ATIVIDADES DE CIÊNCIAS 7º ANO C
Como funciona o sistema imunológico?
O sistema imunológico abrange todos os mecanismos pelos quais o organismo se defende de invasores internos, como bactérias, vírus e parasitas. Sua responsabilidade é basicamente realizar a “limpeza” do organismo, isto é, retirar as células mortas e fazer a renovação de certas estruturas, bem como a memória imunológica.
Esses mecanismos de defesa são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinados e mudam de uma pessoa para outra. Esse fato explica a existência de pessoas mais susceptíveis a algumas doenças.
O sistema imunológico é composto por um conjunto de células separadas por uma rede complexa de órgãos, como o fígado, o baço, os gânglios linfáticos, o timo e a medula óssea, além do circulante na corrente sanguínea. Esses órgãos são chamados de linfoides e estão associados ao crescimento, ao desenvolvimento e à distribuição das células especialistas na defesa do corpo contra ataques de invasores.
Nesse cenário de pandemia, é fundamental fortalecer a imunidade do organismo, sobretudo no período de isolamento social. Desse modo, o indivíduo certamente estará mais protegido, prevenindo o contágio da doença.
Importante destacar, nesse caso, o conceito de imunidade de rebanho, que explica como a maioria de uma população adquire resistência a um agente infeccioso. Ou seja, quanto maior o número de infectados em uma pandemia, mais pessoas se tornam resistentes ao patógeno devido à memória imunológica adquirida. O ponto negativo dessa definição é o fato que algumas doenças são desconhecidas, o que dificulta a adoção de medidas.
QUESTÕES:
1) COM O CRESCENTE NÚMERO DE CASOS DO CORONAVÍRUS NO BRASIL, É IMPORTANTE RELEMBRAR A IMPORTÂNCIA DO FORTALECIMENTO DO SISTEMA IMUNE. COMENTE A IMPORTÂNCIA DE PREVENIR E TENTAR FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO,
2) FAÇA UMA PESQUISA SOBRE AS DOENÇAS QUE CONTRIBUEM MUITO PARA O DESEQUILÍBRIO DO SISTEMA IMUNE.
3) EM TEMPOS DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS OU COVID-19 PRECISAMOS MANTER NOSSAS RESISTÊNCIAS NATURAIS, O SONO INFLUÊNCIA NA IMUNIDADE. COMENTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário