frustração e autoconfiança nas práticas realizadas?
Você permanece
entusiasmado para aprender?
ATIVIDADE 6 – AMPLIANDO O CONHECIMENTO…
Agora é o momento de ampliar os conhecimentos. Pesquise outros tipos de ginástica de
conscientização corporal, conforme quadro a seguir:
Grupo 1 – Biodança – O que é? Quando surgiu? Quais são os objetivos e
as linhas de vivência da Biodança? |
Grupo 2 – Bioenergética – O que é? Quando surgiu? Quais são os
objetivos e indicações para a prática da Bioenergética? |
Grupo 3 – Método Feldenkrais – O que é? Quando surgiu? Quais são os
objetivos do Método Feldenkrais? |
Grupo 4 – Tai chi chuan – O que é? Quando surgiu? Quais são os
objetivos e posturas fundamentais do Tai chi chuan? |
Grupo 5 – Eutonia – O que é? Quando surgiu? Quais são os objetivos,
benefícios e aplicações da Eutonia? |
ATIVIDADE 7 – REFLETINDO...
Por meio das vivências e pesquisas realizadas, expressem
seus pensamentos e suas sensações durante esse percurso. Compare a vivência das
atividades propostas com as pesquisas sobre os diferentes tipos de Ginásticas
de conscientização corporal. Para isso, pense em similaridades e diferenças que
observou, e reflita sobre as contribuições deste tipo de ginástica para a
melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
Elabore um texto de
15 linhas. Esse texto deverá focar nas práticas da ginástica de conscientização
corporal e suas relações com aspectos da melhoria da qualidade de vida.
Orientações:
Apenas Leia.
1. Assista as aulas de Educação Física do
Centro de Mídias desta semana pelo aplicativo ou pelo canal da TV Educação.
• ATENÇÃO:
Prepare seu material com antecedência ( Caderno
do Aluno do São Paulo Faz Escola, lápis e borracha).
2. Anote a data e o Tema da aula, resolva as
atividades dadas em seu caderno e registre suas dúvidas.
3. Participe da interação semanal pelo grupo
de whatsapp.
4. Plantão de dúvidas QUINTA – FEIRA 13H00 ÁS
18H00
5. Registro das atividades e exercícios enviado por
e-mail- professora.wadilamedeiros@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário