Páginas

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

 

1ºATIVIDADE TECNOLOGIA 4ºBIMESTRE PROFª WADILA MEDEIROS 8ºA

 

INTERNET SEGURA

 

Atividade 1 – Navegar na internet é seguro?

 

Pense em alguma(s) coisa(s) das qual(is) você não consegue ficar muito tempo longe, nem sequer por algumas horas. Registre no espaço a seguir:

 

 

Muita gente nem pensa em água ou comida e responde rapidamente: “meu celular”. Celulares e internet entraram na nossa vida de tal forma que fica cada vez mais difícil “desligar”. Para algumas pessoas, quase impossível.

Mas, por mais benefícios que nos traga, nossa forma de explorar esse vasto mundo online

que a internet revelou precisa ser constantemente avaliada.

Você utiliza a internet para quais finalidades?

 

 

 

O uso da internet tem se ampliado e envolve cada vez mais um número grande de pessoas. Ao navegar pela internet é preciso ficar ligado para que seja uma experiência positiva! Vamos conversar sobre isso?

 

Atividade 2 – Quem controla o tempo?

 

Em 2018, uma pesquisa feita pelo Pew Research Center1, nos Estados Unidos, mostrou que 54% dos jovens entre 13 e 17 anos consideravam excessivo o tempo que gastavam na telinha do celular. É bom lembrar que existem diversos aplicativos e recursos de configuração tanto nos aparelhos quanto nas plataformas (Facebook e Instagram, por exemplo) que monitoram o tempo gasto e ajudam os usuários a lembrar que existe muita vida fora das redes, da internet e longe do celular.

Você sabe quanto tempo gasta na internet por dia? Preencha a tabela e estime as horas (ou minutos) que gasta em cada recurso ao longo do dia.

 


Junte-se a outros colegas e compartilhem as tabelas. E pensem bem: esse tempo é bem utilizado?

 

Atividade 3 – Digital tem que ser sem pressão!

 

Este é um bom momento para pensar nos desafios ou problemas que já enfrentaram na

internet.

Assinale a seguir uma ou mais situações que você ou algum conhecido já tenha passado ao navegar pela internet.

 

Sofreu ameaça.

Fez algo que não teria coragem de fazer offline.

Compartilhou algo que tenha se arrependido.

Se expôs demais em redes sociais.

Já teve a identidade ou dados roubados.

Presenciou intolerância ou racismo.

Já adicionou pessoas que não conhece às suas redes sociais.

Sofreu violência.

 

Com seus familiares, conversem sobre essas situações. Qual foi a consequência desse comportamento? Como você ou essa pessoa conhecida resolveu essa situação?

 

Atividade 4 – Pare e reflita!

 

Essas coisas acontecem com frequência e por isso é tão importante sempre prestar atenção em como você e os outros se comportam na internet.

 



 

 

 

PARE E REFLITA

Pense no trânsito. Motoristas e pedestres devem conhecer as regras e entender o que o semáforo e as faixas de pedestres representam e por que é obrigatório o uso do cinto de segurança. O respeito aos limites de velocidade (e às regras) é tão importante quanto os automóveis possuírem placas e estarem em bom estado de manutenção. Isso tudo garante que o trânsito flua e que as pessoas viajem de um lugar para o outro com segurança.

Com a internet é a mesma coisa. Aprender a navegar na internet e conhecer seu funcionamento é imprescindível para todos nós (independentemente da idade). No trânsito e na internet, saber evitar riscos (que podemos correr ou podemos causar aos outros) e adotar comportamentos éticos e responsáveis são condições básicas para a sociedade do século 21.


 

Fonte:Peggy und Marco Lachmann- Anke. Pixabay

 

 

Organize-se e pesquise qual é a idade mínima para criar um perfil nas plataformas digitais. Registre a seguir essas informações:

 



Será que você já pode criar um perfil? Pense bem. Criar um perfil em qualquer plataforma pode até ser simples, mas o uso responsável pode te proteger de situações como as relatadas acima. Então, a internet segura também conta com um comportamento responsável.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário