Língua
portuguesa – 8° E / Professora Aline
Leia o texto e responda as
questões abaixo:
Bilhete ao futuro Affonso
Romano de Sant’Anna
Bela ideia essa de Cristóvam Buarque, ex-reitor
da Universidade de Brasília e ex-ministro da Educação, de pedir às pessoas do
nosso país que escrevessem um “bilhete ao futuro”. O projeto teve a intenção de
recolher, no final dos anos 80, no século passado, uma série de mensagens que
seriam abertas em 2089, nas quais os brasileiros expressariam suas esperanças e
perplexidades diante do tumultuado presente do fabuloso futuro.
Oportuníssima e fecunda ideia. Ela nos
colocou de frente ao século XXI, nos incitou a liquidar de vez o século XX e a
sair da hipocondria político-social. Pensar o futuro sempre será um exercício
de vida. O que projetar para amanhã? (…)
1) Os dois parágrafos acima fazem parte do texto cujo
autor é Affonso Sant’Anna. Esse tipo de produção textual é chamado de crônica,
porque:
a) defende um tema.
b) tenta ludibriar o leitor.
c) faz o registro
do dia-a-dia.
d) conta uma história antiga.
e) exalta as belezas do país amado.
1)
O
acontecimento que originou esse texto está relacionado:
a) à promoção do reitor da Universidade de
Brasília.
b) à realização do reitor como mestre da
Universidade de Brasília.
c) ao pedido feito pelo reitor da Universidade às
pessoas de Brasília.
d) à liquidação dos problemas do século XX.
e) ao pedido feito pelo ex-reitor da Universidade
de Brasília aos brasileiros.
3) Segundo o cronista, o bilhete ao futuro:
a) incitaria as pessoas a “sair da hipocondria
político-social”.
b) incitaria as pessoas à revolta social e
política no presente e no futuro.
c) incitaria as pessoas a liquidarem de vez com
as ideias do século XX e do século XXI. d) incitaria as pessoas a escreverem
mensagens de desilusão.
e) incitaria as pessoas a se comunicarem por
bilhetes, algo incomum nos dias atuais.
4) Segundo o
cronista:
a) futuro jamais deverá ser pensado pelos
hipocondríacos político-sociais.
b) o amanhã é algo imprevisível; sempre haverá
momentos tumultuados.
c) o estímulo à fuga da hipocondria
político-social seria a oportunidade que a redação do bilhete oferece.
d) o povo não queria se comprometer com as
políticas sociais da década.
e) a população tinha muita dificuldade para redigir
o bilhete do futuro.
5) A frase que
exprime a conclusão do cronista sobre o significado de escrever um bilhete ao
futuro é:
a) “O futuro e o presente só interessam ao
passado.”
b) “O
passado é importante e, no futuro, seja o que Deus quiser.”
c) “O presente é hoje e não é necessário
preocupação com o futuro.”
d) “Pensar o futuro é um exercício de vida.”
e) “O futuro, a gente deixa para pensar amanhã.”
6) As mensagens que as
pessoas enviariam ao futuro são representadas, no texto, pelas palavras:
a) belezas e possibilidades
b) esperanças e perplexidades
c) angústias e esperanças
d) realizações e lembranças
e) frustrações e melancolias
7) O tratamento adequado para se referir ao reitor de
uma Universidade é:
a) Ilustríssimo Senhor
b) Vossa Magnificência
c)
Excelentíssimo Senhor
d) Vossa Senhoria
e) Vossa Excelência
8) As duas
vírgulas que aparecem na primeira frase foram empregadas para expressar uma:
a) explicação
b) contrariedade
c) adversidade
d) enumeração
e) oposição
9) Um ser humano que sofra
de hipocondria, segundo o texto, e considerando o sentido conotativo, é assim
conhecido por:
a) apresentar obesidade descontrolada
b) possuir seríssimos problemas de saúde
c) ser
extremamente romântico
d) isolar-se socialmente
e) ser dependente de medicamentos
10) O pronome ela, destacado no texto, relaciona-se à palavra:
a) mensagem b) hipocondria c)
esperança d) intenção e) ideia
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