1ºATIVIDADE 4ºBIMESTRE ED.FÍSICA 8ºA PROFªWADILA MEDEIROS
ESPORTE DE AVENTURA NA NATUREZA
A definição de esporte de aventura, também conhecido como
esporte da natureza, surgiu no final da década de 1980 e início da década de
1990, quando foi usado para designar esporte de adultos como o paintball,
surfe, alpinismo, montanhismo, paraquedismo, bungee jumping, trekking ,
ciclismo de montanha, que antes eram esportes praticados por um pequeno grupo
de pessoas, passaram a se tornar populares em pouco tempo. Cada vez mais estas
práticas vêm ganhando popularidade e a internet vem colaborando bastante para
isto. Em sites de vídeos, como o youtube, milhares de usuários divulgam suas
aventuras nos fazendo sentir como se estivéssemos praticando estes esportes.
BENEFÍCIOS DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA As atividades
dos esportes radicais proporcionam muitos benefícios, como sensação de
bem-estar, aumentam a força muscular, diminuem o risco de algumas doenças,
melhoram a flexibilidade e o equilíbrio, são estimulantes, devido ao excesso de
adrenalina liberado pelo corpo, proporcionam o aumento da autoconfiança e ao
final a sensação de relaxamento. Especialistas afirmam que essas atividades
fazem muito bem à saúde, mas elas exigem mais preparo físico se comparadas às
atividades mais comuns. Por isso, antes de começar a praticar é essencial que o
atleta se informe sobre o que é importante fazer para se exercitar com
segurança. O conhecimento pode ajudar a evitar acidentes e orienta como
melhorar o desempenho físico.
O IMPACTO AMBIENTAL DOS ESPORTES DE AVENTURA O aumento
gradativo da busca de atividades esportivas e de aventura em ambientes naturais
tem mobilizado pesquisadores de diversas áreas (Educação Física, Turismo,
Biologia, Engenharia Florestal, Geografia, Geologia etc.), a uma reflexão mais
detalhada sobre os impactos sociais, culturais e ambientais dessas práticas. A
crescente utilização de algumas áreas vem causando tanto descaracterizações
socioculturais quanto impactos ambientais, sendo necessárias medidas de manejo
e de gestão capazes de diminuir tais impactos negativos e planejar futuras
atividades. Apesar de serem atividades de esporte e aventura que muitas vezes
são tidas ou divulgadas como ecológicas, por motivos diversos (falta de
informação, normatização, consciência ambiental etc.), não vêm sendo observadas
por parte dos praticantes medidas que visem minimizar os impactos decorrentes
das mesmas. Pelo contrário, em muitos casos fica evidenciado que a natureza
nada mais representa que um ambiente cheio de obstáculos a serem vencidos ou
superados.
Como exemplo temos:
1. Impacto na paisagem pela abertura e utilização de
trilhas;
2. Erosão e compactação do solo;
3. Assoreamento de córregos e nascentes;
4. Alteração e
destruição da vegetação e de habitat de animais; 5. Poluição: barulho, lixo,
emissão de gases e petróleo (combustível); 6. Interferências social e cultural
em comunidades próximas envolvidas.
ATIVIDADE
1) O que são práticas corporais de aventura? Destaque as
principais características.
2) Aponte as dificuldades encontradas para o desenvolvimento
das práticas corporais de aventura na escola.
3) Cite os benefícios
que podem ser alcançados com a vivência segura das práticas corporais de
aventura.
4) Apresente e
descreva 5 práticas corporais de aventura realizadas no(a):
a) Água
b) Terra
c) Ar
5) Como surgiram as práticas corporais de aventura? Por que
elas foram ganhando novos significados e objetivos?
6) Quais impactos
ambientais podem ser causados pelos praticantes das práticas corporais de
aventura?
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