1ºATIVIDADE
TECNOLOGIA 4ºBIMESTRE PROFª WADILA MEDEIROS 8ºA
INTERNET SEGURA
Atividade 1 – Navegar na internet é seguro?
Pense em
alguma(s) coisa(s) das qual(is) você não consegue ficar muito tempo longe, nem
sequer por algumas horas. Registre no espaço a seguir:
Muita gente nem pensa em água ou
comida e responde rapidamente: “meu celular”. Celulares e internet
entraram na nossa vida de tal forma
que fica cada vez mais difícil “desligar”. Para algumas pessoas, quase
impossível.
Mas, por mais benefícios que nos
traga, nossa forma de explorar esse vasto mundo online
que a internet revelou precisa ser constantemente avaliada.
Você utiliza a internet
para quais finalidades?
O uso da
internet tem se
ampliado e envolve cada vez mais um número grande de pessoas. Ao navegar pela internet
é preciso ficar ligado para que seja
uma experiência positiva! Vamos conversar sobre isso?
Atividade 2 – Quem controla o tempo?
Em 2018, uma pesquisa feita pelo Pew Research
Center1, nos Estados Unidos, mostrou que 54% dos jovens entre 13 e 17
anos consideravam excessivo o tempo que gastavam na telinha
do celular. É bom lembrar que existem diversos aplicativos e recursos de
configuração tanto nos aparelhos quanto nas plataformas (Facebook e Instagram,
por exemplo) que monitoram o tempo gasto e ajudam os usuários a lembrar que
existe muita vida fora das redes, da internet e
longe do celular.
Você
sabe quanto tempo gasta na internet por
dia? Preencha a tabela e estime as horas (ou minutos) que gasta em cada recurso
ao longo do dia.
Junte-se a outros colegas e
compartilhem as tabelas. E pensem bem: esse tempo é bem utilizado?
Atividade 3 – Digital tem que ser sem
pressão!
Este é um bom momento para pensar nos desafios ou
problemas que já enfrentaram na
internet.
Assinale
a seguir uma ou mais situações que você ou algum conhecido já tenha passado ao
navegar pela internet.
Sofreu ameaça. |
Fez algo que não teria coragem de
fazer offline. |
||
Compartilhou algo que tenha se
arrependido. |
Se expôs demais em redes sociais. |
||
Já teve a identidade ou dados
roubados. |
Presenciou intolerância ou racismo. |
||
Já adicionou pessoas que não
conhece às suas redes sociais. |
Sofreu violência. |
Com seus familiares, conversem sobre essas
situações. Qual foi a consequência desse comportamento? Como você ou essa
pessoa conhecida resolveu essa situação?
Atividade 4 – Pare e reflita!
Essas coisas acontecem com frequência e por isso é
tão importante sempre prestar atenção em como você e os outros se comportam na internet.
PARE E REFLITA
Pense
no trânsito. Motoristas e pedestres devem conhecer as regras e entender o que o
semáforo e as faixas de pedestres representam e por que é obrigatório o uso do
cinto de segurança. O respeito aos limites de velocidade (e às regras) é tão
importante quanto os automóveis possuírem placas e estarem em bom estado de
manutenção. Isso tudo garante que o trânsito flua e que as pessoas viajem de um
lugar para o outro com segurança.
Com
a internet é a mesma coisa. Aprender a navegar
na internet e conhecer seu funcionamento é
imprescindível para todos nós (independentemente
da idade). No trânsito e na internet,
saber evitar riscos (que podemos correr ou podemos causar aos outros) e adotar
comportamentos éticos e responsáveis são condições básicas para a sociedade do
século 21.
Fonte:Peggy und Marco Lachmann- Anke. Pixabay
Organize-se
e pesquise qual é a idade mínima para criar um perfil nas plataformas digitais.
Registre a seguir essas informações:
Será que você já pode criar um
perfil? Pense bem. Criar um perfil em qualquer plataforma pode até ser simples,
mas o uso responsável pode te proteger de situações como as relatadas acima.
Então, a internet segura também conta com um comportamento responsável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário